Levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (13/10), aponta o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como principal adversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sucessão presidencial em 2026.

Na pesquisa espontânea, que pergunta aos entrevistados em quem votariam sem apresentar uma lista de candidatos, Lula lidera com 22,1% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 14,3%, e Tarcísio, com 1,3%.

Como Bolsonaro está inelegível até 2030, o Paraná Pesquisas não incluiu o ex-presidente nos cenários da pesquisa estimulada, que apresenta uma lista de candidatos.

Nesses cenários, Tarcísio é o político de oposição a Lula com o melhor desempenho. No primeiro cenário, com todos os potenciais candidatos a presidente em 2026, Lula lidera com 36,6%, seguido por Tarcísio, com 12,7%.

Nos demais cenários, Tarcísio aparece em segundo lugar, atrás de Lula, mas com uma distância menor. No segundo cenário, sem os governadores de Minas, Paraná e Goiás, Lula vai a 37,6% e Tarcísio sobe para 18,9%. Já no cenário apenas com os governadores de oposição de Minas e Rio Grande do Sul, o presidente Lula registra 37,6%, seguido por Romeu Zema, com 15,3%.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.020 eleitores em 126 municípios dos 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Inelegibilidade de Bolsonaro abre brecha na direta para a disputa pela presidência em 2026; veja quem está no páreo

A derrota de Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que formou maioria para tornar ex-presidente inelegível em julgamento nesta sexta-feira, abre espaço para a concorrência pelo voto bolsonarista de olho nas eleições de 2026. Por motivos distintos, três nomes vem sendo comumente citados por correligionários de Bolsonaro como possíveis sucessores no campo da direita: a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL); o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Correm por fora ainda a ex-ministra da Agricultura, hoje senadora Tereza Cristina (PP-MS); e o governador do Paraná, Ratinho Júnior.

‘Vários bons nomes por aí’

Apesar da expectativa de que o ex-presidente busque conduzir seu espólio eleitoral para um único nome de sua preferência, o próprio Bolsonaro tem evitado sinalizações específicas. Na quinta-feira, por exemplo, questionado por jornalistas no Rio sobre a capacidade de Tarcísio e de Michelle despontarem como seus sucessores, Bolsonaro afirmou que há “vários bons nomes por aí”.

— Bolsonaro foi quem conseguiu cristalizar em votos uma força social de interesses difusos, que inclui, por exemplo, evangélicos e militares. Há a possibilidade tanto de uma fragmentação deste campo quanto de surgir candidato escolhido por Bolsonaro como herdeiro, embora isso, por si só, não signifique que este nome será bem-sucedido em herdá-lo — analisa o cientista político Emerson Cervi, professor da UFPR.

Tarcísio de Freitas

Tarcísio, sempre que questionado sobre a possibilidade de ser candidato, também tem se esquivado do assunto. Segundo interlocutores, a antecipação deste assunto antes do desfecho do julgamento de Bolsonaro poderia ser lida como oportunismo e traição. Também pesa na balança o fato de ele ainda poder disputar a reeleição ao governo estadual.

O governador de São Paulo tem encontrado desconfiança de bolsonaristas por posicionamentos mais ao centro e pelo pouco espaço dado à ala ideológica na máquina estadual. Tarcísio preteriu o próprio partido nas nomeações ao Palácio dos Bandeirantes e quase não cedeu cargos ao PL. Ao mesmo tempo, abriu um canal de diálogo com o presidente Lula e fez de Gilberto Kassab (PSD), figura rejeitada por apoiadores de Bolsonaro, um dos quadros mais influentes de sua gestão.

Romeu Zema

O governador mineiro, Romeu Zema, ganhou força como possível herdeiro do campo bolsonarista desde sua aproximação explícita com Bolsonaro e seu entorno, no segundo turno de 2022. De um partido, o Novo, que não faz parte do núcleo bolsonarista, ele aposta mais no antipetismo do que nas pautas ideológicas, e tem feito uma gestão se equilibrando entre moderação e acenos à direita.

Por já ter se reelegido, Zema tem um empecilho a menos do que Tarcísio para se lançar à Presidência em 2026. No entanto, Bolsonaro sinalizou nesta sexta-feira, em viagem a Belo Horizonte, que enxerga o governador mineiro como alternativa para concorrer ao Palácio do Planalto só a partir de 2030.

Receio com a família

Uma eventual candidatura à Presidência da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que desempenhou papel central na campanha do marido em 2022, agrada o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Michelle é considerada um nome capaz de fidelizar o eleitorado evangélico e ampliar o apelo do bolsonarismo entre as mulheres, que apresentavam maiores índices de rejeição a Bolsonaro na última campanha, segundo pesquisas eleitorais.

Michelle assumiu neste ano a presidência do PL Mulher, braço do partido voltado ao público feminino, e tem percorrido o país visando angariar novas filiações, além de testar o discurso político.

O ex-presidente, porém, tem desencorajado publicamente a ideia de uma candidatura presidencial de Michelle, argumentando que falta “experiência” política à ex-primeira-dama. Correligionários de Bolsonaro avaliam que há receio de deixar integrantes da família “na vitrine”, sujeitos a escrutínio do público e a ataques de adversários políticos, e que por isso o ex-presidente colocou o pé no freio de candidaturas de parentes ao Executivo.

Por raciocínio semelhante, argumentam esses aliados, Bolsonaro orientou Flávio, seu filho mais velho e senador, a recuar de uma candidatura que vinha sendo articulada à prefeitura do Rio em 2024.

