Hoje é dia de festa e redenção para duas equipes do futebol paulista que estavam fora do cenário nacional. Marília e Portuguesa entram em campo neste domingo, às 15h, no estádio Bento de Abreu, em Marília, na partida de ida da final da Copa Paulista.

Com melhor campanha que o Marília na somatória das fases, a Portuguesa tem a vantagem de decidir o título em casa. Em caso de empate no placar agregado ao término dos dois jogos, o título será decidido nos pênaltis. O segundo e decisivo jogo será na próxima quarta-feira, às 19h, no Canindé, em São Paulo. O campeão do torneio escolhe a Copa do Brasil ou a Série D de 2021, enquanto que o vice fica com a vaga restante.

O Marília chega na final com campanha de oito vitórias, três derrotas e um empate, enquanto a Lusa soma nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

Marília disputará uma competição nacional após quase uma década

Elenco do Marília, finalista da Copa Paulista 2020  — Foto: Matheus Dahsan/Marília AC

A vaga na final da Copa Paulista dará ao Tigrão a possibilidade de voltar a disputar uma competição nacional após nove temporadas. Ao eliminar o V de Piracicaba, a alvi-celeste garantiu ao menos o vice-campeonato da competição regional. De acordo com o regulamento, o campeão da Copa Paulista escolhe uma vaga entre a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro, enquanto o vice-campeão fica com a vaga restante.

Marília não disputa uma competição nacional desde 2012, quando acabou eliminado na primeira fase da Série D do Brasileiro, não conseguindo mais vaga na competição, que segue critérios de ranking da Federação Paulista de Futebol (FPF) para definir os participantes do estado no torneio.

Pelo histórico, o Marília figurou por diversas temporadas como postulante ao acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Ao todo, são sete participações na Série B, seis na Série C e uma na Série D do Brasileiro.

Em 2003, o Marília acabou na quarta colocação da Série B do Brasileiro. Na ocasião, Palmeiras e Botafogo conquistaram o acesso após o quadrangular final, que também teve a participação do Sport. Um ano antes, o MAC foi vice-campeão da Série C do Brasileiro, ao ficar atrás do Brasiliense, do artilheiro Túlio Maravilha, no quadrangular final.

Na atual temporada, o Marília disputa a Série A3 do Campeonato Paulista. O time soma 25 participações na elite estadual, quando acabou rebaixado na temporada 2015 até chegar na quarta e última divisão em 2019. Além disso, foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1975.

No ano do centenário, Portuguesa vai à final da Copa Paulista e garante volta ao cenário nacional

Portuguesa vai à final da Copa Paulista  — Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

Exatos sete anos depois do julgamento do “caso Héverton” que, em 16 de dezembro de 2013, determinou o rebaixamento na Série A e iniciou a derrocada do clube, a Portuguesa conquistou o direito de voltar ao cenário nacional.

Ao vencer o São Bernardo por 3 a 0 na noite desta quarta-feira, no Canindé, a Lusa garantiu a vaga na final da Copa Paulista contra o MAC para buscar um título inédito no ano do seu centenário.

Desde 2017 que a Portuguesa não joga uma competição nacional com o elenco profissional. Na oportunidade, participou justamente da Série D e também da Copa do Brasil. O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA irá acompanhar a partida.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.