Ministro da Defesa diz que foi ‘combinado’ com Paulo Guedes o desbloqueio de R$ 28 milhões para o emprego na GLO; Rondônia já recebe ações em andamento

O governo federal iniciou as ações para combate à devastação. Dois aviões da Força Aérea, cada um deles com capacidade de transportar 12 mil litros de uma mistura de água e produtos químicos, decolaram ontem em Porto Velho (RO), uma das cidades com maior foco de incêndios.

Também foram designados para reforçar o combate aos incêndios florestais a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, situada em Porto Velho, a Delegacia Fluvial de Porto Velho e o Centro Regional de Vigilância (CRV), órgão pertencente ao SIPAM, também situado em Porto Velho.

Até o início da tarde, requereram apoio e foi autorizado pelo presidente da República o emprego de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos estados de Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará. Foram locados na região mais de 43 mil integrantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), que deverão atuar conforme a demanda, em coordenação com órgãos de controle ambiental e de segurança pública.

Segundo informações do Ministério da Defesa, um helicóptero do Ibama já havia decolado de Cuiabá para apoiar as ações em Porto Velho, na manhã da sexta-feira (23). Neste sábado, quatro aeronaves de combate a incêndio da ICMBio foram enviadas ao estado de Rondônia. No domingo,  a Força Aérea Brasileira transportará, de Brasília para Porto Velho, 30 bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública aos locais das queimadas.

Além de Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará, há expectativa de que slicitações para o emprego da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) sejam feitos por parte dos governos do Acre e de Mato Grosso cheguem nos próximos dias.

Não há previsão de envio de homens das Forças Armadas de outros estados para a Amazônia Legal. O efetivo a ser usado é aquele que já atua na Região Norte. Para as ações nas proximidades de Porto Velho, há a possibilidade de emprego de 400 homens, segundo o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. Uma entrevista coletiva na manhã deste sábado reuniu Azevedo e Silva, Salles e o tenente brigadeiro Raul Botelho, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Papa Francisco pede orações urgentes para acabar com os incêndios no Brasil.

O Papa Francisco afirmou que a Amazônia é vital para o planeta Terra e que são necessárias orações urgentes para que os incêndios sejam rapidamente controlados. O Papa disse ainda, em seu pronunciamento público dominical, que está muito preocupado que os incêndios no Brasil possam ter graves repercussões na saúde ambiental do planeta.

O pontífice disse ao público presente na Praça São Pedro que “estamos todos preocupados” com as chamas. “A Amazônia é o pulmão verde do planeta, é vital para nós”, acrescentou. O Papa ainda solicitou que os presentes rezassem para a união dos esforços no combate às queimadas.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.