Peso adequado e qualidade de vida: Programa estimula a construção de hábitos saudáveis com ações que criam o estilo de vida adequado para a criança e o adolescente

A obesidade é uma condição crônica multifatorial caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura em uma magnitude tal que compromete a saúde (Consenso Latino Americano em Obesidade), e ainda a segunda causa de todas as mortes provocadas por males que podem ser prevenidos (OMS).


Hábitos alimentares incorretos, sedentarismo e falta de orientação e acompanhamento têm sido responsáveis por uma explosão do número de casos de obesidade infantil no País e no Mundo.

Além das nefastas consequências à saúde de crianças e adolescentes, como o aparecimento de doenças crônicas (hipertensão, dislipidemias, diabetes-diabesidade, e cardiopatias), a obesidade origina subprodutos igualmente prejudiciais, como a baixa autoestima, problemas de socialização, isolamento (Bullying), depressão, distúrbios digestivos, distúrbios do sono, alterações osteomusculares, alguns tipos de cânceres, baixo rendimento escolar, e colabora com a dificuldade da entrada no mercado de trabalho de adultos jovens.


Uma vez que tem se demonstrado dificuldades a mudanças de estilos de vida e hábitos já arraigados na vida dos adultos, as atenções têm se voltado para a educação e prevenção da obesidade na infância, com vistas à prevenção de obesidade no adulto e suas consequências.

Há de se dizer que a obesidade é uma das piores aquisições da civilização, (Júlio Monteiro-FLASO/ABESO). O ambiente alimentar de nossas crianças oferece graves riscos à saúde em razão do bombardeio das propagandas alimentares, bem como a ingesta de fast food e junk food sem nenhuma limitação ou orientação.


“Hoje a criança obesa não é mais criança. Ela perde sua espontaneidade, sua criatividade e vitalidade, inerentes a uma infância saudável. Inúmeras vezes, ela torna-se triste, com sensações de incapacidade. É preciso resgatar nossas crianças das influências do meio tecnológico e alimentício. É preciso restaurar o vínculo familiar, pra que a mesma se sinta segura pra vida! Menos celulares, e mais abraços e conversas afetivas!”


Para que se consiga realizar uma intervenção eficaz sobre o paciente obeso, é necessária uma abordagem biopsicossocial, de forma que os diversos fatores responsáveis pelo quadro sejam combatidos e antes de tudo compreendidos. O autoconhecimento é a maior estratégia para se reverter o processo.


Assim, a Unimed Marília oferece aos seus beneficiários o Programa Crescer Saudável proporcionando o autocuidado assistido em prevenção, com atuação de diversos profissionais (Nutricionista, Psicóloga, Cirurgiã-dentista, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Educadora Física e Enfermeira), sempre com visão ampliada, integral da criança e adolescente, pela equipe multidisciplinar do Espaço Viver Bem/UNIMED. A coordenação do projeto fica a cargo da DRª Luciana M. C. Pfeifer, Cirurgiã dentista.

O Programa busca estimular a construção de hábitos saudáveis, recuperação da autoestima, perda de peso, criação de um estilo de vida adequado para a criança e seus familiares, atuando no presente (crianças/adolescente), mas com vistas ao futuro (adultos).

Os grupos de atendimento acontecem às terças-feiras, período da manhã e tarde na A.P.M. (Associação Paulista de Medicina).


Para participar, a criança beneficiária da UNIMED Marília precisa estar na faixa etária de 07 a 17 anos, e ter um acompanhante maior em todos os encontros, que têm a duração de 03 horas ininterruptas.
O contato deve ser feito através do telefone 2105- 8191, em horário comercial.

DRª LUCIANA M.C. PFEIFER – COORDENADORA DO PROGRAMA CRESCER SAÚDAVEL-
CROSP-46.919


error: Conteúdo protegido por direitos autorais.