O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (10) um novo programa de teleconsultas que promete oferecer atendimentos médicos pela internet em 14 especialidades médicas, todos os dias da semana, com especialistas de hospitais estaduais. Intitulado programa Multissaúde, ele terá atendimentos de médicos que estarão atuando presencialmente nas áreas clínica e de urgência e emergência em pronto-socorros e enfermaria. 

“O atendimento 100% digital conta com apoio presencial de médicos especialistas 24 horas por dia, sete dias por semana. A plataforma tecnológica de telemedicina para fazer diagnósticos foi desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo para emitir laudos e receitas médicas”, disse o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

O programa oferecerá teleconsultas nas áreas de Infectologia, Medicina Intensiva, Cardiologia, Ortopedia e Neurologia Clínica e Cirúrgica. Neste ramo, chamados de serviços de saúde, os pacientes deverão ser atendidos em até 15 minutos, auxiliando na condução do atendimento aos pacientes.

Já a parte de suporte clínico do programa abrangerá Cardiologia, Vascular, Pneumologia, Nefrologia, Hematologia, Ortopedia, Gastroenterologia e Endocrinologia. Neste caso, o tempo previsto para atendimento é de até 20 minutos para cada solicitação, com expediente convencional de oito horas por dia útil.

O programa incluirá 14 hospitais estaduais localizados na Grande São Paulo e no Vale do Ribeira (confira lista abaixo). A estimativa é que 12 mil atendimentos sejam realizados mensalmente, segundo o secretário estadual de Saúde, Jean Goryntchein.

“Nessa primeira fase, serão 14 hospitais nas quatro regiões do município de São, bem como munícipios de Osasco, Guarulhos”, disse o secretário.

O novo modelo de atendimento foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), com investimento de R$ 25,2 milhões. 

Tecnologia

As unidades contarão com uma plataforma tecnológica de telemedicina, viabilizada em nuvem, prevendo responsividade (adaptação a diferentes tamanhos de telas de computadores, tablets e smartphones), botões de acesso rápido e criptografia. 

Além de possibilitar diagnósticos, encaminhamentos e tratamentos, a plataforma facilita a interação entre os especialistas, permitindo o cadastro e busca de pacientes, pesquisa de prontuários, agendamentos, acesso a consultas e exames (incluindo imagens), além de videoconferências em HD para discussão sobre as condutas clínicas, hipótese de diagnóstico e evolução clínica dos pacientes, otimizando a assistência. 

Confira lista de hospitais:

•         Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos 

•         Hospital Geral de Guaianazes

•         Hospital Heliópolis 

•         Hospital Ipiranga

•         Conjunto Hospitalar do Mandaqui 

•         Hospitalar Padre Bento de Guarulhos

•         Hospital Geral de Vila Penteado

•         Hospital Regional Sul 

•         Hospital Geral de São Mateus 

•         Hospital Geral de Taipas 

•         Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha 

•         Hospital Geral de Osasco 

•         Hospital Regional de Registro

•         Hospital Regional do Vale do Ribeira (Pariquera-Açu)

Não foi divulgado os municípios contemplados com o programa para a segunda, terceira e demais fases de implantação, no entanto, a seguir o modelo da AME+, a cidade de Marília terá que esperar por ainda longos anos para que a “novidade” que distancia ainda mais o médico do paciente possa chegar.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.