Licenciadas da multinacional alemã se unem à ONG G10 Favelas para ajudar a combater a fome em comunidades brasileiras. Clientes são convidadas a realizar doações à ONG, que se convertem em descontos na aquisição de produtos da marca no Dia das Mães

Diante do cenário de crise gerado pela pandemia de Covid-19, a alemã ZEISS, referência mundial em tecnologia voltada à saúde da visão, por meio de suas licenciadas ZEISS Vision Center, se solidarizou e, em parceria inédita com o G10 Favelas, lançou a campanha “De Mãe para Mãe” que tem por objetivo combater a fome no país. Tendo como gancho a proximidade do Dia das Mães, a campanha se propõe a transformar a situação de miséria enfrentada por famílias que vivem em favelas: mais de 50% dessas famílias são sustentadas por mulheres que, neste momento, se encontram desempregadas.

“Olhamos muito para as campanhas tradicionais de Dias das Mães, que geralmente mostram a relação de mães e filhos, e decidimos sair um pouco deste foco. Buscamos a solidariedade entre mulheres que são mães, mas com condições extremamente diferentes do ponto de vista social e econômico. Por isso, fizemos a parceria com o G10 Favelas e temos como objetivo levar um pouco mais de conforto à milhares de famílias neste dia tão especial. E ninguém melhor que uma mãe para entender o sentimento de outra ao ver seus filhos em uma situação difícil”, explica Marcelo Frias, o Diretor de Marketing LATAM da ZEISS.

De Mãe para Mãe é realizada em parceria com o G10 Favelas, bloco de líderes e empreendedores que uniu forças em prol do desenvolvimento econômico e social de favelas em todo o Brasil. Por meio da campanha, as pessoas são convidadas a fazer doações, que variam de R﹩150 a R﹩450, no site da ONG. O valor é revertido em alimentos e itens de higiene pessoal e limpeza para mais de 300 comunidades brasileiras, inclusive nas dez maiores favelas do país. Após realizar a doação, a pessoa imprime o comprovante financeiro e o apresenta em uma das 67 lojas ZEISS Vision Center no Brasil. O valor doado será revertido em desconto na compra de lentes da marca ZEISS. As regras estão disponíveis no site da campanha.

“Nós poderíamos realizar uma campanha tradicional de desconto em nossas licenciadas, mas optamos por gerar conscientização social, por isso elegemos uma instituição séria e que realiza um trabalho fundamental nas zonas mais vulneráveis do país para atuar conosco. Quanto mais pessoas souberem da ação e doarem, mais famílias serão ajudadas. No final, o valor doado volta para o benfeitor, que pode utilizá-lo como desconto na compra de óculos com lentes ZEISS”, reforça Frias.

Segundo estudo da Rede Pensan (Rede Brasileira de Pesquisa e Soberania em Segurança Alimentar e Nutricional), os números do Inquérito Nacional sobre insegurança alimentar no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil são avassaladores: a fome atingiu 19 milhões de brasileiros entre os 116 milhões que passam por algum tipo de insegurança alimentar. A pesquisa mostra ainda que há fome em 11,1% das casas chefiadas por mulheres no país. Somente entre as dez maiores comunidades assistidas pelo G10 Favelas, há aproximadamente 175 mil mães em situação de vulnerabilidade, sendo que a maioria é arrimo de família.

“A gente sabe que as mulheres são as maiores responsáveis por manter as famílias em pé e, nesse momento de pandemia, elas foram grandes vítimas das demissões, inclusive por estar em áreas mais informais. Não só nessas áreas, mas no geral, as mulheres sofreram bastante e poder atender e ajudar as mães chefes de família nesse momento é algo que vai ajudar todo mundo, porque mesmo nas casas que as mulheres não são chefes de família, de alguma forma, nós estamos ajudando”, ressalta Gilson Rodrigues, Presidente Nacional do G10 Favelas.

Dados do Instituto Locomotiva apontam que 80% das famílias das comunidades do Brasil estão sobrevivendo com menos da metade da renda que possuíam antes da pandemia. E oito em cada dez famílias não teriam condições de se alimentar, comprar produtos de higiene e limpeza ou pagar contas básicas, caso não tivessem recebido doações nesse período.

“Ficamos muito felizes com a iniciativas da Zeiss, pois é uma marca com presença nacional, o que dá ainda mais visibilidade à nossa causa. Neste momento será possível ajudar quem mais precisa e ainda fazer seus óculos”, salienta Rodrigues. “No início da pandemia muitas pessoas se solidarizaram e tivemos um elevado número de doações. Passados doze meses, o cenário é outro e o número de doações é quase nulo. Há diversas famílias às margens da misérias e as doações são sua única fonte de alimento. Quanto mais pessoas engajadas, maior a chance de reduzirmos os índices de fome em nosso país”, complementa.

A campanha “De Mãe para Mãe” começou no dia 26/04 e se estenderá até o dia 09/05, e os vouchers de desconto podem ser utilizados até 31/05 nas lojas ZEISS Vision Center de todos o país. As doações podem ser feitas pelo site www.diadasmaeszeiss.com.br.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.