Em uma resposta rápida para atender as demandas da população mariliense, principalmente as residente nos bairros periféricos da cidade a Policia Militar de Marília realizou durante todo o dia de ontem, quinta feira (24) uma verdadeira operação de apoio a comunidade com ações específicas nos bairros Maracá, Montana e Triste Cavichiolli na zona norte, e Cavalari e Universitário ( zona oeste).

Tais ações foram realizadas em função de matérias publicadas pelo JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA subtituladas de “CADÊ AS VIATURAS ?” e também, claro, para mostrar o trabalho eficiente da policia militar que ocorre já há algum tempo para atender demandas específicas, buscando sempre a excelência nas ações com a redução da criminalidade EM TODAS AS ÁREAS DE ABRANGENCIA que aliás, compreende além de Marília, mais 24 municípios.

Nossa reportagem diante da demanda de reclamações, esteve presente a convite do Comandante Sérgio Nonato, no 9ºBPMI da Policia Militar para questionar e ouvir algumas explicações sobre alguns procedimentos, e, ao mesmo tempo, esclarecer duvidas e explanações técnicas sobre a nova metodologia de trabalho adotada pela policia militar objetivando coibir ações delituosas e ao mesmo monitorar os passos da criminalidade em cada região de acordo com o chamado serviço de inteligência.

Em entrevista exclusiva, o Tenente Coronel Mário Sérgio Nonato, 55 anos com exatos 34 anos de serviços prestados na policia militar e que reassumiu o Comando do 9ºBPMI no último 26 de maio, após ter sido transferido em 2020 para Presidente Prudente com a função de assumir o comando do BAEP ( Batalhão de Ações especiais da Policia Militar) daquela cidade nos atendeu prontamente.

Para iniciar, o mesmo agradeceu o apoio do JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA e fez questão de ressaltar o importante papel da imprensa em bem informar e orientar a população objetivando melhorar cada vez mais a segurança em nossa cidade; ” Nos agradecemos essa oportunidade de nos projetarmos ainda mais na sociedade de Marília para informar ao cidadão o trabalho da policia militar que realizamos, o que já temos feito para continuar aprimorando ainda mais o nosso trabalho e continuar fazendo com que nossa cidade de acordo com o números, esteja sempre entre as melhores do país no que diz respeito a segurança e qualidade de vida graças a um trabalho contínuo que é feito através do policiamento preventivo”, comentou.

CADÊ AS VIATURAS ?: A resposta que atende a cobrança dos moradores de bairros periféricos de nossa cidade.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA: Comandante, nossa redação recebe quase que diariamente uma cobrança pela falta de viaturas, principalmente nos bairros periféricos da cidade. O que está acontecendo ???

COMANDANTE SÉRGIO NONATO : “Nós temos um número de viaturas e de efetivo, que é definido pelo próprio estado de acordo com o nosso trabalho nos padrões de outras cidades. Esse efetivo é estruturado de forma que ele patrulhe todos os bairros da cidade, nos horários que são definidos de acordo com o horário das ocorrências e razão das demandas. Nós temos um monitoramento de tudo, mas, de tudo mesmo daquilo que ocorre na cidade. Então todo nosso efetivo e todo o nosso contingente está a disposição da cidade inteira 24 horas por dia.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA : Tecnicamente falando, esse efetivo de viaturas, consegue abranger toda a cidade contemplando todos os bairros de uma forma eficaz, mesmo com a expansão territorial que houve na últimas duas década no município ?

COMANDANTE SÉRGIO NONATO : ” Nós abrangemos, mas, veja bem; o fator a viatura é um fato importante, mas, é bom esclarecer para a população que a gente não trabalha somente com a presença da viatura, hoje, devido a modernidade e o avanço da tecnologia, nos trabalhos com a INTELIGÊNCIA POLICIAL. Por exemplo; quando nós temos um roubo, um furto ou uma ocorrência desta natureza, nós realizamos toda uma análise de inteligência como já citei naquele bairro e região e direcionamos um reforço de efetivo com cavalaria, com as motos, com a força tática, com o policiamento de trânsito e com a ronda escolar para dirimir e localizar aqueles infratores, efetuando a prisão dos mesmos e como isso nós conseguimos reduzir os índices de criminalidade nos bairros comprovadamente.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA : Como é possível agir com eficácia na solução dos crimes no chamado tempo resposta ?

COMANDANTE SÉRGIO NONATO : “A ação do infrator em Marília, parte da seguinte situação. É isto que você mencionou de tempo resposta. O infrator tem que ser rápido, porque a policia com a viatura pode não estar no local, mas, o cidadão pode ter certeza que ela está sempre próxima. Com isso, ela acaba apenas direcionando o seu reforço e combatendo com eficácia essa criminalidade. Basta recordar os crimes que ocorriam em um passado não muito distante, que nós tínhamos ocorrências do passado de tipos específicos, que foram controlados justamente com nosso trabalho de inteligência.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA : Como a tecnologia com este trabalho de inteligência tem auxiliado o policia militar no policiamento preventivo e no combate a criminalidade ?

