Estudos comprovam que convivência entre avós e netos contribui para reduzir chances de desenvolver doenças como depressão e ansiedade

Um abraço aconchegante, um carinho genuíno e boas histórias pra contar. Com essas características, certamente, não restam dúvidas de quem falo: dos avós. O afeto delicado que dispensam a todos que os cercam, sobretudo aos netos, é tão especial que vovós e vovôs ganharam um dia totalmente dedicado a eles. Para retribuir toda essa dedicação, hoje,domingo, 26 de julho, é uma oportunidade de celebrar junto àqueles que dão tanto amor. Afinal, é Dia dos Avós.

Diversos estudos já foram realizados com o intuito de entender e demonstrar as consequências de uma convivência íntima, ou não, entre avós e netos. Porém, a vivência diária é suficiente para perceber que o contato constante com os avós gera um efeito positivo na vida dos netos (de qualquer idade) em virtude do amor, proteção e ensinamentos, que somente os mais velhos são capazes de oferecer.

Com larga experiência em atendimento clínico, o psicólogo Marcus Barreto garante que a convivência entre avós e netos é, de fato, benéfica e fundamental para ambos. “Em grande parte dos casos, os avós estão em uma fase da vida em que podem se dedicar e aproveitar os netos até mais do que aproveitaram os filhos. E como todo carinho, cuidado e dedicação que ofertam não é uma obrigação, faz com que o laço emocional fique ainda mais forte”.

Estudo realizado pelo Boston College (EUA) com centenas de avós e netos confirma que os dois lados se beneficiam dessa relação. Para os avós, essa conexão representa o contato com uma geração mais jovem, disposta e cheia de ideias. Isso os leva a ter mais disposição, sensação de significado, finalidade e bem-estar. Para os netos, os avós são a fonte de sabedoria, encorajamento, segurança e bons conselhos. Além disso, ajudam a manter as relações familiares fortes e contribuem para a formação de uma personalidade ética pelos netos.

Sidney Magal dando de comer à netinha

Se tudo isso não bastasse, pesquisadores ainda apontam, em estudo publicado na Evolution and Human Behavior, que avós que mantém uma relação mais afetuosa e ajudam a cuidar dos netos  têm mais saúde psicológica, menos  chances de ter depressão e desenvolver doenças cognitivas, como Alzheimer. Além disso, podem viver mais, aumentando a expectativa de vida. Já as crianças que têm relacionamentos fortes com os avós são mais bondosas, generosas e com chances reduzidas de sofrerem com ansiedade e depressão no futuro.

CONECTADOS MESMO DISTANTES

E se o isolamento social impôs a distância dos netos, o jeito é investir nas conversas virtuais. O psicanalista Ronaldo Coelho, de São Paulo, lembra que as crianças, por terem nascido na era da interação por telas, se adaptam mais rápido a esse tipo de relação virtual. “É importante que os avós saibam disso, pois muitas vezes eles projetam nos netos a angústia que sentem por estarem privados do contato físico. Deste modo, interações, brincadeiras e jogos por videochamadas podem ser um bom meio de manter e renovar os vínculos, mesmo que não substituam o contato físico”, diz Coelho. Caso os avós queiram se fazer presentes, eles podem enviar para a casa dos netos um presente ou uma lembrancinha e fazer uma videochamada para falarem sobre a chegada, sugere o psicanalista.

AVÓS NEM SEMPRE ‘ESTRAGAM’ OS NETOS

Avós e netos: uma relação repleta de afeto

E aquela história de que os pais educam e os avós deseducam, tem cabimento? Nem sempre. Há muitos avós hoje que apoiam os filhos na educação dos pequenos. Como a atriz Regina Casé, que já afirmou não ser contra a educação que sua filha Benedita dá ao neto Brás, de 3 anos. “Não sou do tipo de avó que deseduca, que dá doces escondidos, sou firme e brinco muito com ele. A gente tem uma caverna feita de cobertores, brinco que ali só tem os bichos que saem de noite, como morcegos, corujas e cobras e ele fala que vai colocar a zebra na caverna”, disse Regina à Revista Quem.

Para a psicóloga Aline, são vários os benefícios dessa relação com brincadeiras. “Os avós apresentam outros estímulos, outras formas de carinho e ensinam pela ludicidade, que é muito importante para o desenvolvimento das crianças”, diz ela. Inclusive, quando os pais são muito ocupados, por causa do trabalho e ou outros motivos, e têm menos disponibilidade, os avós entram para preencher esse espaço de estímulos que favoreçam o crescimento saudável dos netos.

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA DESEJA UM Feliz Dia dos Avós!

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.