Aceno ao agro

Os obstáculos para os favoritos no campo bolsonarista têm levado aliados do ex-presidente a cogitar alternativas, conciliando a proximidade ao ex-presidente com a capacidade de acenar a grupos tradicionalmente ligados à direita. Uma dessas alternativas, segundo a jornalista Andréia Sadi, apresentadora do Estúdio i na GloboNews, é a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Eleita ao Senado em 2022 pelo Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina tem sua base eleitoral fortemente ligada ao agronegócio, e é vista como um nome que mantém portas abertas no setor. Além disso, sua candidatura agrada a caciques do Centrão, que veem nela um nome mais moderado e mais confiável em relação a outros cotados.

Outra alternativa que corre por fora é o governador do Paraná, Ratinho Jr., reeleito com ampla vantagem em um dos estados onde Bolsonaro teve maior votação proporcionalmente no ano passado. No segundo turno, apesar da derrota para Lula (PT) e de perdido a Presidência, Bolsonaro teve 62,4% dos votos válidos no Paraná. Em apenas outras cinco unidades da federação o ex-presidente conseguiu mais de 60% dos votos; todos eles, porém, com menor peso eleitoral do que o Paraná, que é o quinto estado mais populoso do Brasil segundo o Censo 2022.

Ratinho, assim como Tereza Cristina, também é tido como nome mais palatável para alianças com partidos de centro. Pesa contra ambos, por outro lado, um possível desconhecimento dos eleitores de outros estados.

Veja os prós e contras dos possíveis herdeiros políticos de Bolsonaro:

Possíveis herdeiros do bolsonarismo: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas — Foto: Editoria de Arte
Possíveis herdeiros do bolsonarismo: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas — Foto: Editoria de Arte

Tarcísio de Freitas (Governador de São Paulo e ex-ministro da Infraestrutura)

  • Prós:
  1. Está à frente do estado com o maior orçamento do Brasil
  2. Foi bem avaliado em seus cem primeiros dias de governo, aprovado por 44% dos paulistas
  3. Em função do perfil liberal, tem o apoio do empresariado
  4. Pode usar obras tocadas no seu período como ministro da Infraestrutura para atrair eleitores de outras regiões
  • Contras:
  1. Distanciou-se da base bolsonarista após assumir o governo
  2. Não adere integralmente às pautas ideológicas
  3. É criticado por ter participado de encontros com Lula e políticos da esquerda
  4. Bolsonaro já disse a aliados que não o vê pronto para disputar uma eleição contra Lula
Possíveis herdeiros do bolsonarismo: o governador de Minas Gerais, Romeu Zema — Foto: Editoria de Arte
Possíveis herdeiros do bolsonarismo: o governador de Minas Gerais, Romeu Zema — Foto: Editoria de Arte

Romeu Zema (Governador de Minas Gerais)

  • Prós:
  1. Conseguiu se reeleger no primeiro turno em MG contra um adversário apoiado por Lula
  2. Conquistou apoio de partidos do Centrão como o PP e o MDB em 2022
  3. Histórico como administrador de rede varejista pode atrair confiança do empresariado
  4. Tem como reduto político o segundo maior colégio eleitoral e de onde saíram oito presidentes da República
  • Contras:
  1. Só apoiou Bolsonaro no segundo turno
  2. Já criticou o governo Bolsonaro
  3. É de um partido pequeno e que não faz parte do núcleo bolsonarista
  4. É desconhecido fora de Minas Gerais
Possíveis herdeiros do bolsonarismo: A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro — Foto: Editoria de Arte
Possíveis herdeiros do bolsonarismo: A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro — Foto: Editoria de Arte

Michelle Bolsonaro (Ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher)

  • Prós:
  1. É casada com Bolsonaro e tem a simpatia do bolsonarismo
  2. Adere integralmente às pautas ideológicas do bolsonarismo
  3. Tem a confiança do presidente do PL Valdemar Costa Neto
  4. Foi considerada ‘trunfo eleitoral’ na campanha de Bolsonaro à reeleição, ajudando a atrair o eleitorado feminino e evangélico
  • Contras:
  1. Nunca exerceu mandato
  2. Precisa responder sobre casos negativos, como o das joias sauditas e as suspeitas de rachadinha
  3. O próprio Bolsonaro disse que ela não tem “vivência” para disputar a eleição
  4. Mantém rusgas com os filhos de Bolsonaro
Possíveis herdeiros de Bolsonaro: Tereza Cristina, senadora e ex-ministra da Agricultura — Foto: Editoria de Arte
Possíveis herdeiros de Bolsonaro: Tereza Cristina, senadora e ex-ministra da Agricultura — Foto: Editoria de Arte

Tereza Cristina (ex-ministra da Agricultura e atual senadora)

  • Prós
  1. Proximidade com o agro
  2. Agrada caciques do Centrão
  3. Aceno ao eleitorado feminino
  • Contras
  1. Desconhecimento do eleitorado a nível nacional
  2. Não faz parte do núcleo duro do clã Bolsonaro
Possíveis herdeiros de Bolsonaro: Ratinho Jr., governador do Paraná — Foto: Editoria de Arte
Possíveis herdeiros de Bolsonaro: Ratinho Jr., governador do Paraná — Foto: Editoria de Arte

Ratinho Jr. (governador do Paraná)

  • Prós
  1. Reeleito com ampla vantagem em um dos estados mais bolsonaristas na eleição de 2022
  2. Tem apoio da cúpula do PSD, dono de uma das maiores bancadas do Congresso
  3. Aglutinou diferentes forças políticas em seu estado, dos mais radicais aos moderados à direita, e também construiu pontes com a esquerda
  • Contras
  1. Desconhecimento do eleitorado a nível nacional
  2. PSD, seu partido, tende a priorizar uma eventual candidatura de Tarcísio de Freitas

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DE O GLOBO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.