COMANDANTE SÉRGIO NONATO : “Muito bem. Hoje, nosso patrulheiro que está nas ruas tem a sua disposição o acesso um fator importantíssimo, que é a tecnologia embarcada. Dentro da própria viatura, ele já sabe quais são aqueles indivíduos que já tem antecedentes, que são procurados pela policia e, que estiverem nas ruas, eles estão procurando um meio de praticar delitos. Tanto é que, os veículos de comunicação todos os dias estão informando a captura de procurados que irão cumprir suas penas e com isso nos conseguimos fazer com que a cidade tenha um índice de infração criminal muito pequeno em relação ao passado. Hoje, posso te garantir, que o nosso indicar criminal está entre os melhores do estado, tanto é que, nós temos a certificação neste sentido.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA: Então pode se dizer que não a presença constante da viatura nos bairros que irá inibir a criminalidade e a crescente onda de violência ?

COMANDANTE NONATO: O fator de viatura presente, é importante destacar que realmente a cidade é muita grande e vem crescendo a cada dia, porém, se nos quiséssemos ter uma viatura policial em cada esquina, nós teríamos que ter um número muito maior de contingente e, não necessariamente esse é fator que irá inibir. O fator que irá inibir a criminalidade é inteligência policial, sabermos aonde acontece a criminalidade, tecnologia a disposição dos policiais e o policial motivado para trabalhar. É importante destacar um grande diferencial de nosso batalhão; O nosso policial mora na cidade, ele se interessa em fazer um trabalho em prol da comunidade e da corporação e mesmo estando de folga, ele sabe quem são os infratores que estão agindo, e com isso ele acaba contribuindo com o combate desta criminalidade. Gostaria de deixar bem claro para o cidadão mariliense que o interesse da policia é DISSIMINAR COM AÇÕES PONTUAIS DE POLICIAMENTO NOS BAIRROS PARA REDUZIR AS AÇÕES CRIMINAIS.

O efetivo e o polêmico serviço do 190 que foi transferido para Bauru.

Nono BPMI PMESP - Inicio | Facebook

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA : Sobre o efetivo nos dias de hoje, ele está deficitário ou ele condiz com a realidade da cidade de acordo com o número populacional que hoje ultrapassa a casa dos 240 mil habitantes ?

COMANDANTE SÉRGIO NONATO : Nosso efetivo, está dentro das nossas especificações e até por uma questão de segurança, nós não divulgamos números para não alertar a criminalidade do quanto tem ou do quanto não tem. Isto é uma questão estratégica. Para nossa realidade a quantidade é um dado importante e, está dentro do contingente. O que acontece é que; nós temos um número fixado pelo estado e este número está a disposição do cidadão. O que é importante ressaltar é, são nossas condições do trabalho, o seja; que nós temos outros importante programas que vão além da rádio patrulha. O munícipe está acostumado com somente a presença viatura, mas, é bom esclarecer que; nós temos motos, cavalaria, força tática e o trânsito, como o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA pode comprovar, nos direcionamos no dia de ontem, quinta feira (24) na região do bairro Maracá uma ação com motos, a própria cavalaria e cães farejadores. Reforçando porquê é um bairro com 6 mil habitantes e por esta razão nós estamos intensificando as ações lá, que por sinal irão se repetir em mais dias da semana, não só lá, mais em outras regiões críticas também.

PM em Bauru vai centralizar ligações "190" de Marília e toda região | Visão  Notícias - Informações de Marília e região

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA: Sobre o atendimento do 190, existe um grande questionamento sobre o fato. Como o comando analisa essa mudança e de que forma a população pode auxiliar ?

COMANDANTE NONATO : “O 190 quando foi para Bauru foi muito interessante porque, nós centralizamos o atendimento, realizamos uma especialização neste sentido e, com isso nós não precisamos deixar policiais do 190 de Marília e nos 25 municípios que compõe a área. Ou seja, cada cidade, dentro da nossa área de abrangência tinha que ter o seu. Com a transferência para Bauru, ocorreu sim, uma melhora no atendimento, no treinamento e capacitação deste policial e com isso, nós conseguimos direcionar mais viaturas para as ruas. Hoje pode até acontecer alguma falha, mas, por esta razão, solicitamos ao veículos de imprensa e a população se ocorrer algum mal atendimento, por favor nos informe e noticie a data e horário, mesmo porquê, tudo é gravado, e com isso nós vamos averiguar e orientar o atendimento envolvido para melhor o nosso atendimento junto ao nosso principal parceiro que é população.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA: Como a policia pode contribuir e colaborar com a Policia militar no combate a criminalidade sem com isso correr riscos ?

COMANDANTE SÉRGIO NONATO: “Muito bom e muito importante. O 190 é o nosso cartão de visita. A pessoa pode ligar, e não precisa se identificar. Ela pode nos comunicar sobre o que ela está vendo de diferente no seu bairro, seja um veículo, pessoas diferentes, enfim algo que conote não as pessoas suspeitas, mas, as atitudes suspeitas. Isso pode ser para suspeito de um furto em uma residência, do tráfico de drogas e outras ações delituosas. Volto a frisar, nós não precisamos do nome, apenas basta ligar para que possamos mobilizar as viaturas na região e efetuar a abordagem. Com isso, são mais olhares falando das coisas que acontecem na sociedade e ajudando a manter a lei e a ordem em nossa cidade.

Ao final o Comandante agradeceu a presença de nossa reportagem e concluiu; “Quero agradecer imensamente a imprensa em especial o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA que, em muito tem nos ajudado e queremos reiterar que Marília é muito bem servida pela Policia Militar”, concluiu

DIRETO DA REDAÇÃO EM ESPECIAL DO 9ºBPMI DE MARÍLIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.