O processo, que normalmente não passa de formalidade, ganhou mais atenção neste ano devido à campanha de Trump de tentar desqualificar o pleito.

O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos confirmou nesta segunda-feira (14/12) a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais do país. A posse do democrata está prevista para ocorrer em 20 de janeiro.

A decisão desta segunda é mais uma derrota na tentativa do atual presidente Donald Trump de cancelar o resultado das urnas.

Biden superou os 270 votos, ultrapassando a metade do total de 538 delegados, pouco antes das 19h30 desta segunda, quando os 55 delegados da Califórnia votaram de forma unânime ao seu favor.

Pelo resultado parcial, Biden obteve 302 votos no Colégio Eleitoral e Trump, 232. Em número de votos, ao todo, foram 81,3 milhões para o democrata e 74,3 milhões para o republicano.

Os resultados da eleição foram certificados pelos 50 estados americanos, assim com pelo Distrito de Columbia. O democrata venceu com 81,3 milhões de votos, 51,3% dos sufrágios emitidos, contra 74,2 milhões (46,8%) do republicano.

Mas nos Estados Unidos o presidente é decidido pelo sufrágio universal indireto, e cada estado dispõe de um número determinado de delegados com base no tamanho de sua população. Biden conquistou 306 dos 538 delegados do Colégio Eleitoral, e Trump 232. Para vencer a eleição eram necessários ao menos 270.

Biden deve fazer um discurso às 22h desta segunda-feira. De acordo com notas preparadas por sua equipe e entregues à imprensa, ele dirá: “Nós, o povo, votamos. Foi mantida a fé em nossas instituições. A integridade de nossas eleições permanece intacta. E então, agora é hora de virar a página. Para unir. Para curar.”

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.