Ela resiste apesar do tempo e é de fundamental importância para muitas mães dos mais diferentes bairros de Marília que trabalham principalmente na região central e precisam de um local de confiança para deixar seus filhos. Fundada em 01-01 de 1949 pela senhora Olivia Cândido de Almeida, esposa do Coronel Galdino de Almeida, é uma das mais antigas instituições da cidade com reconhecimento em todo o estado de São Paulo .

Sua história na realidade se iniciou em uma chácara doada pela casal Almeida situada na avenida Sampaio Vidal, sendo que no principio funcionava como um orfanato. Apenas no ano de 1982, houve a alteração e a mudança para o atual endereço, na avenida Santo Antonio, 766, região central da cidade, ampliando sua atuação.

O Lar Da Criança oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Parque Infantil, Quadra Esportiva, Sala de Leitura, Auditório, Pátio Coberto, Sala do Professor e refeitório, onde oferece alimentação com cardápio balanceado para as crianças que atende.

Na segunda quinzena de Janeiro tomou posse a nova diretoria, composta por 22 membros e que tem como presidente o ex vereador e também presidente da Câmara Municipal, o destacável empresário do setor de imóveis, Valter Luiz Cavina, conhecido pelo seu espírito empreendedor e por apoiar projetos sociais prestando sempre importantes serviços voluntários para a igreja.

É importante destacar que a diretoria desenvolverá a exemplo das demais um trabalho voluntário objetivando auxiliar no desenvolvimento das atividades e claro, na manutenção da mesma. Em tempos de pandemia, é impossível não constatar que a instituição também passa por dificuldades e precisa mais do que nunca do auxilio da população.

Atualmente a mesma atende à 70 crianças, mas, já chegou a prestar atendimento à 130 alunos dos mais diversos pontos da cidade, no nível 2, que compreende a faixa à partir de 1 ano e 4 meses, sempre em período integral proporcionando tranquilidade para as mães que trabalham principalmente na região central.

O lar da Criança foi ligado a Paróquia de Santo Antonio em parceria com as irmãs missionárias de Jesus Crucificado de Marília até o ano de 1982 e hoje conta como importante parceiro, com o bazar permanente ( tipo brechó) que funciona no local comercializando roupas , objetos, utensílios domésticos etc… novos e usados em bom estado. Esse bazar é de fundamental importância, pois em muito auxilia com sua arrecadação , na manutenção do Lar da Criança.

Nossa reportagem conversou com o novo presidente, Valter Cavina, que mencionou as dificuldades solicitando o apoio da sempre solidária população mariliense; “De fato, assumimos com muita satisfação esta missão de ajudar esta instituição septuagenária que tem prestado relevantes serviços a nossa cidade. Aqui desenvolvemos uma ação de voluntariado e contamos com a ajuda da população para cuidar das mais de 70 crianças atendidas”, comentou.

Devido a situação difícil em que se encontra a instituição, Cavina foi objetivo em seu pedido ; “Precisamos da ajuda de todos. Estamos necessitando de doações em geral. Quem tiver algo e puder doar, basta ligar no Lar e falar com a nossa Diretora, Sandra Regina pelo telefone 3433.4060. Antecipadamente, nossa diretoria agradece .“, concluiu.

Valter Luiz Cavina é reconhecidamente um empresário de sucesso, sendo proprietário da conceituada, Master Imóveis. Com destacada passagem e atuação na Câmara Municipal de Marília, chegando inclusive a presidir nossa casa de leis e até a ser cogitado para uma candidatura a prefeitura da cidade. Para quem o conhece, já sabe; o mesmo é especialista em trabalhar com equipes, e com certeza chega para fazer a diferença.

O que é o voluntariado

Segundo definição das Nações Unidas, “voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”

Em estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo. Do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade (forte herança cultural e religiosa), reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores, e o compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento.

Como posso ajudar ?

Conforme o já citado pelo presidente Valter Cavina, a instituição está passando por dificuldades e necessitando de doações em geral. Se você, leitor ou leitora do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA sentir no coração de ajudar o LAR DA CRIANÇA, poderá doar roupas , objetos, utensílios domésticos, novos e usados em bom estado de conservação para a revenda no brechó que funciona no local.

Para efetuar a doação basta ligar para o telefone 3433-4060 e falar com a Sandra Regina ou se dirigir pessoalmente a avenida Santo Antônio, 766 e conhecer o excelente trabalho realizado pela instituição. O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, apoia essa campanha.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.