Entenda quais são as regras para solicitar desconto na fatura em situações que houve interrupção da internet. Saiba mais!

Com a evolução do celular, as pessoas passaram a ficar mais tempo conectadas. Assim, quando há instabilidade na rede, é natural que elas fiquem irritadas. Porém, o que muitos não sabem, é que, nesse contexto, é possível pedir desconto na fatura!

Ou seja, caso esse serviço não esteja sendo entregue de modo adequado, o consumidor pode pedir para pagar um valor menor em sua conta. Todavia, por vezes, as pessoas acabam por não exercer esse direito de consumidor.

Dessa forma, é útil tanto conhecer como funciona essa legislação, quanto saber sobre o que é necessário fazer para pedir desconto na fatura em casos em que a internet caiu e houve privação com relação ao serviço.

Como pedir desconto na fatura?

Conforme a legislação do consumidor, o usuário só pode pedir desconto na conta para sua operadora em situações em que o problema de internet durou mais de 30 minutos ao dia, sendo esse o corte mínimo.

Assim, o valor de desconto solicitado pode variar conforme os dias e períodos de interrupção. Além disso, é importante destacar que esse processo não é automático, isto é, a empresa não vai cobrar um valor mais barato por identificar isso.

É necessário que o próprio consumidor entre em contato solicitando o desconto na fatura, alegando que houve uma instabilidade no sinal, o qual superou o período de 30 minutos nas últimas 24 horas.

Ademais, para realizar o cálculo do desconto é preciso dividir o preço global por 30, que é a média de dias. Por exemplo, se a conta que o indivíduo paga mensalmente for R$250, ele terá que pagar menos R$10 para cada dia em que houve interrupção na rede de internet.

E se a empresa não cumprir com a lei?

Por fim, existe a possibilidade da empresa não liberar o desconto na fatura. Nesse caso, é necessário que a parte lesada registre a posição em um órgão regulador e busque um advogado especialista na área.

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