Conheça quais são as cidades mais seguras para se viver no Brasil e qual a metodologia do ranking. Saiba mais sobre.

A segurança está constantemente entre os fatores que são avaliados quando se está escolhendo um bom lugar para viver. É válido ressaltar, no entanto, que o conceito de segurança varia de acordo com diferentes rankings. A lista mais recente divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea), por exemplo, classificou as cidades mais seguras do Brasil com base no número de homicídios a cada 100 mil habitantes.

Nesse contexto, a maior parte das cidades mais seguras do Brasil estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste. Nas três primeiras posições do ranking encontram-se cidades paulistas, Jaú, Indaiatuba e Valinhos. Não é possível formular uma lista que consiga abranger todos os aspectos de avaliação de segurança para montar um painel definitivo sobre as cidades mais seguras do Brasil. Porém, podemos ressaltar que, quando se avaliam as características como os desafios da gestão municipal, onde considera-se saúde, segurança, educação e saneamento, a cidade de Maringá, no Paraná, ocupa a primeira posição entre os melhores lugares para se viver em território nacional, enquanto os três municípios citados sequer aparecem entre os dez primeiros lugares.

Segurança é um dos temas mais relevantes no momento de se avaliar a vida em uma cidade, especialmente porque isso impacta diretamente na rotina da população. Nesse cenário, existem listas que elencam os municípios mais seguros do Brasil.

Esse é o caso do Atlas da Violência, ranking divulgado recentemente pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA). No documento, eles apontam quais são os locais com melhores índices de segurança do país.

Assim, é útil compreender quais são os dez municípios mais seguros para se viver no Brasil. Ademais, também é válido entender qual a metodologia utilizada para fazer essa lista.

10 Cidades mais seguras do Brasil

Conforme o levantamento do IPEA, o município mais seguro do Brasil é Jaú, localizado no interior do estado de São Paulo, distante 165,7 quilômetros de Marília. No caso, o local apresentou 2,7 homicídios a cada 100 mil habitantes no Atlas da Violência, ficando como melhor colocado na lista.

Além disso, Indaiatuba e Valinhos, ambas no interior do estado de São Paulo, completam o pódio das cidades mais seguras do Brasil. Conforme a pesquisa, elas apresentaram, respectivamente, 3,5 homicídios e 4,7 homicídios a cada 100 mil habitantes.

Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, com 5,5 homicídios a cada 100 mil habitantes, é a quarta colocada do ranking, sendo a primeira não localizada em São Paulo. Além disso, completam a lista os seguintes locais:

  • Brusque (SC) – 5,8 homicídios a cada 100 mil habitantes;
  • Jundiaí (SP) – 6,1 homicídios a cada 100 mil habitantes;
  • Passos (MG) – 7,6 homicídios a cada 100 mil habitantes;
  • Limeira (SP) – 7,7 homicídios a cada 100 mil habitantes;
  • Americana (SP) – 7,7 homicídios a cada 100 mil habitantes;
  • Bragança (SP) – 7,7 homicídios a cada 100 mil habitantes.

Outros destaques

Em suma, para realizar esse levantamento, o IPEA considera os municípios com base no número de homicídios para cada 100 mil habitantes.

Estado de São Paulo específico

O Estado brasileiro com o maior número de municípios incluídos na lista de cidades mais seguras do Brasil é, sem dúvidas, São Paulo. Entre os 25 primeiros lugares, 17 são ocupados por cidades paulistas. Jaú, Indaiatuba e Valinhos são as três cidades mais seguras do país, respectivamente.

Nos primeiros oito meses de 2019, por exemplo, Jaú registrou três mortes violentas, sendo considerada uma espécie de referência para outras cidades brasileiras que não vivem a mesma realidade. A taxa de homicídios do município em tal período foi de 2,7 a cada 100 mil habitantes, uma média 12 vezes menor do que o apontado nacionalmente e menor também do que o registrado em países europeus como Letônia e Lituânia.

Jaú possui, em média, 140 mil habitantes e, além de ser conhecida pela segurança, é famosa pela indústria do calçado e da cana-de-açúcar. Além dos municípios já citados, também é necessário destacar a presença de Jundiaí, Limeira, Americana, Bragança Paulista, Santos, Araraquara, São Caetano, Mogi das Cruzes, Itatiba, Catanduva, Sertãozinho, Santa Bárbara d’Oeste, Birigui e Franca entre as cidades mais seguras do Brasil.

 ATLAS DA VIOLÊNCIA 2023 – LANÇAMENTO OFICIAL EM BREVE!

Anualmente, o Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), lança um relatório atualizando os dados de violência no Brasil. O trabalho é feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Embora o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA tenha obtido o acesso as informações com antecedência, a edição de 2023 está sendo preparada.

Como nas anteriores, busca-se retratar a violência no Brasil, principalmente, a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. São informações sobre homicídios analisadas à luz da perspectiva de gênero, raça, faixa etária, entre outras. A novidade deste ano fica por conta de dados sobre a violência contra idosos. Aguardem!

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.