O alerta não vai para os rotineiros infratores, mas, para os motoristas que precisam checar seus veículos e sua respectiva documentação antes de coloca-los nas ruas. O 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (com sede em Marília), informou em Nota na tarde de ontem, quinta-feira ( 29 ) que a partir da próxima Segunda feira, dia 2 de setembro, iniciará na cidade  atividades específicas de fiscalização viária de trânsito, com o emprego de motocicletas, em dias e horários alternados de acordo com as peculiaridades das infrações, em conjunto com os agentes municipais.

Segundo a nota, o foco das operações será a verificação de condutores alcoolizados ou embriagados, motocicletas circulando com escapamento emitindo som em desacordo com o permitido e perturbando o sossego público, veículos transportando escolares irregularmente, uso inadequado de vagas de estacionamento preferenciais nas ruas, excesso de velocidade e outras como falta de licenciamento veicular e de habilitação.

Para a eficácia da operação espera contar com alguns dos equipamentos necessários, sendo solicitado para a Prefeitura Municipal, por meio da EMDURB, a aquisição de radar móvel para ser utilizado pelos policiais militares em serviço.

Ainda segundo a nota, no caso específico da fiscalização de velocidade o foco será nas avenidas de grande fluxo viário como Via Expressa Sampaio Vidal, Radial Leste, Avenida República, Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, dentre outras. Nos locais estão fixados os limites permitidos para a circulação.

A medida atende apelo da população de diversos pontos da cidade que questionavam a falta de policiamento de trânsito para inibir alguns abusos cometidos pelos motoristas infratores.

Em uma rápida averiguação em pontos diferentes, foi constatado que muitos condutores, especificamente motociclistas estão trafegando sem respeitar os limites de velocidade, bem como avançando os sinais vermelhos dos semáforos, inclusive transitando pela contramão de direção, colocando em risco não apenas a sua integridade física, como também de outros condutores, ciclistas e pedestres o que precisa ser coibido, pois tais atitudes vão de encontro com o que determina o Código de Trânsito Brasileiro, cuja fiscalização compete também ao 9º Batalhão do Interior devido ao convênio firmado entre o município e o Estado de São Paulo.

Para a Polícia Militar o atendimento de um acidente de trânsito acarreta ainda a perda de horas de patrulhamento preventivo, que são importantes para a redução criminal, pois o tempo de atendimento de acidentes pode chegar até 4 horas.

Assim se faz necessária a implementação de medidas visando intensificar a fiscalização de trânsito em ações pontuais para sensibilizar condutores, dentre eles os que trafegam com motocicletas sem respeitar a sinalização viária.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.