A informação foi confirmada, foi confirmada pela chefia de gabinete e assessoria de imprensa do próprio Governo do Estado. Nesta segunda-feira (18), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) desembarca na cidade logo nas primeiras horas da manhã, pois conforme consta no cerimonial, às 10h, será finalmente inaugurada as obras de duplicação de 64 quilômetros da Rodovia Rachid Rayes, a SP-333, entre os municípios de Marília e Assis.

Segundo o croqui da obra, do quilômetro 337 ao 401, foi construída uma nova pista com duas faixas de rolamento e acostamento, que será separada da via atual por um canteiro central. Também serão entregues dispositivos de retorno em desnível em vários pontos da rodovia.

O Trecho que recebeu investimentos como novas faixas de rolamento, dispositivos de segurança e nova sinalização. A confirmação da vinda de Tarcísio chegou a nossa redação na tarde de ontem, sexta-feira (15), após uma solenidade de assinatura de convênios, no Palácio dos Bandeirantes, atendendo dezenas de municípios da região.

Em um vídeo divulgado, o governador ratifica a vinda a Marília, destacando a importância desta obra para a região Oeste do Estado de São Paulo, contemplando todos os municípios da região.

A obra inclui a construção de uma nova pista com duas faixas de rolamento e acostamento, que será separada da via atual por canteiro central, além da implantação de 14 dispositivos de retorno em desnível, localizados nos quilômetros 337, 343, 350 e 354 (Marília), 356, 362, 370, 374, 377, 381 e 384 (Echaporã), além do km 391, 393 e 400, já próximos a Assis. Nas obras de infraestrutura, o investimento em sinalização horizontal e vertical também é expressivo. A empresa produziu em sua Fábrica de Placas um total de 3.641 placas para o novo trecho.

Com foco também na mobilidade dos veículos pesados, todos os dispositivos de retorno têm geometria adequada e específica, que ajuda a evitar os tombamentos de cargas pesadas. A liberação da rodovia duplicada ao tráfego deve ocorrer no primeiro trimestre de 2023, mediante autorização do poder concedente, ARTESP.

Juntos, os dois segmentos de obra somam um investimento aproximado de R$ 294 milhões, e devem impactar diretamente o dia a dia de ao menos 344 mil habitantes, considerando apenas os municípios de Marília, Echaporã, Platina e Assis, no caso de deslocamentos curtos, mas principalmente irá ampliar e melhorar a capacidade de escoamento da produção industrial e agropecuária, favorecendo a logística e deslocamento de veículos de passeio e comerciais pelo Centro Oeste Paulista, do Estado de São Paulo até o Paraná

Novos empregos

No segmento de Marília a Echaporã, entre os kms 337 e 385, nos momentos de maior demanda a obra gerou 1.080 postos de trabalho, entre diretos e indiretos. Já de Echaporã a Assis, do km 385 ao 401, as obras geraram cerca de 900 postos de trabalho.

“Marília e sua macrorregião serão beneficiadas com o escoamento de suas produções, além da própria economia local e setor de serviços, que devem ser impactados com a atração de novas empresas, à medida que há esse investimento logístico pela Entrevias. Não só as grandes indústrias e viajantes de longa distância, mas também o tráfego dos perímetros urbanos será beneficiado com estrutura e dispositivos que trarão segurança aos moradores lindeiros,”, explica o gerente de Obras da Entrevias, Ramon Becker.

A Entrevias estima redução de acidentes na SP-333, sobretudo de colisões frontais e transversais – tipos de ocorrências com alto potencial de morte, principalmente ocasionadas nos antigos cruzamentos em nível. Rodovias duplicadas aumentam a segurança viária, diminuem o tempo de viagem, e, consequentemente, impactam na economia da macrorregião.

Municípios com rodovias com boas condições de infraestrutura são fatores decisivos para a instalação e ampliação de novos negócios. Isso porque no Brasil, 65% da matriz de transporte depende do modal rodoviário, segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte).

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