Embora queiram apagar a história ou recontá-la de acordo com o viés político partidário, existem algumas cidades que ainda mantém as tradições em prestar homenagem em datas que marcaram o nosso dia a dia. Este não é caso de Marília, que ultimamente não se importa com os chamados desfiles cívicos militares. Neste 9 de março, não seria diferente, apesar do nome da cidade constar no hall de homenagens ex-combatentes que ajudaram a escrever a história.

Marília está repleta de referências à Revolução Constitucionalista, a luta paulista por um país livre e democrático, basta dar uma passadinha pela praça Saturnino de Brito ou se dirigir até a zona Leste pela avenida Vicente Ferreira. Para ir até a zona Norte, uma boa opção é a Pedro de Toledo, com retorno pela Nelson Spielmann, porém a atual administração através da secretaria da cultura não demonstram qualquer interesse em atos e homenagens desta natureza.

A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado, que surgiu da revolta dos paulistas em 1932, após um golpe de Estado do então presidente Getúlio Vargas, dois anos antes. O governo central passou a nomear interventores e tirou a autonomia dos estados.

O maior conflito militar do país no século 20 começou no dia 9 de julho de 1932 e terminou com a rendição dos revolucionários paulistas em 2 de outubro.

Presidente Prudente

Desfile cívico-militar celebrou os 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, em Presidente Prudente (SP) — Foto: Bruna Bonfim/g1

O desfile em alusão ao aniversário de 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 reuniu autoridades públicas, militares e a população prudentina na manhã deste domingo (9), no Centro de Presidente Prudente. O ato cívico foi realizado no trecho da Avenida Coronel José Soares Marcondes localizado na frente da Praça 9 de Julho.

Durante a cerimônia, antes do desfile cívico-militar, foram entregues medalhas em homenagem a nove pessoas.

Entre elas, o coronel aposentado Francisco Lozzi da Costa, que já atuou em Presidente Prudente, recebeu a condecoração e ressaltou a importância dos prudentinos durante a batalha da Revolução Constitucionalista.

“Muitos prudentinos tombaram em prol de um único objetivo, da Constituição para o Brasil naquela época. Isso aconteceu em 34 e é muito gratificante para nós, como prudentinos, nossos antepassados terem participado dessa batalha e ter conquistado o princípio principal da nossa Constituição”, disse Costa.

Desfile cívico-militar celebrou os 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, em Presidente Prudente (SP) — Foto: Bruna Bonfim/g1

O delegado regional do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Alberico Pasqualini, foi consagrado com a medalha Coronel Miguel Brizola de Oliveira pelos serviços importantes prestados a comunidade. Ele ressaltou a honra de ser homenageado e também poder contribuir com o desfile cívico ao fornecer a espada utilizada pelo Coronel Brizola.

“Todo ano nós fornecemos para o desfile. Terminou o desfile, ela é recolhida para o nosso acervo. Na verdade, é um exemplo de amigos e aqueles que lutaram, o Coronel Brizola, Major Felício Tarabay e entre outros que já não estão mais aqui. Essa encomenda não é minha, é dos meus irmãos que lutaram por uma Constituição, por um país melhor”, informou o delegado.

Entre as homenagens, foram colocadas flores no monumento que lembra o movimento de 1932, instalado na Praça 9 de Julho. Após o fim do desfile, os membros dos escoteiros, os integrantes da Ordem Demolay e as autoridades públicas reuniram-se ao redor da fonte, para um “abraço coletivo”.

Desfile cívico-militar

Desfile cívico-militar celebrou os 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, em Presidente Prudente (SP) — Foto: Bruna Bonfim/g1

O desfile cívico-militar contou com a presença das equipes da Polícia Militar do Estado de São Paulo, entre elas o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), Ambiental, Rodoviária, Cavalaria e Canil. A Polícia Civil, o Exército Brasileiro e o Corpo de Bombeiros também estiveram presentes na homenagem, bem como a Defesa Civil, o Grupo de Escoteiros e a Ordem Demolay.

O ato foi finalizado com a presença do Helicóptero Águia sobrevoando o Centro de Presidente Prudente.

Conforme o Tenente Coronel Nelson Disaró, que comanda o 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) em Presidente Prudente, o feriado de 9 de Julho é a data mais importante para a corporação.

“A data da Revolução Constitucionalista é a mais importante para a Polícia Militar, pois ela foi o esteio da revolução. Mas, a importância maior é a participação de toda a comunidade na época, os profissionais liberais, os professores, os estudantes, os comerciantes, toda a população envolvida nessa luta importante para a manutenção da democracia no Brasil”, disse Disaró.

Para ele, celebrar essa data é um lembrete de que a luta pela democracia não terminou em 1932.

“A solenidade do 9 de Julho tem esse objetivo de lembrar a população prudentina, do Estado e do Brasil, o que é essa busca de liberdade, de democracia. É uma luta contínua, em que todos devem estar engajados”, finalizou.

Tupã

Na cidade de Tupã não foi diferente. Com a presença de centenas e pessoas, militares e soldados do tiro de guerra local, a homenagem foi realizada na manhã de ontem, domingo (9), na praça 9 de julho.

A tradicional homenagem aos ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932 contou ainda com a presença dos familiares dos ex-combatentes, da população, do prefeito Caio Aoqui, e de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Lins

REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 É CELEBRADA EM ATO CÍVICO NA CIDADE

A Prefeitura de Lins promoveu ontem (09/07) o ato cívico em comemoração da “Deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932”. O evento, realizado na Praça Coronel Piza, foi uma homenagem ao maior movimento bélico do país em prol da democracia, além de prestar reconhecimento aos voluntários combatentes de Lins: Vitoriano Borges, Mário Camargo, Rosalino Silva e João Batista de Araújo.

A celebração contou com a ilustre presença das autoridades locais, dentre eles Carla Ciotto, Chefe do Gabinete, Thiago Arioli, Secretário de Segurança e Defesa Social, Marco Legramandi, Secretário de Administração, Silvia Vasconcelos, Secretária da Saúde, Ailton Pereira, Secretário de Cultura e Turismo, Rita de Cássia, Secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Mayara Moreira, Secretária de Meio Ambiente e Agropecuária, Tutty Pereira, Vereador, bem como o Tenente Coronel Djonatas Nascimento e demais policiais militares, o Tenente Coronel Cleverton Santos Dias e a prestigiada banda do 37º BIMEC. Familiares dos combatentes também marcaram presença, mantendo viva a memória e o legado de seus entes queridos.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.