Enquanto Marília explode em casos de Dengue, sem nenhuma medida efetiva de combate, o município de Garça, distante da capital nacional dos radares, cerca de 2 quilômetros, dá uma aula de procedimento para a equipe do gestor expertise.

A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria da Saúde, continua fazendo o controle de criadouros por todo o município e realizando a aplicação do veneno nos bairros em que houver a necessidade, por conta de casos confirmados ou de focos do mosquito.

No sábado, dia 27 de janeiro, os agentes de endemias estiveram nebulizando as casas do bairro Frei Aurélio. A Vigilância relata que novamente têm encontrado resistência de moradores para que os agentes entrem nas casas, muitos acham que a situação já não é mais preocupante ou alegam que o veneno mancha as roupas e outros tecidos.

No entanto, a nova fórmula do veneno, adotada desde 2021, não é mais “oleosa” como a anterior, sendo assim o veneno novo não danifica ou mancha roupas e objetos.

A dengue é uma responsabilidade compartilhada entre a população e o poder público, a nebulização está sendo feita novamente nos bairros onde há grane quantidade de mosquitos na fase adulta e estes escondem-se no interior das casas, preferindo o clima fresco e a maior possibilidade de alimentar-se de sangue humano.

Fora a aplicação do veneno, é importante que todos estejam atentos e recolham qualquer material que possa acumular água, tanto no interior quanto nos jardins das moradias e comércios.

É importante ressaltar que a nebulização não é eficaz no combate ao mosquito em sua fase aquática: ovo, larva, pupa, dentro dos criadouros com água parada. Portanto, trata-se de uma responsabilidade compartilhada e os moradores precisam colaborar, eliminando os criadouros para evitar a proliferação do mosquito.

Antes, na sexta-feira, dia 26 de janeiro, das 8h às 13h, os agentes de endemias estiveram nebulizando as casas do bairro São Lucas. Na quarta-feira, dia 24 de janeiro, os agentes de endemias nebulizaram as casas dos bairros Mariana, Jardim Paulista, Mondrian e São Lucas. E na sexta-feira, dia 19 de janeiro, os agentes de endemias realizaram nebulização nas casas do bairro Sol Nascente .

Prepare sua casa:
Existem alguns procedimentos que os moradores devem adotar durante a nebulização, para que o veneno mate o mosquito e não prejudique as pessoas e os animais domésticos. São eles:

Guarde em lugar fechado e/ou mantenha cobertos:

  • Alimentos, água e utensílios de cozinha;
  • Roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas)
  • Bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos

Retire ou mantenha levantadas:

  • Roupas de cama;
  • Toalhas de mesa.

Mantenha abertas:

  • Portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida

Atenção:
Durante a aplicação do inseticida, permaneça na calçada com as crianças e os animais domésticos, só retornando 30 minutos após o término da aplicação do inseticida. Se na sua casa houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo até 30 minutos depois do final da aplicação.

Novo Mutirão de limpeza começa segunda-feira, dia 5

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração dos Serviços Públicos e da Secretaria da Saúde, promoverá um mutirão de limpeza em Garça e no Distrito de Jafa.

Nesta ação, os caminhões da Prefeitura irão percorrer todos os bairros de 5 a 9 de fevereiro, entre às 8h e 16h. Na segunda, dia 5, os bairros que serão visitados serão: São Lucas, Jardim Graziela, Mariana, Mondrian, Guanabara, Cascata, Paulista, Residencial do Bosque e adjacentes.

O objetivo é acabar com os possíveis criadouros dos mosquitos Aedes aegypti, que pode causar a dengue, chikungunya, zika virus e a febre amarela, recolhendo materiais que estão sem uso e apenas atrapalhando nos quintais.

Serão recolhidos móveis velhos, pneus, brinquedos velhos, potes, equipamentos eletrônicos e todo tipo de material inservível que a população precisar descartar. Mas, atenção, não serão recolhidos entulhos de construção, tijolos, telhas, madeira, lâmpadas, lixo hospitalar, baterias e podas de árvore.Confira o cronograma com as rotas:

  • Terça-feira, dia 6 de fevereiro: Williams I e II, Portal do Lago, Salgueiro, Paineiras, Eucaliptos, Adrianita, Jardim São Benedito, Jardim Cafezal, Ecoville, São Sebastião e adjacentes.
  • Quarta-feira, dia 7 de fevereiro: Manolo, Centenário, Giseli, Araceli, Estação Velha, José Ribeiro, Alfredo Cotait, Cavalcante, Labienópolis, Morumbi, Jardim Brasil, Nova Garça, Parque Santa Maria, Três Marias, Residencial Campo Belo e adjacentes.
  • Quinta-feira, dia 8 de fevereiro: Vila Serafim, Centro, Rebelo, Jardim Frei Aurélio, Jardim Anita, Santa Maria, Jardim São Rafael, João Zapata, Monte Verde, Vilota São José e adjacentes.
  • Sexta-feira, dia 9 de fevereiro: João Paulo II, Comerciários, Garça I e II, Morada do Sol, Sol Nascente, Parque Real, Imperador, Jardim Europa, Takeo Toyota, Jardim Europa, Distrito Industrial, Distrito de Jafa e adjacentes.

Não perca a oportunidade de jogar fora tudo o que está sem uso.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.