A ocasião não poderia ser a mais oportuna, a exemplo do reconhecido Consórcio Nacional de Veículos de imprensa que surgiu em meio a desencontros de informações e omissão ou ocultação de dados de relevante importância para o conhecimento público, seis importantes veículos de comunicação de Marília, de forma inédita nos 92 anos da cidade, se reuniram no último dia 8 de dezembro para fundar na capital nacional do alimento e das polêmicas, o nosso CONSÓRCIO DE VEÍCULOS DE IMPRENSA.

Apenas para recordar, O Consórcio de Veículos de Imprensa (CVI) é uma parceria estabelecida entre os conglomerados midiáticos brasileiros Grupo Folha, Grupo Globo, Extra, Grupo Estado e UOL para informar dados da pandemia de COVID-19 no Brasil recebidos das secretarias estaduais de saúde. Sua fundação ocorreu em “8” de junho de 2020, devido à restrição que o Ministério a Saúde  promovera na época sobre a divulgação dos dados de números de casos e óbitos decorrentes de Covid-19.

O Consórcio de Veículos de Imprensa atua buscando dados nas secretarias da saúde dos estados  e do Distrito Federal, contornando a necessidade de recorrer aos dados potencialmente imprecisos do Ministério da Saúde. Em janeiro de 2021, o Consórcio criou, antes do Governo Federal, uma campanha publicitária estimulando a vacinação contra a COVID-19.

Em 1º de outubro último, dia em que o Brasil atingiu mais da metade de sua população totalmente vacinada contra a Covid-19, o consórcio de veículos de imprensa completou 500 dias ininterruptos de trabalho. Já no dia 2 de dezembro o Consórcio de Veículos de Imprensa foi um dos vencedores do prêmio Mídia do Ano, na Categoria Mídia Especializada, oferecido pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) em sua 47ª edição.

“Ao deixarem a concorrência de lado em detrimento da colaboração em tempos difíceis, o consórcio formado por estes veículos de imprensa informa e impacta, diariamente, desde a saúde do cidadão comum até a retomada, cautelosa, dos negócios“, afirmou a ABERJE.

Foi dentro desta leitura importante que une os profissionais em prol da cidadania e do interesse comum e, levando-se em consideração a atual conjuntura politica e administrativa da cidade, assim como a onda de denuncismo, fake News e perseguições que o jovem jornalista Cristiano Gonçalves  ( JORNAL CIDADE ), José Carlos Venâncio-Kaíto Jrº ( JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA ), Fernando Andrade ( CONEXÃO MARILIA ) , Athos Guerra ( O MARILIENSE ), Marco Aurélio Zaparolli ( PORTAL MARILIENSE ) e Rodrigo Viúdes ( BLOG DO ROGRIGO ) se reuniram para um único propósito; A BUSCA DA VERDADE DOS FATOS, TRANSPARÊNCIA NAS INFORMAÇÕES E A LEGITIMA LIBERDADE PARA EXPRESSAR E PUBLICAR O QUE É DE INTERESSE DA POPULAÇÃO, sem o temor das rotineiras retaliações que ocorrem na cidade à décadas;

Para Cristiano Gonçalves ( JORNAL DA CIDADE ) é um momento impar; “Já houve outras tentativas e infelizmente de forma frustradas por falta de interesse da maioria por “n” motivos, mas, hoje se torna realidade aquilo que se faz necessário para a cidade; a união de forças em prol de um jornalismo sério, transparente e com pautas comuns sem comprometer o cotidiano editorial e comercial de cada veículo. Próximo passo será agora buscar parcerias com o Ministério Público, OAB e outras instituições para consolidar nossos objetivos. Nosso compromisso será com a verdade dos fatos para cidade”, comentou.

O consórcio nasce justamente em um momento em que mais uma vez a cidade é noticia nos principais veículos de comunicação do país pelo mesmo motivo; escândalos na política. Nas últimas sessões camarárias, foram apresentas na tribuna da câmara denúncias gravíssimas envolvendo homens de confiança da atual administração municipal. No contra ataque, ocorreram denúncias no policia civil, processo investigatório contra ex secretário e apresentação de sentenças judiciais contra um vereador. Em meio a este chumbo trocado de informações está a população com uma simples pergunta; “onde está a verdade ???”

Para o conceituado Jornalista Rodrigo Viúdes ( BLOG DO RODRIGO), o fato é um marco na história do jornalismo regional. “Nasce aqui hoje uma proposta diferenciada, sem menosprezar aqui outros veículos de comunicação. Marília carece da prática de um jornalismo sério e ético sem a condenável noticia tendenciada, seja para que lado for. Normalmente o patrocínio da verba pública, embora seja constitucional, acaba cerceando a informação de acordo com os interesses e conveniências e o cidadão acaba sendo prejudicado por não ter acesso a informação verdadeira. O jornalismo investigativo na sua essência, com transparência na busca da verdade dos fatos, este será o consórcio de imprensa que com certeza acabará agregando ainda outros veículos de imprensa que são apaixonados pela mesma causa; o jornalismo com profissionalismo. Não estamos formando um clube do bolinha, mas, inaugurando uma nova era no jornalismo da região onde todos aqueles que comunguem desta mentalidade e respeitem as regras serão bem vindos. É uma forma de identificar e unir o status quo de uma plataforma altamente professional, quando realizada com independência”, declarou.

A cidade de Marília já foi palco de revelação de grandes jornalistas que por aqui passaram e acabaram brilhando em outros grandes centros. Infelizmente, nas últimas décadas, o setor foi se deteriorando principalmente por um sistema político implantado na cidade que praticamente implantou a ditadura da imprensa. Em meio a perseguições e cooptações, muitos veículos foram impulsionados para a falência e outros foram sucateados se tornando reféns da máquina pública. Com isto, o jornalismo fidedigno com imparcialidade perdeu-se em meio à politicalha.

