Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara dos Deputados, afirmou na tarde de ontem, 1º de março, em entrevista ao programa Fala Brasil da Record TV, que o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial vai acontecer ainda este mês.

De acordo com Lira, será disponibilizado quatro parcelas com valor de R$ 250 cada uma, contudo a decisão final cabe ao Ministério da Economia. Lira disse ainda que “Serão pagas em março, abril, maio e junho”.

Para o presidente da Câmara, enquanto houve os novos pagamentos do auxílio emergencial o Legislativo e o Executivo vão discutir uma maneira de tornar permanente o programa de transferência de renda.

Lira, citando uma discussão que já ocorre no governo desde o ano passado ainda disse que “também com previsão de que tenhamos a oportunidade de criar um programa permanente, como Bolsa Verde Amarela ou Bolsa Cidadã [nome a ser definido], com perspectiva um pouco maior para atender também ao Bolsa Família e aos novos incluídos”.

No último domingo (28) os presidentes da Câmara Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) encontraram-se com o presidente Jair Bolsonaro e com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar dos detalhes do auxílio emergencial, bem como da vacinação e demais pautas prioritárias por parte do governo.

Quem vai receber?

O governo também deverá reduzir o número de beneficiários que terão acesso as novas parcelas do auxílio emergencial. O governo inclusive lançou um novo pente-fino que deverá reduzir o número de beneficiários ao menos em mais três milhões de pessoas.

O objetivo agora é conseguir realizar o pagamento somente aos que fazem jus ao pagamento, onde, segundo estimativa do governo 40 milhões de pessoas mais os beneficiários do Bolsa Família terão acesso as novas parcelas.

Contudo, mesmo que o auxílio seja aprovado esta semana, os critérios para liberação aguardam definição. Caso acontece nos mesmos moldes do ano passado como é esperado, o governo vai liberar dois calendários de pagamentos, sendo o primeiro para pagamento em conta poupança social digital da Caixa que poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. E em seguida um novo calendário para saque em dinheiro e transferência bancária.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.