Frente fria vai atingir Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil nesta semana

O calor de 2023 está chegando ao fim. Nesta semana, o frio deve dominar o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As temperaturas mais amenas devem durar até, pelo menos, o próximo sábado (22). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa é a primeira frente fria continental que atinge o Brasil neste ano. 

Segundo a previsão, os estados da região Sul devem ser os mais afetados. As baixas temperaturas devem se intensificar por lá entre quarta (19) e quinta (20), com previsão de 0°C ou temperaturas negativas e possibilidade de geada.

A Defesa Civil de Santa Catarina soltou um alerta sobre a queda brusca nas temperaturas durante esta semana. Segundo o órgão, a maior queda será sentida nas áreas altas do estado.

“Depois de um início de semana chuvoso em alguns pontos de SC, o tempo muda no decorrer da quarta-feira (19) com a chegada de uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, que além de firmar o tempo vai também declinar bruscamente as temperaturas”, Defesa Civil de Santa Catarina.

Frio intenso no Sudeste e Centro-Oeste

Já na região Sudeste as temperaturas também devem começar a cair nesta quarta-feira (19). Em São Paulo, pancadas de chuva já estão sendo sentidas, com possibilidade de geada em Campos do Jordão e na Serra da Mantiqueira.

Em Minas Gerais, o frio mais intenso vai atingir o sul do estado, o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata. Em Belo Horizonte, a queda será menor, com, no máximo, 3°C na manhã de sexta-feira.

No Rio de Janeiro, as temperaturas máximas devem cair de 32°C para 25°C até sexta, com mínimas indo para 3°C. O Espírito Santo não será muito afetado pelo frio, mas terá tempo nublado e com chuva na quinta-feira, principalmente, em Vitória.

No Centro-Oeste, o sul do Mato Grosso, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás devem ser as regiões mais afetadas pela frente fria. No sul de Mato Grosso do Sul, as chuvas vão anteceder o frio, que começa na madrugada de quarta-feira.

Estado de SP segue em alerta laranja para chuvas intensas

Praticamente todo o estado de São Paulo recebeu o alerta laranja (Perigo) nesta terça-feira (18). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a advertência foi para chuvas intensas e é válido até a manhã de quarta-feira (19).

Apenas o extremo sul paulista está sob alerta amarelo (Perigo Potencial) para tempestades. As demais regiões, incluindo o litoral sul, Baixada Santista e Litoral Norte estão sob risco de chuvas intensas.

A previsão do Inmet indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda que não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximos às torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Para Marília a temperatura mais fria deverá ser registrada na sexta-feira (21) quando a mínima deverá oscilar na casa dos 10º e a máxima deverá atingir 23º. Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.