Mais um final de semana se encerrando e o saldo do plantão deste final de semana mais uma vez é decepcionante. Entre as centenas de ocorrências registradas o destaque não só de ontem para hoje, mas, dos últimos dias vai para a grande quantidade de furtos realizados.

No caso específico, nos referimos aos furtos qualificados, ou seja; segundo o Código Penal, artigo 155, é aquele em que ocorre a destruição ou rompimento de obstáculo; abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza; emprego de chave falsa ou mediante concurso de duas ou mais pessoas.

Por exemplo; foi registrado no plantão que passou diversos furtos, mas, destacamos um furto qualificado nas dependências da loja pexinxão, situado no bairro Monte Castelo, na zona sul de Marília. Policiais militares foram acionados para o local, onde, os amigos do alheio, mediante arrombamento, danificaram a porta de blindex da loja, utilizando pedaços de madeira e furtaram um tanquinho de lavar roupas. Caso foi registrado na CPJ ( Central de Policia Judiciária ) para as devidas investigações.

O que ocorre é que, este não é o primeiro caso de furto qualificado da semana ou do mês, pois, durante a semana que passou, diversas ocorrências foram registradas com o mesmo modus operandi da bandidagem que agora, além de furtar residências, está também “visitando” lojas e chácaras de nossa região.

O alerta é para toda a população e comerciantes para o preventivo, pois os ladrões não estão perdoando nada.

Para se ter uma ideia, vários furtos foram registrados da última quinta feira (18) para cá não só em residências, mas, como já frisamos em chácaras e estabelecimentos comerciais em Marília.

Chácaras se tornaram um alvo fácil.

Em uma chácara às margens da Estrada Vicinal de Avencas, ladrões furtaram uma máquina de cortar grama, uma TV de LED de 30 polegadas, 100 metros de fios elétricos e um botijão de gás. O dono do imóvel constatou o furto após chegar no local pela manhã e constatar uma janela arrombada.

Em outra chácara, no Distrito de Padre Nóbrega, foi furtado um cavalo alazão. O animal foi levado após arrombamento do portão do imóvel. O dono do animal apontou um indivíduo suspeito do furto e o caso será investigado pela CPJ.

Estabelecimentos comerciais são arrombados mesmo com câmeras de segurança.

A loja O Pexinxão não foi a única a ser violada nos últimos dias, pois, uma das lojas do Magazine Luiza, localizada no Calçadão da Rua São Luiz, área central de Marília, chegou a ser arrombada por dois ladrões, durante a madrugada. Mas, quando adentravam o local, um vigia gritou e os larápios desistiram da empreitada e fugiram. A Polícia Miliar foi acionada e fez rondas pela região, mas não localizou suspeitos. Vale lembrar que já furtaram as Casas Bahia, Pernambucanas e outras.

Nos corredores comerciais dos bairros, a farra é a mesma. Em mais um furto qualificado registrado na madrugada de sexta feira, ladrões também arrombaram e invadiram uma clínica veterinária localizada na Avenida Manoel Muller, Zona Norte de Marília. O proprietário do estabelecimento, de 65 anos, em seu depoimento declarou que furtaram uma balança digital, extensão de fios de 20 metros, equipamentos hidráulicos, caixa instrumental inóx e diversos instrumentos e aparelhos cirúrgicos, além de uma pistola de pintura. Com certeza para o mercado negro das drogas.

Residências são invadidas com muita facilidade, caso não haja dispositivos de segurança.

Não existe barreiras para a bandidagem quando o assunto é residência. Em uma casa na Rua Mário Borgheti, Bairro Cecap Polon, na Zona Norte da cidade, ladrões praticaram mais uma vez um arrombamento e levaram uma TV LED de 43 polegadas, um aparelho celular, vários anéis de ouro e R$ 100 em dinheiro. Câmeras de segurança do imóvel flagraram a ação e ajudarão nas investigações.

Esta apenas uma ocorrência que citamos como exemplo entre as tantas que estão ocorrendo diariamente e até a luz do dia, o que se caracteriza como um verdadeiro arrastão da bandidagem na cidade que reconhecidamente está com efetivo pequeno para o notável aumento da criminalidade.

É impossível aventar a possibilidade de um mesmo grupo estar agindo. Fato é que os casos ocorrem em todas as regiões da cidade. Na zona oeste por exemplo, do quintal de uma residência localizada na Rua Araraquara, indivíduos furtaram uma furadeira, várias pás, enxadas, bancada com esmeril e diversas telhas de Eternit.

A dona do imóvel calculou os prejuízos em R$ 3 mil reais. Como se vê, eles não estão perdoando nada, ou seja, todo cuidado é pouco. Para esta manhã de segunda feira ( 22 ) novas ocorrências serão divulgadas e com certeza, teremos novos furtos qualificados.

A razão desta matéria em forma de resumo dos últimos 3 dias é justamente conscientizar a população para o preventivo. A guarda compartilhada com os vizinhos, câmeras de segurança, cerca elétrica e serpentinas são algumas medidas a serem tomadas, pois, diante da crise, o aumento da criminalidade é um fato real e a quantidade de furtos apresenta uma tendência de crescimento a cada dia. Afinal, caldo de galinha não faz mal a ninguém, portanto, olho vivo.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.