Pix começou a funcionar às 9h desta segunda-feira e já apresenta queixas de usuários nas redes sociais. Apesar de ter sido lançado com o objetivo de efetuar transferências de forma instantânea, clientes de bancos e fintechs têm encontrado problemas ao realizar uma operação pelo novo sistema de pagamentos do Banco Central. Alguns esperam mais de duas horas para concluir uma transação.

O jovem M. de S. I., de 19 anos, está com dificuldades para receber o valor da primeira operação que fez pelo sistema. Ele tentou transferir o valor do auxílio emergencial, retido na sua conta do aplicativo do Caixa Tem, para uma conta do Mercado Pago.

Uma mensagem do aplicativo da Caixa dizia que houve um erro na operação e pedia para que fosse conferido o extrato, mas o saldo permaneceu vazio por quatro horas. Após o longo tempo de espera, o dinheiro retornou para a conta de origem. Mas a transferência, que era o principal, não foi efetuada:

— O ruim foi que o dinheiro não constava em nenhum dos aplicativos, se perdeu pelo caminho. Ficou por quatro horas assim, me senti roubado. Cadastrei a chave no mês passado e me sentia seguro com o sistema, mas aí aconteceu isso — queixa-se.

Procurada pela reportagem, a Caixa disse vai checar o caso com a área de tecnologia. Em nota, o Mercado Pago afirmou que “identificou que o valor da transação mencionada não chegou a sair do Caixa Tem para a conta Mercado Pago e que o valor encontra-se disponível na conta Caixa Tem do usuário”.

“No primeiro dia de Pix, é possível que surjam instabilidades pontuais de envio de dinheiro. O Mercado Pago irá conceder toda a assistência aos usuários que eventualmente tenham relatado esse tipo de dificuldade e reforça que transações com Pix vindas de outras instituições estão sendo compensadas normalmente”, completa a nota.

A auxiliar operacional S. S., de 24 anos, também fez uma transferência cujo valor até agora não chegou à conta de destino. Ela transferiu uma quantia da sua conta no Nubank para a conta do pai, na Caixa Econômica Federal, mas já espera há mais de duas horas pela transferência.

— Ainda foi gerado um comprovante dizendo que a operação foi realizada, o que achei muito errado. Entrei em contato com o banco e eles disseram que houve uma lentidão nos envios dos valores, e se não cair até às 17h devo procurá-los novamente. Pensei que o Pix seria ótimo por conta do imediatismo que tanto pregam, mas agora estou bem decepcionada. Era um valor que precisava ser repassado com urgência e agora só ganhamos dor de cabeça — lamenta Santos.

A enfermeira L. P. M., de 38 anos, cadastrou sua chave no banco Bradesco ainda na fase pré-teste. Com a estreia oficial do Pix, tentou fazer uma transferência para uma conta para um banco digital, mas não conseguiu.

— Tentei mais de cinco vezes e sempre aparece a mensagem de “transação cancelada”. O Bradesco nem reconhece a chave (e-mail) no outro banco. Em compensação, consegui na primeira tentativa em outras instituições — conta.

Procurados, o Banco do Brasil, Bradesco e Nubank ainda não responderam o contato.

Além da lentidão e cancelamento das operações financeiras, usuários também se queixam de instabilidade nos aplicativos dos bancos para cadastramento da chave.

“Desisto de cadastrar o pix no Banco do Brasil, só da erro direto”, escreveu uma internauta no Twitter. “Alô Santander cadê o pix? Agora 10h42 e nada de pix!”, questionou outra.

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