Athos Guerra ( O MARILIENSE ), jornalista e comunicador destacou a importância da liberdade de expressão; “ Infelizmente é difícil se expressar na cidade, pois, corremos o risco de retaliações comerciais e outros tipos de perseguições que acabam sepultando a prática do bom jornalismo. Eu vejo a criação deste consórcio como uma proteção neste sentido, onde não seremos mais vistos como veículos frágeis. Agora, mexeu com um, mexeu com todos e, no que diz respeito a informação será de suma importância para a cidade a elaboração de uma pauta comum para determinados temas de relevante importância para os munícipes, sem com isto interferir no conteúdo jornalístico de cada veículo de comunicação aqui presente, conotando a preocupação ética com o departamento comercial de cada um. A leitura é uma só; a imprensa é o quarto poder, desde que, atuando com imparcialidade e excelência. Sem duvida um grande dia para o jornalismo de Marília e região”, mencionou.

A iniciativa de veículos de imprensa do Brasil em se unir para divulgar dados relacionados ao coronavírus no Brasil é classificada como importante e necessária por associações, especialistas e órgãos de saúde. E revelam um vácuo de informações oficiais, ressaltam. Para Marcelo Rech, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), a união dos veículos é uma evidência da relevância do caráter insubstituível do jornalismo profissional diante da falta de informações oficiais. “a transparência é mandamento constitucional”.

Para Fernando Andrade   ( CONEXÃO MARÍLIA ), a iniciativa resgata a história do jornalismo local e vai de encontro com o desejo da população; “ Vivemos hoje, dias de dúvidas, de um lado um fala uma versão e do outro conta-se outra versão. O consórcio chega justamente para ser um divisor de águas límpidas, sem compromisso com lado A ou B, mas com a população e a sociedade como um todo. Iremos de encontro a entidades, organizações, clubes de serviço e outros mostrando a nossa identidade com uma pauta focada na verdade e na transparência objetivando o bem comum da cidade” enfatizou.

A fundação do CONSÓRCIO DE VEÍCULOS DE IMPRENSA em Marília não é um copia fiel do modelo nacional, pois terá uma amplitude ainda maior abordando todos os temas que requeiram um papel investigativo. Também não podemos dizer que é uma novidade ou um aborto da natureza provocada pelo sistema. Para se ter ideia, o Senado promove constantes campanhas de esclarecimentos neste sentido. No ar, há dois anos, com o slogan “Notícia falsa se combate com boa informação” em todos os seus veículos de comunicação e perfis nas redes sociais, uma das campanhas tem a participação dos próprios jornalistas da Casa, mostrando como impedir que uma notícia inverídica se espalhe. Este é o caminho a ser seguido.

Foi o que disse um dos mais antigos jornalistas da cidade, Marco Aurélio Zaparolli (PORTAL MARILIENSE ); “É emocionante ver que conseguimos sentar a mesma mesa, e checar a um consenso que é possível ainda fazer um jornalismo de qualidade e sem amarras ou indução política. Isto não é corporativismo, é  a luta do direito investigativo e transparente da imprensa. Diante desta onda de denuncismo que com certeza se arrastará até 2024, se torna impossível um jornalismo sério se calar através da omissão dos fatos que ocorrem sem o conhecimento da população. O verdadeiro papel de um imprensa séria é este. Fico feliz com a formação deste consórcio que com certeza vai abalar os alicerces do jornalismo regional”, relatou.

Como já mencionamos Marília sempre foi um celeiro de bons jornalistas que despertaram a atenção de outros veículos de comunicação da chamada grande mídia se destacando e elevando o nome de nossa cidade. A cidade que já teve diversos jornais impressos como Correio Mariliense, Jornal Diário, Jornal do Comércio e tantos outros, hoje se rende a revolução tecnológica com apresentação de importantes portais que desempenham seu papel, mas, de uma forma isolada enfraquecendo a categoria e se tornando presa fácil para aqueles que podemos chamar de portadores da mordaça e predadores da transparência.

Para finalizar, José Carlos Venâncio- Kaíto Jr (JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA ) comentou a importância do momento. “Faço minhas as palavras de todos aqueles que me antecederam e destaco aqui, para aqueles que irão criticar que, esta ação não pode ser enquadrada como oportunismo, mas sim, como um ato de coragem daqueles que resolveram dar as mãos em prol de uma causa; o jornalismo sério e com excelência e a cidade de Marília. O consórcio nasce na cidade de Marília para a defesa da verdadeira imprensa e do seu legitimo direito de oficio em todas as instâncias. Como eu sempre menciono a todos; a questão não é ser oposição ou situação, mas ter posição diante dos fatos e acontecimentos. Esta será a nossa missão e agora de uma forma pactuada em torno de uma pauta comum e a proposta de um debate de ideias com a população sobre assuntos pertinentes que venham a acrescentar para cidade. Ganha Marília, ganha o jornalismo e até a classe política com a inserção de um jornalismo que será referência para toda a região, quando o assunto for a verdade dos fatos. É importante frisar, sem conchavo ou acordo com qualquer personagem da política atual. A isenção nos deixa a vontade para pelo menos tentar PASSAR MARÍLIA A LIMPO. Compromisso com a noticia e um posicionamento em defesa daqueles que exercem a profissão com excelência. A essência do bom jornalismo está aqui. Este será o consórcio de veículos de imprensa”, finalizou.

Os próximos passos do recém criado consórcio, será selar importantes parcerias, principalmente na esfera jurídica estadual e federal e agregar apoiadores e outros profissionais que comunguem deste mesmo pensamento em defesa da categoria da informação com transparência.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.