CEO da Nestlé, Marcelo Melchior, garante que negócio será gerido de forma independente. Com isso, a Nestlé Brasil passa a oferecer aos consumidores brasileiros a experiência de agregar chocolates finos ao café. A transação ainda deve passar pelo Cade

A empresa suíça Nestlé oficializou nesta quinta-feira (7) a aquisição da icônica marca de chocolates brasileira Kopenhagen, que tem quase um século de história. A transação, estimada em cerca de R$ 4 bilhões, incluindo passivos financeiros, solidifica a presença da Nestlé no mercado brasileiro de chocolates premium. O exproprietário da Kopenhagen era o fundo de investimentos Advent International, que havia adquirido a marca em 2020, embora o valor da transação naquela época não tenha sido divulgado.

O plano da Nestlé é manter a Kopenhagen como uma unidade independente, preservando tanto sua produção quanto sua estratégia de negócios. O presidente da Nestlé no Brasil, Marcelo Melchior, assegurou: “Ninguém vai encontrar Nhá Benta e Língua de Gato no atacado e no varejo. A Kopenhagen tem um modelo muito bem desenhado e seria absurdo mexer nos fundamentos do negócio”.

A Nestlé adquiriu a totalidade da participação da Kopenhagen do fundo de private equity americano Advent, que entrou para o Grupo CRM, empresa-mãe da Kopenhagen, em 2020. Anteriormente, o Advent havia comprado a participação do fundador e então controlador da empresa, Celso Ricardo de Moraes, por um valor não divulgado na ocasião.

Além da Kopenhagen, o Grupo CRM detém a rede Brasil Cacau, conhecida por ser mais acessível, e a rede de cafeterias Kop Koffee. Juntas, essas três marcas, operando principalmente no modelo de franquias, possuem mais de 1.100 lojas e registraram um faturamento de R$ 1,75 bilhão no ano passado.

A transação prevê que a Nestlé terá a totalidade da participação do FIP Dutch, cujos quotistas são fundos geridos pela Advent International, no Grupo CRM. A expectativa é de o que fechamento da transação ocorra em 2024. Os detalhes financeiros envolvidos não foram divulgados. Renata Moraes Vichi, que está na empresa há 25 anos, continuará à frente da operação do grupo, como acionista e CEO.

O controle acionário permitirá à Nestlé participar de um segmento diferenciado, agregando à sua estrutura um novo modelo de negócio com a rede de lojas que oferece uma experiência exclusiva aos consumidores aliando chocolates finos ao café. 

“Consideramos essencial para o sucesso da transação a permanência da Renata na gestão por seu profundo conhecimento do negócio, resultados e pela paixão com a qual vem conduzindo a empresa nos últimos 25 anos, culminando em uma trajetória consistente de desenvolvimento”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil. 

“Entendemos que temos uma grande oportunidade de acelerarmos segmentos de maior valor agregado, fortalecendo ainda mais a categoria de chocolates no Brasil.”

Wilson Rosa, Renata Vichi e Marcelo Melchior anunciaram o negócio

A Kopenhagen é uma marca que desde 1928 se distingue pela inovação, com clássicos em seu portfólio como Língua de Gato, Nhá Benta, Lajotinha, Chumbinho e Cherry Brand. Está presente em mais de 600 lojas, em todos os estados brasileiros. 

Já as lojas Brasil Cacau estão no mercado desde 2009 e nasceram com a missão de democratizar o chocolate de qualidade no país. Hoje, possui mais de 400 unidades distribuídas em todo o Brasil.

Gestora impulsionou abertura de novas lojas

Os fundos geridos pela Advent adquiriram em 2020 o controle do Grupo CRM. Em três anos, a gestora de private equity impulsionou a abertura de novas lojas, cumprindo os planos de expansão do grupo e acelerando a transformação digital da rede.

“Partimos de um grupo familiar que sempre teve uma governança robusta, com uma cultura forte e propulsora, onde a preservação dos territórios de cada marca e seus movimentos sempre foi prioridade. Com valores inegociáveis crescemos e nos estabelecemos como um dos maiores grupos franqueadores do país. Ao lado da Advent, fizemos em 3 anos o resultado que era esperado para 5, e hoje firmamos essa parceria com a Nestlé certos de que ainda temos um longo caminho a percorrer até o nosso sonho grande. Estou segura de que hoje demos um passo gigante rumo a esse futuro que, como grupo, construímos todos os dias”, disse Renata Vichi.

Já Wilson Rosa, sócio da Advent, corresponsável pelos investimentos em empresas de varejo e consumo na América Latina, disse que fazer parcerias com empreendedores na gestão das empresas em que investe está no coração da estratégia de geração de valor da gestora de private equity. Desde 1997, a Advent investiu em 24 empresas dos dois setores na região.

“Sob o controle da Advent, o grupo CRM cresceu significativamente, consolidando-se como líder do segmento de chocolates premium e uma das principais empresas do pujante mercado de franquias brasileiro”, diz Wilson Rosa.

A expectativa é que a relação que se estabelece entre a Nestlé e o Grupo CRM permita capturar oportunidades em diversas avenidas de crescimento com foco em inovação, digitalização, exploração de novas categorias e canais, além de possibilitar a ampliação de iniciativas de sustentabilidade para o negócio de chocolates.

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