Inauguração acontece seis anos após o previsto. Briga da prefeitura de Aparecida e do escultor responsável pelo monumento com uma associação de ateus atrasou entrega.

Seis anos após o previsto, uma estátua gigante de Nossa Senhora Aparecidafoi inaugurada na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, na noite deste sábado (7), às vésperas do Dia da Padroeira.

O projeto para instalação do monumento de cerca de 50 metros de comprimento foi anunciada em 2017, mas sofreu grande atraso por conta de uma briga na Justiça, após uma ação movida pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) – leia mais detalhes abaixo.

Depois da construção chegar a ser impedida judicialmente, ela foi retomada em 2022 e inaugurada oficialmente em um evento na noite deste sábado, que contou com a presença do autor da obra, o artista plástico Gilmar Pinna, de 65 anos.

Mesmo com a entrega oficial, o projeto ainda não está 100% finalizado e faltam etapas, que devem levar mais cerca de um ano e meio para conclusão total.

“Ainda vamos colocar um mapa gigante do Brasil, segurado por dois braços de Deus. A ideia é representar que nosso país está nas mãos de Deus. Cada braço terá 19 metros e essa escultura terá, no total, 50 metros também, além de 60 toneladas”, explica Pinna, que diz ainda que a arte poderá ser vista a seis quilômetros de distância.

Maior que Cristo Redentor:

A estátua gigante da Padroeira do Brasil que foi instalada em Aparecida do Norte, cidade que abriga o Santuário Nacional, maior templo católico do país que é dedicado à Nossa Senhora. O monumento, de 50 metros de altura, é maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro,, com 38 metros de altura.

Apesar disso, o local onde fica a estátua, no bairro Itaguaçu, já está aberto ao público. Os interessados não precisam pagar para visitar a obra, que fica em um espaço aberto e disponível 24 horas por dia.

A inauguração da escultura, que é feita de aço, contou também com uma exposição chamada ‘A vida pública de Jesus Cristo’, cujo objetivo é relembrar o derramamento de sangue de Jesus.

“Essa exposição estava em São Paulo e agora ficará três meses em Aparecida. Depois irá para outras cidades do Brasil. Queremos incentivar a doação de sangue e de órgãos no país”, explica o artista.

De acordo com ele, foram gastos aproximadamente R$ 10 milhões na produção da estátua de Nossa Senhora. Ele comemora o fato de finalmente poder entregá-la.

“Estou muito feliz por ainda ter força para não parar e conseguir finalmente inaugurar esse trabalho. Tivemos o bloqueio da justiça, mas que bom que entenderam que a intenção é boa”, afirma.

Caso na Justiça

A ação movida pela Atea tinha como alvo a imagem e outras cinco esculturas que ficam em rotatórias da cidade e trazem cenas em homenagem à Padroeira. A associação alegava que o Estado é laico e que a prefeitura não poderia instalar e investir nos monumentos, beneficiando uma religião em detrimento de outras.

Em uma decisão em primeira instância, a juíza Luciene Bela Ferreira Allemand acatou o pedido, argumentando que a prefeitura não poderia manter o monumento ou investir em obras que levassem em conta a religião católica. Além da estátua, incluiu também as outras cinco peças.

Em março do ano passado, no entanto, o Tribunal de Justiça revogou a decisão e passou a permitir a instalação da escultura. O desembargador Ponte Neto disse que a cidade tem como principal atrativo econômico o turismo religioso e, ao permitir e investir nas obras, a prefeitura fomenta a economia local.

Em meio à briga judicial, as partes que foram a estrutura chegaram a ficar abandonadas. Até 2019, a prefeitura não tinha ainda um espaço para que a obra fosse instalada e ela acabou sendo foi deixada amontoada em um terreno, onde passou a enferrujar. Em 2021, quem passava pelo local, conseguia avistar os sinais de vandalismo, com a base pichada.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.