Se você ainda possuí aquele famoso vídeo onde o então candidato a prefeito Daniel Alonso declara de forma enfática ser hiperbolicamente contra a criação de cargos comissionados e que iria diminuir drasticamente o número de secretarias, entenda como um erro de gravação, se puder, pois, a sua administração tem sido marcada justamente por contradições de discursos eleitorais e uma delas é justamente esta; a criação de cargos comissionados e o aumento de secretarias. O discurso cai por água baixo, a cada dia.

Nesta segunda feira (2), a Câmara Municipal de Marília realiza mais uma sessão camarária onde entre indicações, requerimentos e projetos, o grande destaque da noite será a apreciação do projeto de lei complementar que na prática cria MAIS DUAS secretarias municipais com toda a estrutura que as mesmas exigem para o funcionamento com “JUROS E CORREÇÃO”, afinal, estamos em ano eleitoral.

Trata-se do projeto de lei complementar 10/2022 do gabinete da prefeitura municipal do meio ambiente e limpeza pública em “SECRETARIA MUNICIPAL DE LIMPEZA PÚBLICA E SERVIÇOS”. No mesmo projeto, recria a “SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE” e cria aquela que poderia ser simplesmente uma coordenadoria ou departamento; “SECRETARIA MUNICIPAL DE SUPRIMENTOS”, diga-se de passagem, uma novidade se você pesquisar nos 5.568 municípios do Brasil.

Em tempos de ano eleitoral, vale-se tudo para acomodar “potencialidades eleitorais”, no entanto, é bom lembrar que estamos ainda em uma pandemia e embora a cidade esteja entre os 100 municípios que arrecadam no país, e um dos principais do estado com orçamento estimado em 1,3 bilhões de reais, testemunhamos o desmonte da máquina pública municipal com a má conservação em geral, fechamento de UBS’s para o enxugamento dos recursos e a consequente precarização do atendimento, atraso em obras polêmicas como a praça São Bento e a falta de projetos que contemplem por exemplo a mobilidade urbana e segurança.

Como tem a maioria dos vereadores em sua base, dificilmente o projeto sequer receberá um pedido de vistas, sendo apreciado em primeira e segunda discussão para aprovação e sanção aos olhos inertes de uma meia dúzia de gatos pingados à assistir pelo canal youtube. Essa é mais uma promessa de campanha do prefeito expertise Daniel Alonso que acaba sendo quebrada, entrando para a contabilidade da politicalha das mentiras no teatro da republica dos fariseus.

Outro destaque, confirma mais uma vez, o estado de penúria do DAEM, ou que tentam passar para forçar a terceirização. Trata-se da proposta de abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente no valor de R$ 200 mil ao Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) para pagamento do auxílio alimentação em pecúnia aos servidores da autarquia.

Será a 13ª sessão Ordinária da 20ª legislatura. Com transmissão pela canal Youtube a mesma tem o inicio previsto para as 16Hs. Na pauta da sessão, estão pautados 55 indicações, aquelas aprovadas a toque de caixa sem qualquer tipo de manifestação. Na sequência 02 requerimentos que independem de discussão e votação, que são aqueles que relatam o profundo pesar da edilidade para com os familiares de quem faleceu nos últimos dias.

Os votos de congratulações, normalmente direcionado para empresas, entidades ou profissionais liberais que se destacam se enquadram nos 12 requerimentos que independem de discussão, mas, estão sujeitos a discussão dos nobres edis presentes no plenário ou virtualmente.

Na sequência temos 35 requerimentos que dependem de votação e discussão. Neste espaço os temas variam desde moções até cobrança de serviços junto a secretarias, autarquias e direcionadas ao próprio executivo com questionamentos muitas vezes polêmicos. Como já estamos acostumados, torcemos para que pelo menos a metade seja apreciada.

Enfim, no resumo da ópera, o teatro dos vampiros continua o mesmo. Como sempre falamos, o reinado continua sob a mesma direção, apenas trocou-se o portador do bastão para comandar a cidade que caminha a passos de província, onde, quem se dá bem, são somente os amigos da corte e associados. O interesse comum, ou da população como queiram, está relegado a terceiro ou quarto plano, pois, a prioridade é manter o sistema e o domínio político da fálida Marília e região.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.