A violência está em alta em Marília e o grande questionamento que se faz é sobre quais as medidas que estão sendo adotadas para coibir as práticas criminosas e quais não estão sendo realizadas seja por parte da policia militar ou civil que reconhecidamente possuem um efetivo já insuficiente para as demandas da cidade ou por parte da administração municipal que não adota qualquer tipo de projeto ou politica que venha a promover a inclusão social e automaticamente inibir práticas delituosas. Só distribuir cestas básicas não resolve.

Fato é que a região norte da cidade de Marília fechou o primeiro semestre de 2022 com aumento nos números de violência comparado ao mesmo período em 2021. Os dados foram divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) nesta segunda-feira (25). Por um outro o lado, a zona leste pode ser considerada a mais tranquila do município.

Para se ter um ideia a região Norte liderou os casos de homicídios nos primeiros seis meses do ano com 66,6%, para não assustar o percentual se refere a dois homicídios. O outro assassinato ocorreu na zona Oeste, dentro do mesmo período.

Para debitar na conta da região norte, os flagrantes por tráfico de entorpecentes também se destacaram em relação às outras regiões da cidade. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Publica ) foram 41,8% (36) das ocorrências neste primeiro semestre. Já a região Sul contabilizou 38,3% (33), Oeste 16,2% (14), Leste 2,3% (2) e Central apenas 1,1% (1).

Outro destaque negativo se refere ao crime de estupro. A região apresentou 64,2% de crescimento no primeiro semestre do ano, contabilizando 39,1% das ocorrências registradas no período. Segundo a SSP ( Secretaria de Segurança Pública ) do Estado de São Paulo, a região norte de Marília teve 19 dos 46 crimes de violência sexual no primeiro semestre. No mesmo quesito, a região Oeste vem em seguida com 26% (12) dos casos, região Sul com 21,7% (10) e região Central com 10,8% (5). Não zona Leste não foi registrada nenhuma ocorrência neste sentido.

No item tentativa de homicídio os bairros da zona Sul ficaram na dianteira com a maior incidência de casos. A região registrou 33,3% (4) dos crimes nos seis primeiros meses do ano. A Norte e Oeste vem em seguida com 25% (3) cada, e Leste e Central com 8,3% (1).

Na zona oeste, a maior incidência ficou por conta dos roubos. A região registrou 29,7% (25) dos casos, seguido pela Sul com 23,8% (20), Norte com 21,4% (18), Central com 13% (11) e Leste com 11,9% (10).

A mesma região Oeste ainda contabilizou 66,6% (4) das mortes em acidentes de trânsito no primeiro semestre. Os outros dois óbitos colisões no perímetro urbano e rodovias de Marília ocorreram nas zonas Sul e Leste.

Voltando a zona sul, mais um troféu e agora para os furtos que no período cravaram a marca de 30,2% (437) das ocorrências. A Norte contabilizou 25,2% (364), Oeste com 20,6% (298), Central com 12% (174) e Leste com 11,7% (170).

Mais uma vez, o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA questiona a falta de uma GUARDA MUNICIPAL com efetivo suficiente para pelo menos realizar ações na região central , principais corredores comerciais e prédios públicos, a exemplo do que já acontece na maioria das cidades de nossa região, e até de menor porte.

Será que a quantidade de câmeras de vigilância são suficientes para as dimensões da cidade ? Porque Marília foi a única cidade da região de médio porte que não ganhou um BAEP ? O efetivo da policia militar é o mesmo percentualmente falando de acordo com numero de habitantes de 30 anos atrás ? Ações precisam ser realizadas objetivando transmitir segurança a nossa população e aos comerciantes. Que venha o segundo semestre.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.