Os jundiaienses podem indicar as prioridades para o seu bairro e para a cidade na Consulta Pública – aberta no site do Município no dia 9 de junho e que vai até o dia 9 de julho -, para execução no período 2022-2025. As indicações feitas pela população serão avaliadas em relação à viabilidade e execução orçamentária por técnicos da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

“O PPA é a ferramenta do governo para a definição das necessidades alinhadas ao orçamento do Município, direcionando o que deve ser realizado e onde. Estamos encerrando o plano anterior com entregas realizadas em toda a cidade. Agora, mais uma vez, contamos com a participação da população para a construção conjunta das prioridades”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

No ano de 2017, a Clínica da Família do Novo Horizonte, o asfalto ecológico nas vias de terra do Rio Acima, a arquibancada da piscina do Bolão, as praças e espaços de lazer para as famílias e seus ‘pets’ em vários bairros da cidade, a nova EMEB Joaquim Candelário de Freitas na Vila Hortolândia, além de cursos de capacitação em economia criativa foram definidos entre os projetos prioritários do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 da Prefeitura de Jundiaí. Muitos já entregues e outros em finalização para o uso da população.

Aberta à população, no último dia 9 e disponível até o dia 9 de julho, a Consulta Pública do PPA 2022-2025 possibilita a indicação do que gostariam para o bairro ou a região em termos de investimento. “Todas as indicações serão avaliadas pela equipe e consideradas para a formatação do Projeto de Lei que será encaminhado para a Câmara até o dia 30 de agosto”, detalha o diretor de Planejamento e Governança da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), Fernando Polo.

Orçamento e execução


Emeb Joaquim Candelário de Freitas está com as obras avançadas

O Plano Plurianual (PPA) é peça de planejamento com validade de quatro anos, aprovada no primeiro ano de mandato. Foi introduzido pela Constituição Federal de 1988 (art. 165, § 1º) e deve ser construído alinhado ao Orçamento da cidade. De acordo com o gestor da UGGF José Antonio Parimoschi, o PPA e o orçamento proporcionam a execução do plano de governo aprovado pela população nas urnas.
“A transparência e a participação da sociedade são pilares importantes na elaboração do PPA e que podem ser verificados no Observatório Jundiaí, disponível para acesso de toda a população, com a apresentação dos indicadores do avanço das metas estabelecidas e planejadas. O engajamento do cidadão na definição dos investimentos é essencial para o avanço de uma cidade inteligente e com serviços de excelência para a população”, destaca o gestor, lembrando que Jundiaí prima pela gestão austera de recursos.

“Manter o orçamento equilibrado e com projetos exequíveis é um dos principais compromissos da administração de Jundiaí. Exatamente por isso a cidade tem conseguido passar pela pandemia do Novo Coronavírus garantindo as entregas, os investimentos e os serviços para a população”, detalha o gestor.

Priscila Cristina de Matos, 41 anos, morava no bairro Santana, na Capital. Há alguns anos, deixou São Paulo para viver em Jundiaí, no bairro Rio Acima. “Quando vi que a rua onde a chácara que iria morar era de terra, confesso que me decepcionei. Mas não mudou meu foco em viver no interior. Com a chegada do asfalto do bairro, fruto das priorizações feitas pela gestão e a indicação da população, hoje quem mora aqui conta com essa infraestrutura. A participação das pessoas é essencial “, explica.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.