Entre hoje e 30 de março, Brasil vai receber 2.013 voos de países com casos confirmados, conforme levantamento da PF e Abin 

Um vírus desconhecido pela ciência até há pouco vem causando uma doença pulmonar grave em centenas de pessoas na China, e já foi detectado em mais de 20 países provocando já um caos mundial.

Em pleno século XXI, com o progresso tecnológico abrindo portas e mais portas para o futuro, a humanidade está, de novo, diante do avanço de um inimigo antiquíssimo e recorrente: um micro-organismo capaz de se propagar rapidamente pelo planeta, deixando um rastro de enfermidade e morte por onde passa.

Originária da China, nesta sua nova e altamente contagiosa versão, uma cepa mutante do coronavírus da pneumonia desencadeou em dose maciça a contrapartida natural desse tipo de ameaça: o medo do vírus, na forma de queda nas principais bolsas de valores, comboios aéreos para remover estrangeiros das áreas de maior risco, regiões em quarentena total, cancelamento de voos para cidades chinesas e máscaras, máscaras por toda parte — inclusive no Aeroporto de Guarulhos, cobrindo o rosto de quem chegava da Ásia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já declarou emergência internacional e até a edição desta matéria O surto do novo coronavírus, já infectou mais de 80 mil pessoas e matou 2,7 mil chegando a uma nova etapa.

E o número deve subir, segundo especialistas, para quem o surgimento de vírus que levam pacientes a terem pneumonia é sempre motivo de preocupação. Especialistas já não descartama possiblidade de uma pandemia.

Hoje, o vírus se espalha principalmente em três países: Coreia do Sul, Irã e Itália. Este último confirmou nesta terça (25/02) a 11ª morte pela doença, de acordo com o jornal La Repubblica.

O que é coronavírus?
Coronavírus é uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias de leves a moderadas em seres humanos e animais. Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960.

Os tipos de coronavírus conhecidos até o momento são:
Alpha coronavírus 229E e NL63.
Beta coronavírus OC43 e HKU1
SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS).
MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS).
nCoV-2019: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de novo coronavírus.


O que é o novo coronavírus?
É um novo vírus, chamado de novo coronavírus – nCoV-2019 –, que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus. Foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China.

Até o dia 30 de janeiro, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, e com os números registrados, em 20 países, justificaram a mobilização dos organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção e tratamento.

No Brasil, já há casos suspeitos em investigação no momento para novo coronavírus. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

Paciente de SP testa positivo para coronavírus e aguarda novo exame

Um homem de 61 anos testou positivo para coronavírus, em São Paulo, de acordo com secretaria de saúde do estado. Agora, ele vai passar por um segundo exame para confirmar o diagnóstico. O paciente esteve na Itália e chegou ao Brasil na sexta-feira (21/2). A Anvisa anunciou que procura a lista de pessoas que estavam no mesmo voo para efetuar os procedimentos de quarentena.

O paciente está sendo tratado no Hospital Israelita Albert Einstein, que notificou o Ministério da Saúde. O hospital enviou a amostra do exame para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova e confirmação do diagnóstico.

O homem viajou sozinho para a Itália no período de 9 a 21 de fevereiro. Ele ficou na região de Lombardia (norte do país), considerado foco do surto de COVID-19. Ao retornar, o paciente teve sintomas como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza.  

Outros três casos suspeitos de coronavírus são investigados em São Paulo. São todos adultos: no total, três da capital e um de Bauru (incluindo o paciente provavelmente infectado). Além disso, todos os pacientes são viajantes que vieram de algum dos países que entraram na lista de vigilância do Ministério da Saúde.

Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.


Como o novo coronavírus é transmitido?
As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo.

É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada. Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
gotículas de saliva;
espirro;
tosse;
catarro;
contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor. O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Como é feito o diagnóstico do novo coronavírus?
O diagnóstico do novo coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus.

As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma das amostras será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra amostra será enviada para análise de metagenômica. Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral.

O diagnóstico do novo coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. Orienta-se a coleta de aspirado de nasofaringe (ANF) ou swabs combinado (nasal/oral) ou também amostra de secreção respiratória inferior (escarro ou lavado traqueal ou lavado bronca alveolar).

Como é feito o tratamento do novo coronavírus?
Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do novo coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:

Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
Uso de humidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.
Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.
Quais são os sintomas do novo coronavírus?
Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.


Os principais são sintomas são:
* Febre.
*Tosse.
*Dificuldade para respirar.

Como prevenir o novo coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

*evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
* utilizar lenço descartável para higiene nasal;
*cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
*evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
* higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
*não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
*manter os ambientes bem ventilados;
*evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
*evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
*Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
*Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Coronavírus: Brasil vai receber 2 mil voos de países com casos

A Polícia Federal e a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) monitoram todos os voos que chegarão ao Brasil entre esta terça-feira (25) e o dia 30 de março. Uma tabela de acompanhamento, obtida com exclusividade pela Record TV, foi montada e pelo levantamento 2.013 voos de países com casos confirmados até agora irão pousar em aeroportos brasileiros. 

Além destes serão 316 voos de países onde ainda não há casos confirmados.

 

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.