Até às 14h de hoje (8), o governo federal contabilizou 800 óbitos, o que representa um aumento de 247 vítimas fatais da COVID-19 em relação aos últimos dados anunciados. Já no Estado de São Paulo é a primeira vez que se registra mais de mil pessoas com a doença no intervalo de apenas 24 horas. O melhor plantão do coronavírus você confere à partir de agora.

Em coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais, o Ministério da Saúde atualizou os números do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil. Até às 14h de hoje (8), o governo federal contabilizou 800 óbitos, o que representa um aumento de 247 vítimas fatais da COVID-19 em relação aos últimos dados anunciados.

De acordo com as informações compartilhadas individualmente pelas Secretarias Estaduais de Saúde, são 15.927 casos da COVID-19 no país. Esse número é resultado da soma de 2.210 novos casos confirmados nas últimas 24h.

Nesse cenário, a taxa de letalidade da pandemia no Brasil sobre para 5%. Entre os outros países do mundo que registram pacientes com o novo coronavírus, o país é o 14º em número total de casos, atrás de nações como os Estados Unidos, a Espanha e a Itália — os três primeiros colocados, respectivamente.

COVID-19 no Brasil

A taxa de incidência nacional da COVID-19 na população brasileira é de 7,5 casos para cada 100 mil habitantes. A partir dessa métrica, estão em situação de emergência (50% acima da incidência nacional) Amazonas, Distrito Federal, São Paulo, Ceará, Amapá e Rio de Janeiro. Já Roraima vive estado de atenção (a taxa está entre 50% e a incidência nacional).

Com 59,6% dos casos da COVID-19 confirmados, o Sudeste é o epicentro da infecção no país. Na região, segundo o relatório, são 9.487 pacientes infectados pelo novo vírus. Em segundo lugar está o Nordeste, com 2.825 casos confirmados, seguido pelo Sul (1.551 casos), Norte (1.222) e Centro-Oeste (842).

São Paulo é o estado com o maior número de casos, podendo ser considerado o epicentro mais localizado da infecção com 428 mortes e 6.708 casos confirmados da doença. Outros dois estados registram elevados números da COVID-19: Rio de Janeiro, com 1.938 casos e 106 óbitos; e o Ceará, que apresenta 1.291 casos e 43 óbitos. Também chamam atenção pelos números da COVID-19 dois outros estados: Pernambuco (401 casos e 46 mortes) e Amazonas (804 casos e 30 óbitos).

Um homem em situação de rua lava as mãos em uma torneira instalada no centro do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira.

Um homem em situação de rua lava as mãos em uma torneira instalada no centro do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira.RICARDO MORAES / REUTERS

Além desses estados, as mortes estão localizadas nas seguintes unidades da federação: Paraná (17); Bahia (15); Santa Catarina (15); Minas Gerais (14); Distrito Federal (12); Maranhão (11); Rio Grande do Norte (11); Rio Grande do Sul (9); Goiás (7); Espírito Santo (6); Pará (6); Piauí (5); Paraíba (4); Sergipe (4); Acre (2); Alagoas (2); Amapá (2); Mato Grosso do Sul (2); Mato Grosso (1); Rondônia (1); Roraima (1).

Apenas o estado de Tocantins não tem, até o momento, mortes confirmadas pela doença, mas também registra casos confirmados, assim como os demais estados brasileiros. Até o momento, o governo federal ainda não divulga dados sobre a quantidade de pacientes curados da COVID-19.

As últimas notícias sobre o coronavírus no mundo.

EUA ultrapassam 13.000 mortes por coronavírus

As taxas de mortalidade pela pandemia de coronavírus continuam a crescer nos Estados Unidos. O país, epicentro mundial da Covid-19, registrou hoje mais de 13.000 mortes –que aumentam a uma taxa de quase 2.000 a cada 24 horas– e 402.923 infecções, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Especialistas disseram que o vírus está se espalhando cada vez mais por todo o território, e os números reais, segundo as autoridades, são certamente muito piores, já que as mortes fora dos hospitais não são contadas, a menos que tenham os pacxientes tenham sido testados como positivo anteriormente. (Efe) Na imagem, um trabalhador faz máscaras em uma fábrica de Los Angeles.

