Considerada como a terceira data mais comemorada do ano, no dia 12 de outubro comemora-se o dia das crianças. A data foi criada no Brasil antes de ser comemorado no restante do mundo. A ideia foi de um político brasileiro (deputado federal Galdino do Valle Filho), em 1920, e oficializada em 5 de novembro de 1924 pelo então presidente Arthur Bernardes.

Além de uma importante data comercial, o dia também é marcado pela realização de muitos eventos para o lazer e entretenimento dos baixinhos em clubes, organizações, entidades comunitárias, ong’s e até torcidas organizadas que na oportunidade disponibilizam brinquedos infláveis e em alguns casos distribuem doces, lanches e finalmente brinquedos de forma gratuita.

No Distrito de Avencas ( 22 km de Marília ), não é diferente, no entanto, com um diferencial; o evento que já é realizado pelo 6º ano consecutivo, é organizado por um grupo de amigos coordenados pela Líder Comunitária Susana Vieira que, com dificuldades procura arrecadar os brinquedos e demais doações, alugando os infláveis e promovendo no dia do evento a distribuição para as crianças do distrito e imediações ( sítios e chácaras ).

Para a Líder comunitária, a realização do evento é uma satisfação pessoal em fazer algo em um distrito que nunca teve nada para as crianças; ” Tudo começou quando eu fazia parte de um projeto da prefeitura que existia no distrito, mas que infelizmente foi extinto pelo atual gestor. Ninguém nunca lembrou de fazer nada para as crianças que se deslocavam daqui para tentar ganhar alguma coisa nos bairros de Marília. Isso me comoveu, e junto com alguns amigos nós começamos a realizar o evento de uma forma modesta mas, que alegrou todas as crianças e foi tomando corpo a cada ano”, declarou.

Susana também nos relatou as dificuldades enfrentadas para realizar o evento. ” Pra você ter ideia a gente programou o ano passado uma festa para 50 crianças, no entanto compareceram 150 e infelizmente tivemos que sortear os brinquedos. Temos como regra não distribuir brinquedos usados e danificados, consequentemente o número de doações diminui, mas, penso que doar um carrinho ou uma boneca não pesa pra ninguém e desperta uma emoção diferente na criança. Mais uma vez, este ano estamos com dificuldades para arrecadar, mas, esperamos que Deus toque o coração das pessoas e a gente possa realizar mais uma vez uma grande festa”, concluiu.

As pessoas interessadas em contribuir com esta importante ação social que leva a alegria e diversão para as crianças do distrito poderão ligar para o telefone (14) 99797-5858 e falar com o organizadora. Segundo Susana, serão aceitos além de brinquedos para meninos e meninas, qualquer outro tipo de doação como doces, balas, sorvetes, pirulitos, biscoitos e outros donativos, com a retirada no local. O evento como diferencial ocorrerá no domingo, dia 13 à partir das 10 horas da manhã, na Av. Vitória Régia ao lado do posto de Saúde.

Questionada sobre o ano pré eleitoral e a possível presença de políticos já em pré campanha, Susana foi bem enfática; ” Felizmente o evento não tem finalidade lucrativa e muito menos vínculo político com qual qualquer grupo da cidade, seja oposição ou situação. Nossa ação é apolítica, com finalidade estritamente social e com foco no sorriso e na alegria das crianças. Não vamos impedir a participação de ninguém, aliás, estão todos convidados, no entanto, não levantamos bandeira de ninguém, somente de nossas crianças” finalizou.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.