Conforme o JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA já havia antecipado, a ARTESP aos poucos começa a liberar as praças de pedágios de nossa região para efetuar a cobrança em suas confortáveis cabinas.

A liberação mais recente é da praça de Garça, situada no distrito de Jafa e foi publicada no Diário Oficial do Estado com a seguinte redação; “O Conselho Diretor da Artesp, no uso de suas atribuições legais, diante dos elementos de instrução do feito, que fundamentam a presente, delibera nos seguintes termos: autoriza a trafegabilidade e libera o início da operação da praça de pedágio localizada na SP-294, km 425+700 – PN08 – Garça, operada pela Eixo Concessionária de Rodovias S/A. O início da cobrança da respectiva tarifa está vinculada à autorização a ser expedida pelo senhor secretário de Logística e Transportes”, simples assim.

Como sempre alertamos, tudo é fruto e consequências do voto de forma inconsciente. Sem defender nenhuma bandeira partidária e, dentro da linha independente e imparcial do JORNAL DO ÔNIBUS de MARILIA, lamentamos em muito a postura da classe política de nossa região, em especial aos deputados estaduais que, embora tenham articulado reuniões locais para se cumprir um protocolo demagógico, foram omissos no principal momento, ou seja, na hora da votação e aprovação na assembleia legislativa. O resto é puro politicalha e discursos marqueteiros.

O silencio da classe politica em geral, tem um motivo claro, basta checar o ultimo informe da concessionária Triunfo que somente neste primeiro semestre de 2021 repassou para os cofres da prefeitura de Marília a bagatela de quase R$ 350 mil reais. Em outras palavras, você trabalhador que irá pagar a conta acha que algum político iria de fato ser contra uma arrecadação que cai nos cofres municipais sem qualquer esforço ???

Para piorar a situação que poderá claramente ser sentida no preço das mercadorias que naturalmente sofrerão o repasse, a publicação do Diário Oficial compartilha a mesma situação para as praças de pedágio de Torrinha (distante 216 quilômetros de Marília); Cabrália Paulista (distante 86 quilômetros); Piratininga (distante 101 quilômetros); Paraguaçu Paulista (distante 78 quilômetros); Santa Mercedes (distante 223 quilômetros) e Pacaembu (distante 165 quilômetros), que também são administradas pela Eixo SP.

Centenas de moradores que residem em Garça e trabalham em Marília e vice versa, sentiram o reflexo da cobrança no dia do pagamento. Nossa reportagem publicou recentemente os números aproximados dos gastos extras no bolso de trabalhador quando da liberação da praça da cidade de Oriente. Confira abaixo ;

Em se confirmando o que diz a placa e conforme já apurado pela nossa reportagem, os veículos de passeio simples poderão pagar até R$ 8,90 a cada passagem na praça de Oriente, ou R$ 17,80 para quem faz a ida e a volta, no caso específico dos trabalhadores. Ao final do mês, em se utilizando os 26 dias uteis do mês, serão R$ 462,80 reais somente com pedágios, quase 40% por cento do salário mínimo.

A esperança está na implantação do Desconto de Usuário Frequente (DUF), a tecnologia que entrará em funcionamento também nas praças em operação desde o início da concessão, em Jaú, Dois Córregos, Brotas, Itirapina e Rio Claro. Na pratica, um pequeno desconto de apenas 5% por cento no valor final para quem realiza o percurso diariamente. Em outras palavras, uma redução de R$ 23,14 centavos, reduzindo o custo mensal para R$ 439,66 reais.

É mais uma bordoado no pobre trabalhador e eleitor de nossa região que paga um alto preço pela omissão da classe política. Lembrando que, a rodovia foi privatizada após uma reforma realizada pelo governo do estado, em um chamado negócio da China, bastando apenas conservá-la e efetuar a cobrança. A homologação da autorização será feita pela Secretaria de Transportes e Logística, para o efetivo início da cobrança, que pode ocorrer a qualquer momento e ainda esta semana com os valores homologados pelo poder concedente. Com a palavra, os políticos envolvidos que nesta hora, sequer comentam o assunto e apostam no esquecimento do eleitor para o processo eleitoral de 2022.

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