Caminhoneiros (sejam eles autônomos ou empregados de empresas de transporte de cargas), motoristas de transporte coletivo e trabalhadores portuários fazem parte do público-alvo da próxima fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa NESTA QUINTA FEIRA ( 16 de abril ). 

As três categorias foram consideradas parte do grupo prioritário, que também contempla doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A inclusão desses trabalhadores do transporte foi anunciada em 30 de março pelos ministros Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) – e atende ao pedido do presidente da CNT ( Confederação Nacional do Transporte ) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa.

A entidade ponderou que esses profissionais, que circulam o país todo, precisam estar com a saúde fortalecida para cumprirem sua missão de garantir o abastecimento em todo o Brasil. 

A campanha começou em 23 de março e, em sua primeira fase, 15,6 milhões de doses foram aplicadas em idosos, representando 62,6% da população a ser alcançada. Cerca de 2,6 milhões de trabalhadores da saúde também foram protegidos. Vale lembrar que a vacinação atua contra o vírus da influenza (causador da gripe), portanto não protege contra o novo coronavírus.

A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no sábado, dia 9 de maio.

CONHEÇA AS FASES DA CAMPANHA

Fases da CampanhaPúblico-alvo
1ª fase (a partir de 23 de março)Idosos com 60 anos ou maisTrabalhadores da saúde
2ª fase ( a
partir de
16 abril)
Profissionais das forças de segurança e salvamento,
Doentes crônicos, Caminhoneiros, motoristas de

transporte coletivo e portuários
3ª fase (de 09 a 22 de maio)ProfessoresCrianças de 6 meses a menores de 6 anosGrávidasMães no pós-partoPopulação indígenaRessoas acima de 55 anosPessoas com deficiência

VACINAÇÃO ANTECIPADA

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger, de forma antecipada, os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Devido a circulação do coronavírus no país, cada estado e município tem buscado estratégias para diminuir concentração de pessoas. Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, para chegar mais rapidamente a conclusão do diagnóstico de coronavírus. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a aproximadamente 20 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira fase da campanha contempla esse público.

Segundo a coordenação do SEST-SENAT de Marília, os profissionais deverão apenas procurar uma Unidade Básica de Saúde com algum documento comprobatório da profissão e se imunizar tomando a vacina .

DIRETO DA REDAÇÃO



error: Conteúdo protegido por direitos autorais.