Cerca de 2.000 prisioneiros serão libertados em Portugal para evitar riscos de contágio em prisões superlotadas.

As medidas não cobrem os condenados por crimes de sangue, políticos, policiais ou magistrados. O perdão é por “razões humanitárias, por uma superexposição de riscos nas prisões”, segundo a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, que garante que um prisioneiro infectado pode infectar 200 reclusos, “e a partir daí em uma progressão geométrica”. Não houve casos de coronavírus nas prisões portuguesas.

A epidemia já matou pelo menos 10.869 pessoas na França

É importante sublinhar o “pelo menos” porque, devido a um problema técnico, as autoridades não conseguiram registrar novas entradas de dados nesta quarta-feira para asilos e centros médicos, de modo que foram contabilizadas apenas 541 mortes em hospitais. nas últimas 24 horas, para um total de 7.632 mortes em mais de 1.000 hospitais que já hospedam casos de Covid-19. Enquanto se aguarda a recuperação dos dados de residência, o número destes permanece por enquanto em 3.237. Embora estes também incluam centros médicos para, entre outros, pessoas com deficiência, o Diretor Geral de Saúde, Jérôme Salomon, reconheceu que “a grande maioria” das mortes ocorreu em casas de repouso. O número total de casos confirmados de coronavírus na França já é 82.048.

Os franceses terão que ficar em casa depois de 15 de abril. O Elysée confirmou nesta quarta-feira que o confinamento será mais uma vez prolongado (inicialmente foi decretado até 31 de março e, depois, prorrogado por mais duas semanas), sem especificar, no entanto, quanto tempo durará. A resposta virá do presidente Emmanuel Macron, que finalmente fará um discurso na próxima segunda-feira, e não amanhã, como foi originalmente dito.

Novo recorde diário de mortes no Reino Unido

Pelo segundo dia seguido, o Reino Unido registrou o recorde diário de mortes pela Covid-19 com 938 falecidos nas últimas 24 horas. Os dados do Ministério da Saúde britânico apontam 7.097 mortos e 232.708 infectados desde o início da pandemia.

Mortes seguem diminuindo na Itália

O levantamento diário do Governo italiano contabilizou 542 mortos hoje, 62 a menos que ontem. Entretanto, o número de contágios aumentou: 3.836 nas últimas 24 horas. O número total de falecidos é de 17.669 e o de infectados está em 139.422.

Por que a Espanha tem a maior taxa de mortalidade pelo coronavírus do planeta?

Dois trabalhadores levam um caixão no cemitério de La Almudena, em Madri, em março.

O envelhecimento da população e o forte impacto nas casas de repouso são as principais causas da incidência mortal do coronavírus, segundo os especialistas

A Espanha começou na segunda-feira a quarta semana de isolamento como o país que tem mais morte por coronavírus em relação à população. Com 13.055 mortos, 28 para cada 100.000 habitantes, já ultrapassou a Itália e se esforça em buscar nos bons indicadores que o sistema começa a oferecer um apoio para sair da pior crise sanitária do último século, como qualificou o ministro da Saúde, Salvador Illa.

A tendência observada há uma semana no setor de emergências, com uma queda do número de pacientes que buscavam esses serviços, se consolidou. Essa boa notícia foi seguida por uma queda do número de internações, o que, por sua vez, diminuiu um pouco a pressão sobre as unidades de terapia intensiva (UTIs). Os 637 mortos da contagem do Ministério da Saúde na segunda-feira são o menor número diário desde 24 de março, embora o fato de os dados serem de uma segunda-feira obrigue que o número seja encarado com cautela devido à subnotificação observada em outros fins de semana (o Ministério da Saúde divulgou na segunda-feira as informações enviadas pelas comunidades autônomas na noite de domingo).

