INDIGNAÇÃO. Esta é a única palavra para externar neste dia do trabalhador, a nossa solidariedade com todos aqueles que dependem do transporte coletivo de Marília para se deslocar até o seu local de trabalho para defender o seu pão de cada dia.

Como citamos na dia da publicação no diário oficial, já era de se esperar nesta terra do grande TEATRO DOS VAMPIROS, o prefeito Daniel Alonso acabou decidindo a favor das empresas do transporte coletivo de Marília e contra imensa classe de trabalhadores e desempregados que dependem dos ônibus, porém atravessam dificuldades financeiras em função da pandemia, demonstrando total falta de sensibilidade e censo humanitário com a população.

SEM DÓ, NEM PIEDADE : Trabalhador gastará 21.5% do salário mínimo com a nova tarifa.

Para se ter ideia do prejuízo para o trabalhador, é bom lembrar que o novo valor do salário mínimo 2021, R$ 1.100, foi anunciado em dezembro do ano passado pelo presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido) e conforme ficou estabelecido no Decreto n.º 13.299, de 9 de abril, mas publicado na edição do Diário Oficial de Marília do dia 10 de abril, o valor da tarifa foi elevada pelo prefeito Daniel Alonso de R$ 3,80 para R$ 4,50 à partir de hoje, 1º de maio.

Com isso, o cada vez mais pobre trabalhador irá ser obrigado a sacrificar itens de sua cesta básica para se deslocar até ao trabalho, pois, cerca de 21.5% de seu salário estará comprometido com a tarifa do transporte coletivo, ou seja; R$ 234,00 reais, isto, para quem leva a famosa marmitinha na mochila, ou fica sem almoçar, pois, se realizar a inda e vinda do almoço, praticamente deixará quase 50% com as empresas. Para quem ainda estuda no período posterior, a situação ainda será muito pior.

AMIGÃO DAS EMPRESAS : Reajuste foi concedido sem qualquer exigência ou contrapartida das concessionárias.

Nos causa estranheza e isso já há anos, de medidas que são tomadas sempre em beneficio das empresas, priorizando sempre o capital e nunca os munícipes que pagam seus tributos e em alguns casos ajudaram a eleger o homem que tem o poder da caneta para tomar decisões como esta.

Por incrível que pareça, o reajuste foi concedido sem qualquer exigência ou solicitação e contrapartida em favor dos usuários do questionável transporte coletivo de Marília.

O mariliense corre o risco diariamente de se contaminar nas aglomerações que acontecem principalmente nos horários de pico e são registradas pelos próprios usuários que enviam a redação do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA.

A titulo de recapitulação, vamos elencar novamente algumas medidas que deveriam ter sido solicitadas pelo nobre gestor em defesa de sua população, pelo menos para “tentar” justificar o aumento de 18%. Confira as 10 DICAS QUE FORAM FORMATADAS PELO JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA em defesa dos usuários;

  • FISCALIZAÇÃO RIGOSOSA NOS ÔNIBUS, DESDE O PONTO DE ORIGEM ATÉ O TERMINAL.
  • EXIGÊNCIA DE ÁLCOOL GEL NA ENTRADA E SAIDA DOS ÔNIBUS E COLOCAÇÃO DE TOTENS COM O DESINFECTANTE NO TERMINAL
  • SOLICITAÇÃO DO RETORNO DAS HIGIENIZAÇÕES NOS CARROS
  • CRIAÇÃO DE DECRETO DE LEI COMPLEMENTAR EXIGINDO O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS “APENAS SENTADOS”.
  • DISCIPLINAÇÃO DE HORÁRIOS ESPECIFICOS PARA IDOSOS PARA NÃO TUMULTUAR NOS HORÁRIOS DE PICO.
  • COBRANÇA DA IMPLANTAÇÃO DE TUNEIS DE HIGIENIZAÇÃO NAS CATRACAS DE ENTRADA DO TERMINAL
  • DISTRIBUIÇÃO CONSTANTE DE MÁSCARAS NO TERMINAL URBANO
  • RETORNO DAS LINHAS QUE FORAM SUPRIMIDAS
  • RETORNO DOS HORÁRIOS PRATICADOS ANTES DA PANDEMIA
  • IMPLANTAÇÃO DA TARIFA ZERO NOS FINAIS DE SEMANA E FERIADOS

UMA DAS TARIFAS MAIS CARAS DO ESTADO : O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA fez uma rápida pesquisa sobre a decisão de alguns prefeitos a respeito do reajuste de tarifa para este ano de 2021. Confira ;

Em inúmeras matérias publicadas pelo JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, divulgamos cidades onde, as administrações de forma coerente e sensíveis ao momento crítico da economia, congelaram os preços até 2022, se balizando nas dificuldades da população de suas respectivas cidades e as projeções da pandemia e seus efeitos nos próximos meses. Confira apenas alguns exemplos para se balizar no que está acontecendo em Marília à partir deste 1º de maio, com este grande presente para o trabalhador;

ASSIS : Prefeito decreta gratuidade no transporte coletivo urbano

A Prefeitura de Assis, no interior de São Paulo, decretou gratuidade no transporte coletivo urbano municipal. A medida vai entrou em vigor a partir de 1º de março de 2021.

Segundo o prefeito José Fernandes, a tarifa zero fica em vigor enquanto durar a pandemia de covid-19. A gratuidade foi normatizada por meio do Decreto 8.377.

