Hoje pode até ser um dia comum para todos, MENOS para os profissionais de imprensa, pelo menos aqueles que não se vendem para mentir ou ocultar os fatos manipulando de forma vergonhosa a opinião pública por interesses financeiros a serviço de grupos políticos. Neste 3 de maio, as Nações Unidas comemoram em mais este ano o precioso Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

A leitura do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA para a data é uma só “Os verdadeiros profissionais de imprensa sublinham o papel crítico da informação confiável, verificada e universalmente acessível para salvar vidas e construir sociedades fortes e resilientes.” 

Sem entrar no contexto nacional ou estadual e focando apenas na realidade de nossa cidade, sempre acreditamos que “jornalistas e profissionais da imprensa em geral ajuda a sociedade em geral a navegar por um cenário de informações em constante mudança”, ao mesmo tempo em que se enfrenta imprecisões e inverdades perigosas manipuladas para atender exclusivamente a interesses políticos. 

A EDITORA PONTO A PONTO, responsável pela edição do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, se sente orgulhosa neste dia de ocupar com muita honra o cargo de UNICO PORTAL DE NOTICIAS a não receber verba pública de políticos da cidade para produzir, elaborar e publicar seu conteúdo jornalístico ao longo de toda a sua história comprovadamente.

Se por um lado enfrentamos boicotes de toda natureza, trapaças e o “famoso jogo sujo dos bastidores” que visam a todo custo inviabilizar a circulação do portal, do outro conquistamos aquilo que não tem preço; CONFIANÇA E CREDIBILIDADE, que só adquire através do tempo e o mais importante, com suas matérias que comprovam a sua linha editorial.

“O jornalismo livre e independente” é um é aliado no combate à desinformação e um instrumento único e legítimo de manifestação da população para os problemas dos bairros, das ruas e do cotidiano do munícipe em geral. A VERDADEIRA VOZ DO POVO ESTÁ AQUI.

Grupo de jornalistas em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo

Neste dia tão importante para aqueles que praticam a IMPRENSA LIVRE E COM IMPARCIALIDADE, cabe uma reflexão e renovação dos esforços para proteger este difícil, porém valiosa liberdade de expressão, para que “a informação continue a ser um bem público para todos” e não somente para os interesses daqueles que manipulam a informação para o seu bel prazer e controle da monarquia reinante, onde como sempre falamos, TROCA-SE O BASTÃO, MAS, O REINADO CONTINUA O MESMO.

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é celebrado neste dia 3 de maio. A data foi criada em 20 de Dezembro de 1993, com uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, e celebra o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e marca o dia da Declaração de Windhoek, uma afirmação feita com jornalistas africanos em 1991 afirmando os princípios da LIBERDADE DE IMPRENSA junto a UNESCO.

A UNESCO marca as comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa premiando um indivíduo, organização ou instituto que contribuiu para a defesa da liberdade de imprensa pelo mundo, mesmo enfrentando perigos, com o prêmio Unesco/Guilhermo Cano Liberdade de Imprensa. O nome do prêmio é uma homenagem a Guilherme Cano Isaza, um Jornalista Colombiano assassinado às ordens de Pablo Escobar em frente do prédio do jornal onde trabalhava, o El Espectador.

Em Marília City, o histórico não é nada favorável a quem se opõe ao sistema e dobra os joelhos para as migalhas do famosa “CALA BOCA”. Os noticiários registram desde atentados até fechamento de emissoras e jornais. Por trás das cortinas, um forte esquema que blinda boa parte empresários e empreendedores, onde o foco é um só; minar toda e qualquer possibilidade de funcionamento de um veículo de imprensa que tenha como proposta a tão valorosa LIBERDADE DE IMPRENSA.

Assim é o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, assim vivemos diariamente, mas, nosso principal incentivador é VOCÊ, nosso leitor e leitora que nos impulsiona para a frente. Nosso sobrevivência vem justamente daqueles que colaboradores que não cedem a pressões, não temem o sistema, e acreditam na construção de uma cidade mais justa, solidária, progressista e honesta, assim como nós cremos. A imprensa tem um papel super importante dentro deste processo. A TODOS VOCÊS, NOSSOS AGRADECIMENTOS neste dia tão importante.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.