De acordo com o documento publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) a estrutura cicloviária está oficialmente implantada desde às 9h da manhã da última quarta-feira (02/junho). Confira.

Enquanto em Marília, não existe nenhuma proposta ou projeto neste sentido, outras cidades estão se adequando a nova realidade iniciando justamente pela mobilidade urbana, item a qual a cidade não tem um planejamento realizado para os próximos anos, levando em consideração o grande número de veículos e o deficitário serviço de transporte coletivo.

Foi divulgada na manhã da última quarta-feira (02/junho) pela Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt), a Portaria 33/2021 oficializou o traçado e a implantação do 1º Anel Central Cicloviário do município.

O documento da Semutt está disponível no Diário Oficial Eletrônico (www.diariooficial.sjp.pr.gov.br) e pode ser visualizado logo mais abaixo.

Exclusiva às bicicletas, a infraestrutura cicloviária atende uma grande demanda da população, além de várias solicitações e protocolos realizados à Administração Municipal nos últimos anos. O 1º Anel Central Cicloviário já está oferecendo muito mais segurança aos deslocamentos feitos de bicicleta na região, incentivando a utilização.

Dentro da agenda de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030) – da Organização das Nações Unidas (ONU) – o Anel Central Cicloviário de São José dos Pinhais, segue a tendência mundial das grandes cidades (sustentáveis e inteligentes), antecipando, também, demandas do Plano Municipal de Mobilidade relacionados à Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem como uma das diretrizes priorizar modais de transporte não motorizados sobre os modais de transporte motorizados (carros, ônibus, motos, por exemplo).

Além disso, a implantação da estrutura cicloviária também deve diminuir a incidência de acidentes envolvendo bicicletas em áreas da região central.

Para isso, os ciclistas devem utilizar as pistas da ciclofaixa de maneira respeitosa às regras básicas de segurança no trânsito como andar atento à sinalização de placas e semáforos (principalmente nos cruzamentos), respeitar pedestres e outros ciclistas, além das faixas de pedestres, motoqueiros e motoristas e, também, por exemplo às regras básicas de segurança, o limite de velocidade das vias.

A circulação de bicicletas no Calçadão da Rua XV Novembro (em São José dos Pinhais) é proibida por lei. No Calçadão, os ciclistas devem circular desmontados da bicicleta para segurança dos pedestres (crianças, idosos, gestantes, pessoas com necessidades especiais)

Trajeto sinalizado e seguro

Bidirecional (funciona em duas direções) e integrado à ciclofaixa da Avenida das Américas (rota bastante utilizada por ciclistas que trafegam entre Curitiba e São José dos Pinhais), o 1º Anel Central Cicloviário do município inicia no cruzamento da Rua União da Vitória (com Avenida das Américas) e segue pelo lado direito da pista, no sentido do fluxo viário, pela Avenida Senador Souza Naves, até o cruzamento com a Rua Zacarias Alves Pereira.

Seguindo pelo lado direito da pista, sentido do fluxo viário, pela Rua Zacarias Alves Pereira, o Anel Central Cicloviário segue até o cruzamento com a Rua Voluntários da Pátria e continua, pelo lado esquerdo da pista, sentido do fluxo viário, pela Rua Voluntários da Pátria até o cruzamento com a Rua Marechal Deodoro da Fonseca.

Pelo lado esquerdo da pista, sentido do fluxo viário, pela Rua Marechal Deodoro da Fonseca, o Anel Central segue até o cruzamento com a Rua Veríssimo Marques e continua pelo lado esquerdo da pista, sentido do fluxo viário, pela Rua Veríssimo Marques até o cruzamento com a Rua Zacarias Alves Pereira.

Na Rua Zacarias Alves Pereira, o Anel Cicloviário segue, pelo lado direito da pista, sentido fluxo viário até o cruzamento com a Rua Senador Souza Naves, onde finaliza o circuito de aproximadamente 6 (seis) km.

A ideia não é revolucionária, mas, sem dúvida sai na frente de muitas cidades que ainda não conquistaram esta visão diferenciada que foca a mobilidade e ao mesmo tempo o meio ambiente e a saúde. O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA já publicou outra matérias a respeito do assunto mencionando outras cidade, inclusive com verbas conquistadas junto ao BID ( Banco Internacional de desenvolvimento ), graças aos ricos projetos apresentados. Enquanto isso, os amantes da bicicleta na capital nacional do alimento, assistem de camarote.

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