Holandês conquistou o tão sonhado tricampeonato ao chegar na segunda posição da corrida sprint

É TRI!Max Verstappen conquistou o tão esperado tricampeonato mundial de Fórmula 1 na tarde deste sábado, na corrida sprint do GP do Qatar, no Circuito Internacional de Lusail. Com a batida de seu companheiro de equipe, Sérgio Pérez, o holandês fez o dever de casa e emplacou o seu terceiro título mundial na carreira, chegando na segunda colocação. A dupla da McLaren fez bonito, com Oscar Piastri em primeiro e Lando Norris em segundo.

Era pedra cantada desde o começo do ano: Max Verstappen é o campeão da temporada de 2023 da Fórmula 1 e se torna o mais novo membro do clube de tricampeões da categoria, ao lado de Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

O QUE ACONTECEU?

O GP do Qatar será realizado neste domingo, mas Vertappen já tem a pontuação suficiente para ser campeão da temporada, não podendo mais ser ultrapassado.

Oscar Piastri não deu chances para os adversários e largou bem, mantendo a primeira posição, seguido de George Russell e Carlos Sainz. Enquanto isso, Liam Lawson sofreu um toque por trás, rodou e ficou atolado na brita, quando o safety car foi chamado.

ATÉ A VOLTA 10

Voltas depois, a corrida voltou ao normal. O australiano seguiu na frente, e Fernando Alonso veio brigando pela sexta posição com Norris até que George Russell assumiu a liderança da prova. O britânico celebrou no rádio o primeiro lugar na prova: – Grande manobra. Vamos!

Mesmo com a volta normal da prova, Logan Sargeant ficou atolado na brita, após escapar sozinho na curva dois, e o SC foi notificado novamente.

BANDEIRA VERDE

Com Russell cruzando a linha primeiro, Carlos Sainz veio em cima de Piastri pela segunda posição. O australiano se defendeu bem e segurou a sua colocação. Em seguida, Verstappen abriu a asa móvel e passou fácil por Charles Leclerc, subindo para o quarto lugar.

A vítima seguinte do holandês foi Sainz, assumindo assim o terceiro lugar. Enquanto isso, Piastri abriu a asa traseira, roubou o lugar de George Russel e retomou a liderança.

SÉRGIO PÉREZ BATE E MAX VERSTAPPEN É TRICAMPEÃO MUNDIAL

AUTO-PRIX-F1-QAT-SPRINT

Pérez colidiu com Ocon e foi para a brita, quando o safety car foi chamado. A batida deu o título de tricampeão para Verstappen, já que o mexicano precisava de uma combinação de resultados e do pior cenário possível para holandês para que o tri fosse adiado ao menos até amanhã. Com o abandono em Lusail, as chances do mexicano terminaram.

ÚLTIMAS VOLTAS

AUTO-PRIX-F1-QAT-SPRINT

Após a confusão, Verstappen deixou Russell para trás e assumiu a segunda posição, 2s3 atrás de Piastri. O tricampeão, a esta altura, já tinha feito a volta mais rápida da corrida.

O primeiro a ver a bandeira quadriculada foi Piastri, seguindo do tricampeão Verstappen e Norris. A corrida, já sem grandes atrativos, será realizada neste domingo (8), às 14h (de Brasília).

Com apenas 172 pontos em disputa a partir da corrida principal do GP do Catar, neste domingo, e as cinco etapas seguintes, Pérez já não pode mais alcançar Verstappen, que sustenta 184 de vantagem sobre ele.

Além disso, o mexicano ainda tem seu vice-campeonato ameaçado pela aproximação de Lewis Hamilton: o heptacampeão da Mercedes ocupa o terceiro lugar no campeonato de pilotos, com 30 pontos a menos que Checo. A equipe alemã, por sua vez, é vice-líder do Mundial de construtores.

DIRETO DO PLANTÃO ESPORTIVO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.