De acordo com o decreto, os técnicos municipais constataram também a viabilidade na adequação do sistema, por meio da integração das linhas e horários, remodelando o sistema operacional e gerencial, de acordo com a necessidade dos usuários.

ARARAQUARA : Tarifa do transporte público terá reajuste de 6%

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Em razão do aumento das despesas que compõem os principais custos operacionais do serviço de transporte coletivo, a tarifa de ônibus de Araraquara será reajustada a partir do próximo domingo, dia 24 de janeiro, passando de R$ 4,10 para R$ 4,35, o equivalente a 6% de aumento. O índice ficou abaixo do último reajuste, em 2019, de 6,5%.

No ano passado, devido à pandemia de Covid-19, não houve aumento da tarifa de ônibus no município. O reajuste ficou bem abaixo do requerido pelo Consórcio de Transportes de Araraquara. Para estudantes que pagam meia passagem, o valor passará de R$ 2,05 para R$ 2,17; o mesmo preço será cobrado pela tarifa turística aos domingos e feriados para quem pagar a passagem com o cartão NovoCard Comum.

SÃO PAULO : Capital não terá reajuste de tarifa de transporte público em 2021

Com a medida, que foi anunciada em nota conjunta do Governo do Estado com a Prefeitura, valor das passagens se mantém em R$4,40

O governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Cidade de São Paulo  anunciaram que não irá reaver reajuste nas tarifas do transporte público. A medida foi confirmada por meio de uma nota conjunta e vale para a capital do Estado. Com isso, o valor das passagens para os ônibus municipais, Metrô e CPTM continuará sendo de R$ 4,40.

A nota diz que a manutenção do valor só foi possível por meio de uma “reforma administrativa” feita pelo Estado e que manter o valor das tarifas beneficiará mais de 8 milhões de usuários. O comunicado também informa que, durante a pandemia de Covid-19, houve uma retração de 60% em comparação aos demais anos.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO : Tarifa do transporte urbano de Rio Preto não terá reajuste para usuários em 2021, diz prefeitura

Ônibus no Terminal Urbano de São José do Rio Preto  — Foto: Reprodução/TV TEM

Decisão de não reajustar a tarifa para o usuário foi tomada após reunião do prefeito Edinho Araújo com os secretários de Governo. Manutenção da tarifa teve como principal motivação a crise causada pela pandemia da Covid-19.

A tarifa do serviço de transporte urbano de São José do Rio Preto (SP) não vai passar por reajuste em 2021, de acordo com a prefeitura.

O valor repassado aos usuários será mantido tanto para o pagamento em dinheiro (R$ 3,50) quanto para o pagamento em cartão (R$ 3,30). A tarifa do vale-transporte também será de R$ 3,50 e o valor cobrado para estudantes será de R$ 1.

Ainda segundo a prefeitura, a decisão de não reajustar a tarifa para o usuário foi tomada após reunião do prefeito Edinho Araújo com os secretários de Governo. A manutenção da tarifa teve como principal motivação a crise financeira causada pela pandemia da Covid-19.

Já a tarifa técnica para o transporte urbano de Rio Preto será, a partir de janeiro, de R$ 4,22, o que representa um reajuste de 2,84% quando comparado ao valor cobrado pelo consórcio até 31 de dezembro, que é de R$ 4,10, conforme a prefeitura.

PRESIDENTE PRUDENTE : Ao congelar tarifa, Ed Thomas indica subsídios ao transporte coletivo

Sonho antigo da concessionária Prudente Urbano, o transporte coletivo poderá ser subsidiado pela Prefeitura de Presidente Prudente. Contudo, desde que a empresa melhore a qualidade do serviço prestado. É o que afirma o prefeito Ed Thomas (PSB), ao congelar a tarifa em R$ 4,25.

Apesar de criticar veemente a concessionária, ele diz que abrirá diálogo sem “radicalizar”. Ou seja, descarta, no momento, a quebra de contrato como foi recomendada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal, no fim do ano passado.

ARAÇATUBA : Tarifa do transporte público de Araçatuba tem reajuste de mais de 5%

Tarifa do transporte público de Araçatuba tem reajuste de mais de 5% — Foto: Arquivo Pessoal

As tarifas do transporte público de Araçatuba (SP) sofreram reajustes de mais de 5%. Os novos valores passam a valer a partir desta sexta-feira (29).

No caso da tarifa básica, o valor passou de R$ 3,90 para R$ 4,10, um reajuste de 5,12%. No transporte coletivo para empregados domésticos, a tarifa passou de R$ 3,19 para R$ 3,36, representando um aumento de 5,32%. No caso do transporte escolar, passageiros que pagavam R$ 1,95 passam a pagar R$ 2,05.

O reajuste anual está no contrato da Transportes Urbanos Araçatuba (TUA) com a prefeitura. Em 2020, por conta da pandemia, não houve.

CONCLUSIVO : Como se vê, poderíamos elencar pelo menos mais algumas dezenas de cidade para exemplificar a responsabilidade social de cada administração e o pior, mostrar com isso, que; MARÍLIA SIMPLESMENTE TEM UMA DAS TARIFAS MAIS CARAS DO ESTADO e por que não dizer do país em cidades do mesmo porte para uma qualidade de transporte completamente questionável, sem qualquer medida ou atitude das autoridades competentes, que praticamente se calam diante da omissão do poder executivo. E o salário ohhhh…..Coitado do povo !!!

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