O Serasa, órgão de proteção de crédito, atualizou o seu termômetro de saúde financeira dos brasileiros: o Score 2.0. A novidade apresenta na plataforma quais índices interferem na pontuação, auxiliando diversos consumidores a aumentar o seu score e conseguir melhores ofertas de crédito.

A mudança do sistema está sendo distribuída gradualmente e deverá estar disponível para todos os cidadãos até dezembro — 3 milhões de brasileiros já tiveram acesso à atualização. Além das mudanças na experiência do usuário, o Serasa Score também realizou ajustes nos pesos das informações utilizadas para o cálculo, gerando variações na atual pontuação.

Segundo Amanda Castro, gerente executiva do Serasa Score, as mudanças foram feitas para adequar o recurso ao cenário atual: “O Serasa Score afeta a vida de milhões de brasileiros que buscam crédito. Trabalhamos constantemente para que ele se mantenha fiel à realidade financeira dos consumidores”.

Apesar das mudanças, os bons hábitos e o cadastro positivo continuam sendo considerados os principais fatores para um bom score. Até o momento, as modificações ajudaram a 44% dos brasileiros cadastrados na Serasa a aumentarem sua pontuação.

O que mudou no Serasa Score 2.0?

O novo Serasa Score apresenta uma análise de crédito mais precisa, de acordo com os parâmetros mais atuais do mercado. Segundo o órgão, as duas principais mudanças são: o aumento do peso para comportamento de pagamento de compromissos financeiros informados à Serasa pelo Cadastro Positivo, e a inclusão de dívidas presentes na base de dados do SPC Brasil.

Confira as tabelas com as mudanças, a seguir;

É possível ver que os fatores de “pagamentos de dívidas” e “histórico de dívidas” tiveram uma queda expressiva em relação ao Score 1.0. Os valores foram compensados, aumentando o peso das outras informações, mais relacionadas à concessão de crédito.

A classificação das faixas também sofreu alteração, com os índice “Muito Bom” tendo o mínimo de 701, contra 800 do Serasa 1.0. A novidade também passou os consumidores com pontuação de 400 a 500 para a faixa “Bom”, que antes configurava a faixa “Regular”.

Como saber a minha pontuação no Serasa?

O seu CPF pode ser consultado pelo aplicativo do Serasa ( Android/iOS) ou pelo site do Serasa através dos passos, a seguir;

  1. Entre no site do Serasa;
  2. Clique em “Consultar CPF Grátis”;
  3. Realize o seu cadastro e confirme o e-mail;
  4. Acesse a opção “Meu CPF” e realize a consulta.

Na página de finanças, é possível encontrar várias informações sobre a sua pontuação, incluindo histórico, o que está afetando o score e sua composição. Além disso, no histórico o consumidor poderá acompanhar as últimas seis variações da sua pontuação.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.