O “envelhecimento precoce da população” com uma alta proporção de patologias crônicas, e o impacto do vírus nas casas de repouso, são algumas das razões que podem explicar o alto número de mortos na Espanha em comparação com outros países, diz Pere Godoy, presidente da Sociedade Espanhola de Epidemiologia: “Também influencia a forma como a causa da morte é determinada, se pelo vírus ou por doenças de base sofridas pelo paciente, o que não está sendo feito de forma homogênea em todos os países e isso prejudica as comparações”, acrescenta.

Número de mortes na Espanha caiu por quatro dias, mas a situação voltou a piorar e há dois dias de altas — Foto: Emilio Morenatti/AP

Número de mortes na Espanha caiu por quatro dias, mas a situação voltou a piorar e há dois dias de altas — Foto: Emilio Morenatti/AP

O número de mortes diárias na Espanha devido ao novo coronavírus aumentou pelo segundo dia nesta quarta-feira, com 757 registros nas últimas 24 horas, embora o ritmo tenha se reduzido um pouco, informou o Ministério da Saúde.

O total de mortes causadas pelo Covid-19 nos país subiu para 14.555 nesta quarta-feira, apontou o ministério. A porcentagem total de mortos por dia foi de 5,5%, ante os 5,7% do dia anterior, quando 743 pessoas morreram.

O número de casos confirmados na Espanha subiu para 146.690, ante os 140.510 de terça-feira, acrescentou.

SP registra mais de mil casos de coronavírus em 24h e chega ao total de 428 mortes e 6.708 confirmações

Profissional realiza teste do coronavírus — Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura

Profissional realiza teste do coronavírus — Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura

Essa é a primeira vez que São Paulo registra mais de mil pessoas com a doença no intervalo de apenas 24 horas.

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (8) que o estado de São Paulo chegou a 428 mortes por coronavírus. São 57 mortes a mais que oregistrado no boletim divulgado nesta terça (7), o que representa aumento de 15% em 24 horas.

Os casos confirmados da doença no estado chegaram a 6.708 pessoas, 1.026 a mais que o registrado no dia anterior, que foi de 5.682.

Na comparação com os números de terça-feira (7), o aumento do número de casos confirmados foi de 18%. Essa é a primeira vez que São Paulo registra mais de mil pessoas com a doença no intervalo de apenas 24 horas.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, já são 136 municípios do estado com pelo menos um caso confirmado da doença. Entre o total de óbitos, 249 são homens e 179 mulheres. As mortes continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 68,1% do total.

Na tarde desta quara-feira (8), o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, confirmou que existe subnotificação de casos leves de coronavírus em São Paulo. Conforme o G1 antecipou os pacientes que não ficam internados nas unidades de saúde não são contabilizados no balanço diário da Covid-19 divulgado pela secretaria.

Ampliação da quarentena

O governo de São Paulo ampliou a quarentena no estado a partir desta quarta feria ( 8 ) até o dia 22 de abril. A medida segue sem flexibilizações, e foi tomada para conter o avanço do coronavírus no estado. A determinação será publicada no Diário Oficial desta terça-feira (7).

A determinação seguirá como a anterior, com o fechamento do comércio e mantendo apenas os serviços essenciais.

Bauru chega a 227 casos suspeitos de coronavírus e mais dois casos confirmados na cidade, somando agora 9 casos.

A Secretaria de Saúde de Bauru totaliza agora 227 casos suspeitos do novo coronavírus, segundo boletim emitido no final da tarde desta quarta-feira (8). Foram descartadas 38 suspeitas. Bauru registra nove ocorrências concretas da doença, duas novas confirmadas nesta quarta. 

Na terça-feira (7), 7 casos da doença foram registrados na cidade. Como medida, o prefeito anunciou o bloqueio de praças de lazer e da avenida Getúlio Vargas.

A primeira morte registrada na cidade trata-se de um homem de 79 anos que apresentou todos os sintomas da doença no dia 24 de março. De acordo com o boletim, ele era portador de hipertensão arterial sistêmica e morreu na quinta-feira (1).

