Após uma apuração demorada, ocorrida logo após a realização do pleito eleitoral realizado no dia de ontem, quarta feira (15), o SINDIMMAR ( Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marília ) tem nova diretoria. A CHAPA 2 venceu o processo eletivo e comandará os destinos da entidade nos próximos 3 anos.

A apuração que foi transmitida on line, só foi concluída por voltas das 22H30 e apontou seguinte resultado:

  • Associados aptos a votar = 1906 associados
  • Chapa 1 = 366 votos ( Marcos Ferreira )
  • Chapa 2 = 409 votos ( Vanilda G. de Lima )
  • Nulos = 15 votos
  • Brancos = 2 votos

Como um dos Maiores sindicatos de Marília construído ao longo de três décadas, o Sindimmar representa mais de 7 mil trabalhadores (são 5 mil servidores da ativa e mais de 2 mil aposentados) e possuía 1906 servidores aptos a votar. Como se vê, participaram do processo eleitoral, 792 associados, o que representa APENAS 41,5% do quadro associativo.

Este cenário, representa um quadro de descrédito dos servidores diante da entidade que os representa legalmente. Esta situação, se deve a fatos ocorridos nas últimas gestões que acabaram gerando um enxurrada de desfiliações e demonstrou claramente o perda do poder de mobilização e negociação na luta pelos direitos dos servidores.

Uma história que foi construída desde a fundação com sua primeira presidente Menadel Rodrigues, com o apoio substancial do saudoso vereador Sidney Gobetti. Sem duvida um contraste em modelo de condução e que precisa ser resgatado.

Nossa reportagem conseguiu com exclusividade uma entrevista exclusiva com a presidenta eleita; Vanilda Gonçalves de Lima, onde a mesma, apesar do curto espaço de tempo disponível, gentilmente nos atendeu e respondeu as seguintes perguntas :

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA : Como VC se sente no momento, como a nova presidente de um dos sindicatos mais tradicionais de nossa região ?

VANILDA G. DE LIMA = Eu, particularmente, estou muito feliz com o resultado da eleição para a futura gestão do SINDIMMAR ocorrida na data de ontem. 15/09/21. Feliz pela confiança em nós depositada nas urnas e pelo grandioso trabalho de campanha realizada por todos/as membros da Chapa2! É uma grande conquista para nós que lutamos pela defesa da igualdade da identidade gênero na atuação na sociedade, principalmente no SINDIMMAR. Essa vitória muito no fortalece para a luta pela Diversidade social, política, cultural e humana.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA : VC assume um sindicato com um histórico de peleguismo e de irregularidades que provocaram um descrédito muito junto aos servidores. Como que essa nova diretoria pretende reverter este quadro ???

VANILDA G. DE LIMA = Propomo-nos a promover uma organização sindical alicerçada na luta de base, pois base do SINDIMMAR é complexa pela sua heterogeneidade, mais com potencial enorme. O que vimos nesse processo desde o início do ano com o movimento pela vida foi o desejo dos trabalhadores de construção de um Sindicato forte e com participação democrática.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA : Entre os desafios que VC irá enfrentar logo no início estão a reforma da previdência e o plano de carreira. Já existe um planejamento de como negociar de uma forma diferenciada a defesa dos servidores ??

VANILDA G. DE LIMA = A Vitória da Chapa 2 também é a sinalização de que os trabalhadores estão atentos e rejeitam a proposta de Projeto Lei da Reforma da Previdência enviada pela Prefeitura / IPREMM ao legislativo. Esta proposta muito penaliza os trabalhadores, retira seus diretos e não oferece nenhuma garantia de recuperação do IPREMM. Nós temos propostas e estamos esperando uma audiência com o executivo desde a apresentação desse projeto em meados de julho. O controle social do IPREMM pelos trabalhadores é uma das principais propostas nossa, esperamos ser ouvidos pelo executivo municipal o mais breve possível.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA : Vocês assumem com uma sede própria. Este fato ajuda na condução dos trabalhos ??

VANILDA G. DE LIMA = Com certeza a futura Sede Própria do SINDIMMAR é uma conquista da categoria como um todo e deve contribuir para a nossa melhor organização sindical. Há também que se parabenizar toda a atual Diretoria por essa conquista, pois nossa gestão irá convidar a todos para construir agora, a Casa do Servidor!

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA : Quais são as principais bandeiras de luta desta nova diretoria ??

VANILDA G. DE LIMA = Somos contra as reformas que retiram direitos, desmontam o serviço público e precarizam as relações de trabalho. Vamos também atuar pelo fortalecimento do serviço municipal de saúde do trabalhador em defesa da vida, pois o índice de adoecimento dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais antes da pandemia já era preocupante, agora está ainda mais! Vamos dar atenção a isso e a recuperação do IPREMM com controle social dos Trabalhadores.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA : Apenas 41,5% dos associados participaram do processo eleitoral. Já existe um plano para reconquistar a confiança e a adesão de novos associados ?

VANILDA G. DE LIMA : Devemos considerar vários elementos para essa adesão ao processo eleitoral, entre eles a questão dos Trabalhadores inativo-aposentados que são quase 1/3 da base do SINDIMMAR e, no contexto de pandemia, estando em isolamento, outros fatores como o histórico do SINDIMMAR contribui também, mas em todos os casos nos parece que a melhor organização no local de trabalho é o melhor caminho.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA : Como será a relação entre a nova gestão do Sindimmar, ou seja; esta diretoria e a Administração Municipal e Câmara Municipal ?

VANILDA G. DE LIMA = Com Autonomia e independência. Queremos ser atendidos/as pela administração, ninguém tem mais compromisso com o Serviço Público Municipal de que os trabalhadores/as que estão no dia-a-dia, que cuidam da cidade, pensam e executam a gestão da cidade. Temos Direitos de participarmos das decisões que nos diz respeito! Existe um lema que é usado pelo movimento de Pessoas com Deficiência e que nos contemplam: “Nada sobre nós sem nós”. Chapa 2: O Sindicato Pode Mais!!!

Curiosamente, esta é a chapa eleita com o maior número de mulheres da história do sindicato. Ao todo são 15 mulheres estrategicamente distribuídas na composição total; Diretoria= 5 mulheres de um total de 11 cargos; Conselho Fiscal= 3 mulheres de um total de 6 cargos; Conselho de Representante=7 mulheres de um total de 15 cargos.

Sem dúvida um grande passo também para o empoderamento no movimento sindical da cidade, e porque não dizer na região. Afinal o que pode significar isto ??? Será mais tempero nas discussões políticas ??? Mais pau de macarrão na luta pelos seus direitos ??? Ou aquele toque feminino que só as mulheres tem de conduzir situações conflituosas ??? Resta aguardar e torcer para que tudo dê certo, afinal, elas ainda irão dominar o mundo. Anotem !!!

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.