O objetivo da visita foi conhecer a estrutura da Universidade de Marília e levar aos acadêmicos conhecimento sobre a gestão empresarial na área da medicina veterinária

O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) recebeu os diretores da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV) e da Associação Nacional dos Médicos Veterinários (ANMV). A comitiva conheceu a infraestrutura da Universidade, a metodologia de ensino e promoveu duas palestras sobre gestão de carreira, uma voltada aos profissionais da área e outra para os acadêmicos.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Prof. Dr. Fábio Manhoso, foi uma alegria receber a comitiva. “É muito importante estar com estas Associações, no sentido de agregar valor à nossa profissão, porque buscamos, cada vez mais, uma sinergia para que possamos juntos fazer a medicina veterinária de qualidade. A visita deles a nossa Universidade, que é um embrião desta construção, é muito salutar, porque estão aqui para falar com os colegas, mas também com os alunos, além de conhecer a estrutura do curso”, conta

A visita técnica foi realizada no bloco 8 da Unimar, sendo apresentados os laboratórios de práticas e o Hospital Veterinário, bem como a Fazenda Experimental e Fazenda Água Limpa. O objetivo foi apresentar a estrutura diferenciada da Instituição e a missão do curso na formação de qualidade dos profissionais.

O Presidente da ABHV, João Buck, contou que ficou encantado com a estrutura da Unimar. “Realizar esta visita é um orgulho gigante. Nós, que viajamos o Brasil todo, é muito legal chegar à Universidade de Marília, que tem tamanha estrutura, e ser recebidos com tamanho carinho, porque a Medicina Veterinária precisa deste tipo de entrega. Fiquei muito feliz e
orgulhoso da nossa classe”, destaca.

A Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABVM), criada há cinco anos, tem como objetivo ser referência para as estruturas clínicas, hospitalares e centros de diagnóstico para que, assim, seja exercida uma medicina veterinária de alto nível. “Nossa intenção é reunir a classe para tentar trazer mais conteúdo de gestão e informação, para que a gente eleve a régua da medicina veterinária. Estamos muito felizes, porque encontramos muita vida inteligente aqui na Universidade de Marília”, destaca Buck.

O tesoureiro da Associação Nacional dos Médicos Veterinários, Thomaz Marzano, ressaltou os diferenciais da Universidade de Marília no processo de ensino. “Durante a visita, lembrei da minha época de faculdade e me vi ali, tanto na área de pequenos quanto a grandes, e a importância de ter os animais para os estudantes poderem tocar e vivenciar a profissão. Na minha percepção, o que faz o médico veterinário que a gente precisa ter, que é o profissional completo, entendendo todos os pontos, área por área. Eu fico super feliz de ver que ainda temos Universidades assim”, ressalta.

A ANMV é uma associação sem fins lucrativos, focada em beneficiar a profissão da medicina veterinária e auxiliar o veterinário em sua evolução pessoal, técnica e profissional. “Eu fico muito feliz, como representante da Associação, encontrar uma Universidade que traz a vanguarda da profissão, que é a prática unida à teoria”, diz.

Gestão de carreiras na Medicina Veterinária

A visita técnica a Unimar também contou com uma palestra sobre Gestão de Carreiras dentro da medicina veterinária aos acadêmicos. O objetivo foi levar informação sobre a necessidade de agregar conhecimentos sobre o tema para um futuro promissor dentro da profissão. Três palestrantes compartilharam experiências e orientações.

O diretor da ABHV, Paulo Corte Neto, destacou a importância deste conhecimento. “A ABHV cuida para que o acadêmico seja encaminhado para o mercado e tenha oportunidades. Conversamos com os médicos veterinários aqui de Marília e região e, agora, com os acadêmicos para que conheçam nosso trabalho e que possamos ajudá-los na conquista por uma vaga no mercado. Por isso, trouxemos a palestra sobre gestão, que já faz parte da grade da Unimar, mas que podemos de alguma forma reforçar o tema. Quero agradecer à Unimar pela recepção da nossa equipe, em nome do Fábio Manhoso. Ficamos muito felizes com tudo o que vimos na Universidade, vocês estão de parabéns”, concluiu.

A embaixadora universitária da ABHV, Letícia Belo, falou sobre a importância de pensar em gestão de carreira ainda na graduação. “Eu passei por isso recentemente, o ser aluna que precisou sair para o mercado de trabalho e falo que estou ainda de fraldas na veterinária, porque me formei há um ano e meio, mas entendo o sofrimento diário dos acadêmicos por conta da preocupação sobre o que vai acontecer depois. Em conjunto com a ABHV, daremos orientações para que entendam que a parte técnica é uma obrigação para nós e que será o que vai diferenciar a todos no mercado de trabalho”, diz.

Para a diretora operacional das gerações da ABHV, Stephanie Carmo, compartilhar experiências ajuda no crescimento de todos. “Eu contei um pouco sobre minha jornada, mostrando que precisamos aprender nas dificuldades e que não podemos ter medo das mudanças e enfrentar os desafios, assim, a partir de uma história real mostrei que no final tudo
dá certo”, enfatiza.

O acadêmico da Unimar e membro da Associação do Conselho de Curso, João Campos, falou sobre a oportunidade da interação com as Associações. “A palestra gestão de carreiras é um tema muito importante, eu mesmo estando no último ano, não me canso de buscar informação e conhecimento nesta área para me destacar no mercado”, conta.

O docente da Unimar, Cristiano Parra, destacou a necessidade da disciplina na graduação. “A gestão é muito importante em todas as áreas. A gente tem visto o aumento do empreendedorismo no Brasil e para isso, você precisa saber gerir seu negócio ou a sua carreira, por isso, é extremamente importante que o profissional de medicina veterinária saia com este conteúdo na bagagem”, finaliza.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.