Parece incrível, mas, é verdade. Mesmo diante de milhares de reclamações questionando a falta de ônibus, e extinção de algumas linhas, a diminuição de horários e a aglomeração em horários de pico sem qualquer fiscalização, a AMTU ( Associação Mariliense de Transporte Urbano ) que representa as empresas Grande Marília e Sorriso de Marília, protocolou um pedido de reajuste para a tarifa de transporte coletivo.

A argumentação utilizada pela entidade, é a de que o reajuste é necessário para o equilíbrio econômico e financeiro do contrato em vigor. Para tal, as empresas enviaram a prefeitura municipal e ao chefe do executivo, prefeito Daniel Alonso, planilha com cálculos sobre perdas e prejuízos que as empresas de transporte teriam acumulado durante todo o período da pandemia.

Com exclusividade, a reportagem do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA apurou que o reajuste solicitado ultrapassa a casa dos 64% ( sessenta e quatro por cento ) elevando a passagem dos atuais R$ 3,80 para R$ 6,24.

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Nossa redação entrou em contato com a assessoria de imprensa da AMTU e, de forma solícita nos foi repassada o seguinte comunicado;

Ainda não vamos nos manifestar sobre o assunto, Aguardamos o posicionamento da Prefeitura. Amtu não vai comentar o processo de readequação do equilibrio economico financeiro do contrato de concessão do serviço de transporte coletivo. Apenas confirma que protocolou o pedido de reajuste necessário para que o sistema possa continuar operante. Qualquer informação sobre este processo deve ser consultada na Prefeitura de Marília. Em momento oportuno a AMTU irá se manifestar.

Vale ressaltar que, as empresas de transporte coletivo de todo o Brasil passam por dificuldades financeiras devido ao período de pandemia e recentemente o setor foi surpreendido pelo anuncio do presidente Jair Bolsonaro abortando a ideia de conceder um suporte financeira para as empresas pelos prejuízos provocados pela Covid-19.

A ausência de subsídios federais, acaba transferindo para os municípios a criatividade na busca por uma solução que venha a auxiliar as empresas sem penalizar o usuário do transporte coletivo.

Em algumas cidades, a alternativa foi a municipalização do Transporte Coletivo com a implantação de linhas inteligentes e inter modais regionais, em uma bandeira defendida pelo JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA que poderia propiciar também a tão sonhada TARIFA POPULAR.

Com o objetivo de ouvir todas as partes, tentamos também um contato com a assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Marília para que pudesse apresentar um parecer da emdurb e da administração municipal, mas, até a publicação desta matéria não obtivemos retorno.

Caso o Prefeito Daniel Alonso venha a aceitar o pedido, Marília terá uma das tarifas mais caras do Brasil de acordo com a quilometragem percorrida com os usuários. Nos resta agora aguardar as cenas dos próximos capítulos.

DIRETO DA REDAÇÃO.

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