No final desta manhã de quarta feira (28) a assessoria de imprensa da prefeitura municipal através da secretaria da saúde divulgou para todos os veículos de imprensa, o boletim informativo de número 421 onde mais uma vez ficou constatado oficialmente um número assustador de mortes diárias registradas na cidade por uma única doença.

Segundo o fúnebre boletim, mais nove famílias estão a chorar a vida de seus entes queridos em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19 e suas 10 variantes existentes na cidade.

Infelizmente a cidade é a líder regional em casos de morte pelo vírus que invadiu a cidade sem barreiras e, soma agora 472 mortes por conta da doença com uma projeção de começarmos os primeiros dias do mês de maio já ultrapassando a casa dos 500 óbitos. Existem ainda outros quatro óbitos em investigação que poderão elevar ainda mais a triste estatística.

Nas unidades hospitalares há 177 marilienses internados com sintomas da infecção, sendo 112 positivos e 65 aguardando exames. O quadro de contaminados continua preocupando com 3.103 pacientes considerados suspeitos e aguardando resultados com 327 casos em livre transmissão. Não há leito de UTI disponível para SUS e até para particulares e convênios.

Como já retratamos em outras matérias, a situação na UPA norte e PA sul continua catastrófica com o acumulo de pacientes. Hoje pela manhã, foi apresentada a improvisação da UBS Nova Marília como hospital de campanha com leitos de retaguarda para acomodar pacientes que já se acumulam nas cadeiras e bancos da UPA e PA a espera de um leito de UTI.

É importante destacar que, a improvisação se constitui apenas de leitos adaptados sem qualquer recurso adicional de uma unidade hospitalar ou de pronto socorro com dispositivos emergenciais por exemplo de uma SEMI-UTI e, que vem apenas para aliviar a demanda de pacientes nas unidades consideradas como porta de entrada para os contaminados com sintomatologia apontando para um risco de se agravar o estado de saúde. Confira abaixo as nove mortes registradas no dia de hoje;

O primeiro óbito foi de um homem, de 71 anos, portador de diabetes mellitus, conforme notificação hospitalar. Ele iniciou sintomas no dia 25 de março e foi a óbito neste domingo, dia 25.

O segundo óbito foi de um homem, de 71 anos, sem histórico de comorbidade e sem data de inicio de sintomas, de acordo com notificação do hospital. Ele a óbito no último domingo, dia 25.

O terceiro óbito foi de uma mulher, de 71 anos, portador de hipotireoidismo, segundo notificação hospitalar. Ela teve início de sintomas no dia 8 de abril e foi a óbito na última quinta-feira, dia 22.

O quarto óbito foi de uma mulher, de 65 anos, portadora de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus, conforme notificação do hospital. Ela iniciou sintomas no dia 14 de abril e foi a óbito no último domingo, dia 25.

O quinto óbito foi de um homem, de 73 anos, portador de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus, de acordo com notificação do hospital. Ele começou a ter sintomas no dia 28 de março e foi a óbito no último dia 28 de abril (quarta-feira).

O sexto óbito foi de um homem, de 65 anos, portador de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus, segundo notificação hospitalar. Ele teve início de sintomas no dia 5 de abril e foi a óbito no último dia 27 (terça-feira).

O sétimo óbito foi de uma mulher, de 46 anos, portadora de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus, conforme notificação realizada pelo hospital. Ela iniciou sintomas no dia 13 de abril e foi a óbito nesta terça-feira, dia 27.

O oitavo óbito foi de uma mulher, de 70 anos, portadora de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus , de acordo com notificação hospitalar. Ela começou a ter sintomas no dia 11 de abril e foi a óbito na quarta-feira, dia 28.

E o nono óbito foi de um homem, de 70 anos, portador de doença cardiovascular crônica e diabetes, segundo notificação do hospital. Ele teve início de sintomas no dia 22 de abril e foi a óbito na terça-feira, dia 27.

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA lamenta a perda de mais nove vidas e desde já se solidariza com os familiares manifestando aqui as mais sinceras condolências.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.