Enquanto isso “Vacinômetro” que permite acompanhar em tempo real número de vacinados foi lançado em São Paulo.

Os 2,6 mil funcionários do Hospital das Clínicas de Marília começam a receber nesta terça-feira (19) as doses da vacina CoronaVac, que chegaram na cidade na noite de ontem, sexta feira (18) em meio a chuva e com direito a troca em cima da hora do local de entrega.

A Cidade de Marília foi a segunda do centro-oeste paulista a receber as doses na noite desta segunda-feira (18). Botucatu recebeu a CoronaVac no fim da tarde, sendo a primeira e vacinou 120 pessoas no primeiro dia. Bauru deve receber as doses até o final da tarde desta terça-feira.

A primeira a receber a vacina contra a Covid-19 no Hospital das Clínicas de Marília foi a técnica de enfermagem Francine Rita de Cássia Domingues Viana, de 32 anos. Na linha de frente do combate à doença, a profissional teve que se isolar dentro de casa para não transmitir o vírus aos pais idosos.

Francine contou que chegou a contrair Covid-19 em dezembro e ficou no seu quarto, utilizando materiais descartáveis e sem nenhum contato com a família. Ela recebeu a primeira dose da CoronaVac nesta terça-feira (19) e comemorou a imunização.

A cerimônia no HC de Marília, que pretende vacinar 1.340 funcionários com a primeira remessa dos imunizantes do Instituto Butantã, contou com a presença do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Ele agradeceu a presença do prefeito Daniel Alonso (PSDB), do deputado estadual Vinícius Camarinha (PSB) e Ricardo Madalena (PL), entre outras autoridades, como a superintendente do Complexo H/C Famema, Dra. Paloma Nunes.

Em seu discurso, logo após uma rápida entrevista coletiva com os repórteres presentes, Dória não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro e sua equipe. Enquanto isso, prefeito e deputado lutavam pelo melhor espaço para fotos e filmagens de suas respectivas assessorias.

Em sua primeira indireta, o governador Dória afirmou que o plano de vacinação estava pronto desde o mês de setembro e que ainda está em busca de outras vacinas, além da Coronavac. “Precisamos do apoio do Ministério da Saúde. Onde estão as outras vacinas? Onde está a vacina Oxford, onde está a vacina AstraZeneca ? Precisamos de mais vacinas”, disse o mesmo em tom de indireta ao presidente e sua equipe.

Para concluir Dória foi mais direto; “Bolsonaro desqualificou a vacina do Butantã, chamando de vachina. É hora de cobrar. Onde estão as outras vacinas para vacinar a população brasileira? Desculpe o desabafo”, completou o governador que logo após ganhou uma camiseta do MAC ( Marília Atlético Clube ) e uma cesta com produtos da cidade.

Primeira vacinada no centro-oeste paulista

Técnica de enfermagem que perdeu marido pela Covid é a primeira vacinada do centro-oeste paulista — Foto: Pedro Zacchi/TV TEM

Botucatu foi a primeira cidade da região a receber as doses da vacina. As 4,4 mil doses de Coronavac chegaram na cidade por volta das 16H50 de ontem. A técnica de enfermagem Jacilene Rosa de Lima Almeida, de 40 anos, foi a primeira pessoa do centro -oeste paulista a receber em solo brasileiro a dose inicial da vacina contra a Covid-19.

Ela se emocionou ao se lembrar do marido, que morreu por complicações da Covid-19. “Estou emocionada por ser a primeira a receber essa vacina porque estamos em uma guerra na qual a gente se perguntava quando ia acabar. Confesso que estou com meu coração muito emocionado pelo fato de que nesta terça-feira faz 6 meses que perdi meu esposo de 43 anos para doença. Tenho dois filhos que me dão grande força, mas eu agradeço a equipe do HC.”

SP já tem “Vacinômetro” que permite acompanhar em tempo real número de vacinados

Em meio a parafernália ocorrida em Marília, a Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo lançou oficialmente nesta terça-feira (19) o “Vacinômetro”, ferramenta digital, desenvolvida em parceria com a Prodesp, que permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de vacinados no estado.

O “Vacinômetro” está disponível no portal do Governo de São Paulo (https://www.saopaulo.sp.gov.br/) e até a tarde desta terça-feira (19), às 15h35, o sistema indicava 5.482 vacinados no estado.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.