No sábado (4), o poder público confirmou a primeira morte pelo novo coronavírus no município. A vítima, um homem de 79 anos, estava internada em um hospital particular da cidade. Hipertenso, o paciente começou a apresentar os sintomas, como tosse, dor de garganta e falta de ar, no último dia 24. Ele faleceu em 1 de abril, mas o resultado do exame só foi divulgado no final da tarde de ontem, por um laboratório particular credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Assis confirma a primeira morte por coronavírus na cidade

A prefeitura de Assis confirmou nesta quarta-feira (8) a primeira morte por coronavírus na cidade. O caso ainda não foi contabilizado pela Secretaria Estadual.

De acordo com a secretaria, trata-se de uma idosa de 82 anos que morreu no Hospital Regional de Assis no dia 31 de março. Ela tinha comorbidades e foi internada após voltar de uma viagem para São Paulo. O resultado do exame foi emitido pelo Instituto Adolfo Lutz.

O primeiro caso na cidade foi confirmado no dia 3 de abril, trata-se uma mulher de 53 anos que optou pelo tratamento em São Paulo.

Já o segundo caso foi confirmado em um jovem de 22 anos na terça feira (7). Ele histórico de viagem a São Paulo e todos permanecem bem e em quarentena.

Com isso, até o dia 8 de abril, a cidade passa a ter três casos confirmados ( sendo um óbito), e 23 casos suspeitos.

Botucatu registra 23 casos positivos de coronavírus e uma morte

Botucatu registra 23 casos positivos de coronavírus e uma morte — Foto: Fiocruz/ BBC

Cidade tem o maior número de registros positivos no centro-oeste paulista.

A Prefeitura de Botucatu divulgou nesta quarta-feira (8) que subiu para 23 o número de casos confirmados de coronavírus na cidade.

Na terça feira (7), a cidade registrava 16 casos, aumentando 7 casos em 24h, o maior número de registros positivos do Centro-Oeste Paulista.

Os novos casos ainda não foram contabilizado pela Secretaria Estadual e pelo Ministério da Saúde. O perfil das pessoas também não foram divulgados.

A primeira morte foi registrada na segunda feira (6) em um homem de 70 anos. Ele estava internado há cerca de 10 dias no Hospital das Clínicas e o resultado positivo do seu teste saiu no final de semana.

Ainda entre os casos positivos, cinco estão em um hospital particular da cidade e outros cincos são profissionais da saúde, mas o secretário não especificou se estão internados ou isolamento social.

Com isso, até o dia 8 de abril, a cidade tem 23 casos confirmados, sendo um óbito, e 21 casos suspeitos.

Contrariando as previsões Prefeitura de Marília divulga situação estabilizada

Ao contrário da situação em outros municípios e regiões a Prefeitura de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, informa em seu novo boletim de numero 33, uma situação estabilizada nos casos suspeitos de Coronavírus na cidade. Vamos aos números divulgados pela assessoria;

69 casos suspeitos (aguardando resultados)

14 internados

35 descartados

3 casos confirmados

3 óbitos em investigação

1 óbito confirmado

O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA mais uma vez vem a publico esclarecer que, o conteúdo de sua informações nada tem a ver com as discussões políticas em torno da situação. Nosso Jornalismo se orgulha de apresentar matérias sem vínculos comerciais ou políticos, onde, nosso principal objetivo é a informação correta.

Apesar da situação preocupante, nosso dever é transmitir aos nossos leitores a situação real e verdadeiro com os dados coletados das melhores agências de noticias do Brasil e do mundo. Buscamos contactar sites confiáveis e de credibilidade e, um contato permanente com as assessorias de imprensa dos municípios a serem destacados.

O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA, preza pela noticia fidedigna, combate o fake news e mantém a tradição de levar a informação de ponto a ponto para aqueles que estão a nos prestigiar. Este é o NOSSO JORNAL.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.