O PRTB ( Partido Renovador Trabalhista Brasileiro ) de Marília está com novo diretório desde o último dia 24 de janeiro. A informação confirmada na última quinta feira após a primeira reunião de trabalho ocorrida no escritório do partido na cidade.

O PRTB provém de membros do extinto PTR, partido que funcionou entre 1985 e 1993, que havia se fundido com o PST, originando o PP. Esse grupo, liderado por Levy Fidelix, já havia tentado organizar o PRTB, que somente disputou as eleições de 1994.

Na eleição presidencial de 2018 o PRTB conseguiu emplacar o general da reserva Hamilton Mourão como vice na chapa do candidato Jair Messias Bolsonaro (então filiado ao PSL ), tendo sido a quarta opção ao cargo. A chapa chegou ao segundo turno e venceu a eleição com 55% dos votos válidos.  

Outra vitória partidária foi a eleição de Carlos Almeida como vice-governador do Amazonas. Entretanto, ao contrário do PSL, o PRTB não deu um salto no seu número de parlamentares, pois não elegeu deputados federais e não aumentou significativamente o número de deputados estaduais.

Como o PRTB não superou a nova Cláusula de barreira ao não atingir 1,5% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, passou a não ter acesso aos recursos do Fundo Partidário e ao tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, o que sem dúvida nenhuma prejudica em muito a visibilidade do partido como um todo.

Nas eleições municipais de 2020, o PRTB e o Novo decidiram renunciar às verbas do Fundo Eleitoral, mas cerca de 230 candidatos do PRTB receberam recursos públicos por meio de outras candidaturas ou legendas. O partido também apresentou a quarta maior variação percentual na quantidade de candidaturas a prefeito, com 240% de crescimento com relação a 2016; mas apenas em 10 capitais houve candidatura do PRTB a prefeitura.

Voltando a Marília, o partido nunca conseguiu eleger algum candidato a cargo eletivo. A posse do novo diretório ocorreu em meio a polêmica de pendências contábeis da executiva anterior pela não prestação de contas nos exercícios anuais. Na ocasião a legenda era comandada pela empresário e radialista Juliano da Campestre e despachos relativos ao assunto foram encaminhados as instâncias responsáveis para as devidas providências. Confira abaixo a nova formação;

  • Presidente : Drº Rabih Sami Nemer
  • Primeiro Vice Presidente : João Carlos Leal
  • Secretária : Drª Fabiana Custódio Sales
  • Tesoureiro : Adriano Gonçalves
  • Vogal : Drº Ricardo Cruz Rezende Paoliello

Nossa reportagem conversou com o novo presidente, DRº Rabih Nemer, que explicou as razões de assumir o diretório do PRTB em nossa cidade depois de outras experiências partidárias;

“Eu estou assumindo o PRTB em Marília, porque faço politica em Marília desde 1992, fui candidato a vereador em 92 (330 votos ) e em 96 (374 votos ). Tinha chegado à pouco tempo em Marília, e era vendedor viajante. Lembrando que em 92 disputei pelo PDS em 96 pelo PDT. Então quero dizer com isto que já passei por muitos partidos em Marília, sendo que o último a qual me desfilei foi o PSL, pelo afastamento do presidente e pelos escândalos que estouraram a nível nacional que acabaram me entristecendo e estimulando a minha saída”, comentou.

Sobre o objetivo principal ele declarou; ” Eu assumi o partido porque quero fazer parte da discussão do destino de Marília à serviço da população, olhando e fitando para 2024. Queremos o melhor para esta cidade”.

Nesta questão ele destacou os planos do diretório e os projetos politicos para as eleições vindouras; “Para 2022 estamos estudando se podemos lançar dois candidatos, sendo um para deputado estadual e outro para deputado federal. Não existem nomes ainda. Quanto a 2024 o PRTB irá participar da campanha eleitoral objetivando a prefeitura seja como prefeito ou como vice”.

Sobre as pendências do partido ele foi bem sucinto; “Eu fiz uma cotação na justiça eleitoral de Marília e me passaram que o PRTB está inadimplente com a prestação de conta de 2021 exercício financeiro de 2020, inclusive tem processo em andamento da gestão passada. Tem um ditado Libanês e Árabe que diz; quem levou o jumento até o mirante, tem que fazer descer, ou seja; eu não era o presidente neste período e então estou encaminhando até o diretório estadual para que eles resolvam. Este abacaxi não fui eu que provoquei, foi a gestão passada, do Juliano da Campestre. Eu não vim aqui para limpar barra de ninguém. Já tem um processo em andamento e vamos aguardar as consequências.

Na sequência, Drº Rabih Nemer fez uma análise sobre a atual conjuntura politica de Marília; ” Nossa cidade na realidade está sendo governada por um gestor fanfarrão e falastrão. Ele sempre bateu no peito que ganhou 8 vezes ganhou premio de prêmios não sei da onde. É muito papudo, não acertou nada, não fez nada. Eu fiquei apenas 25 dias nesta administração a frente da Emdurb. Queria resolver muitas coisas por lá, mas dos 25 dias, 15 eu briguei com o prefeito. Agora querem espremer os agentes de trânsito. É injusto, são país de família e deveriam ganhar honras. O parquímetro foi uma ideia minha, mas, não da maneira como colocaram. O certo seria cobrar R$ 1,00 na primeira hora, porém pagando 5 horas, fica 5 horas. Ele falou 100% do tratamento de esgoto e acho que não tem nem 20%, agora está querendo vender o DAEM, sendo que jurou que não o faria. Esta nomeando cargos comissionados, e disse que seria contra. Segundo dizem por aí teria sido uns 10 à 15 para trabalhar como cabo eleitoral não sei pra quem. Marília merece respeito, a população de Marília merece respeito. Do jeito que está não dá, é lamentável e por esta razão estamos nos organizando “, enfatizou

Para encerrar ele fez o convite; ” O PRTB está convidando somente pessoas honradas para o seu quadro. Estamos examinando quem é quem. As filiações estão abertas em meu escritório na Rua 9 de julho, 860 e queremos o melhor para Marília. Queremos pessoas de bem e ficha limpa”, finalizou.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.