É muito comum a recomendação de fazer uma alimentação saudável, fazer boas escolhas na hora de montar o seu prato.

Isso, porque a longo prazo, o que ingerimos diariamente tem forte ligação com o desenvolvimento de fatores de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão, obesidade, dislipidemias e diabetes.

A importância da alimentação adequada na redução do risco cardiovascular já está mais do que demonstrada por uma série de estudos científicos. Investir na prevenção primária com mudanças do estilo de vida tem como um dos seus pilares a alimentação saudável.

Mas, afinal quais alimentos são esses que devemos consumir no nosso dia a dia que vão proteger a minha saúde e o meu coração?

– Azeite de Oliva do tipo extra virgem reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.

– Peixes são ricos em ômega 3, auxilia na redução do colesterol ruim, triglicerideos, aumenta o colesterol bom.

– Cereais, principal representante do grupo a aveia, reduz as concentrações de colesterol e triglicerídeos ( retirar lipídios totais )

– Oleoginosas tipo castanhas, nozes, avelã – tem ação antioxidante, o que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim.

– Frutas – Sempre aliadas à saúde, o consumo de frutas deve fazer parte de qualquer cardápio.

– Grãos – Também trabalham a favor do coração. Feijão, soja e quinoa são exemplos de grãos fazem valer a pena manter no cardápio.

Sempre falo que sabemos quando estamos cometendo o “pecado” na hora da alimentação, aquele alimento gorduroso, cheio de açúcar ou com muito sal não é difícil de ser identificado. Adquirir uma rotina saudável é que faz toda a diferença para se permitir um excesso esporádico, em uma festa por exemplo.

Alimentação saudável, boas escolhas, devem fazer parte da sua rotina de cuidado com o coração.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.