
O edital de abertura do processo seletivo simplificado da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi lançado no Diário Oficial da União (DOU), de 25/09 e se encerrou em 15 de outubro. O edital reservou 5% das vagas a pessoas com deficiência e 20% para candidatos pretos ou pardos.
Os aprovados vão atuar no Censo Demográfico 2020.
São 2.658 vagas, sendo 1.343 para coordenador censitário subárea, com retribuição mensal de R$ 3600; e 1.315 vagas para agente censitário operacional, que recebe R$ 1.700. O contratado também receberá auxílio alimentação, auxílio transporte, auxílio pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.
A lotação é em todo o Brasil! . Para o mesmo posto, o local com o maior número de vagas em aberto é São Paulo, com 204 oportunidades. (Veja quadro abaixo em que as vagas foram distribuídas por capital. Já as vagas para coordenador, foram distribuídas por cidade e podem ser vistas no edital de abertura da seleção, logo mais abaixo)
Contratos de trabalho
A previsão de duração dos contratos temporários é de até 12 meses, podendo ser prorrogado. Sendo assim, os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários. Por questões administrativas, o últimocontrato poderá ter vigência menor que 30 dias.
As renovações e/ou rescisões dos contratos estarão condicionadas ao cronograma da coleta. O candidato contratado terá o seu desempenho avaliado mensalmente, observados assiduidade, cumprimento de prazos e produtividade. Já a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.
Como se inscrever na seleção do IBGE

Prova do IBGE
A seleção será composta por provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, e serão realizadas nos municípios de lotação, em 8 de dezembro, das 13h às 17h, segundo o horário oficial de Brasília-DF.
A provas serão compostas por questões de língua portuguesa, raciocínio lógico quantitativo, ética no serviço público e noções de administração para todos os cargos. Para candidatos a coordenador haverá ainda questões sobre noções de situações gereciais e, para agentes, noções de informática. Ao todo, serão 60 questões.
