A carne da famosa pangola que seria destinada para a venda e consumação nos churrascos de natal e ano novo em alguns estabelecimentos estão canceladas. Uma fiscalização da Polícia Ambiental e da Vigilância Sanitária de Tupã fechou na tarde de ontem, quinta-feira (10) um abatedouro ilegal e apreendeu 600kg de carne.  

Segundo a Polícia, o abate funcionava em uma propriedade rural no bairro Harmonia. Além da atividade clandestina ainda havia poluição em área de preservação permanente.  “Foi constatada atividade ilegal de abate, beneficiamento e armazenamento de carnes e produtos de origem bovina, bem como a emissão de resíduos diretamente no solo”, diz o registro do caso.  

Uma equipe da Cetesb acompanhou o trabalho e emitiu um auto de Inspeção e suspensão de atividade.  Os 600kg de carne foram encaminhados para destruição no aterro sanitário municipal.  

O consumo de carne de animais abatidos sem higiene e os devidos procedimentos de segurança representa sérios riscos para a população. A ingestão deste tipo de carne clandestina pode acarretar problemas de saúde, além de incrementar um mercado ilegal.

A ameaça de contaminação vai desde o processo de abate, passando pelo transporte, o armazenamento e o preparo deste alimento até chegar à mesa do consumidor.

Para combater este problema em qualquer município, a ajuda da população é fundamental. As denúncias e qualquer tipo de apontamento podem ser realizados por meio do disk denuncia da policia militar 190 ou do telefone da vigilância sanitária da respectiva cidade, não sendo necessária a identificação.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.