Agora é oficial, o juiz eleitoral Luis César Bertoncini mandou, no final da tarde de ontem, quarta-feira (11), anotar a suspensão de inscrição de eleitor de Abelardo Camarinha (Podemos) no caderno de votação de sua seção, localizada na zona Sul de Marília, ou seja, em outras palavras, ele está até impedido de votar.

O local de votação de Camarinha fica na Escola Estadual Professora Sylvia Ribeiro de Carvalho, localizada na rua Nair Rosilho Gutierrez, número 345, no Nova Marília. No domingo, quando acontece a eleição municipal, cada eleitor será recebido em sua seção eleitoral por um mesário, que identifica seu nome no caderno de votação, colhe a assinatura e autoriza o voto. Com a anotação no caderno de votação que será enviado à seção de Camarinha – a 131, da Zona Eleitoral número 70 – ele será impedido de se dirigir até a urna eletrônica, caso compareça.

Entendendo o imbróglio

O despacho que sentencia o impedimento de votar foi reconhecido pelo Juiz eleitoral, Drº Luiz Bertoncini após trânsito em julgado de um processo de improbidade administrativa contra Camarinha (Podemos), que resultou na perda de direitos políticos por cinco anos.

No entanto, é bom esclarecer que, apesar de não poder votar, o candidato a prefeito de Marília foi autorizado a continuar com sua campanha, porém sem os carros de som, e terá seu nome nas urnas, mas os votos recebidos por ele devem ser anulados com a confirmação do indeferimento da candidatura.

Erro estratégico ou uma aposta arriscada nos eleitores ?

ÉRAMOS DEZ

Mesmo sendo reconhecido como um dos maiores estrategistas políticos do estado, entendidos no assunto comentam que, Abelardo Camarinha pode ter cometido um erro estratégico ou se arriscado demais apostando em um segundo processo eleitoral, caso o resultado das urnas lhe favoreça.

Pela lei eleitoral em vigor, o mesmo teria até o último dia 26 de outubro para optar pela troca da candidatura majoritária e apresentar alguém que lhe substituísse em razão da pendências jurídicas. Segundo pessoas próximas, a pessoa escolhida seria a sua esposa Fabiana Camarinha, que está participando ativamente da campanha com discursos nunca antes realizados e inclusive com a implantação de um blog para divulgação.

Apostando na sorte, Abelardo Camarinha que já foi prefeito de Marília por três mandatos, optou por continuar juntamente com o seu vice, Paulo Alves ( PP ), porém, com a decisão da TSE ( Tribunal Superior Eleitoral) que saiu após a data limite, ficou impossível realizar a troca e com isso, a única alternativa, segundo os estudiosos no assunto, é apostar em 50% mais um de votos nulos para que com isso, venha a provocar uma nova eleição na cidade, pelo entendimento de sua assessoria jurídica.

Por um outro lado, a situação, que tem a frente o atual prefeito Daniel Alonso, através de sua assessoria, garante que, nesse caso, vence o segundo colocado e não existe a possibilidade de um novo processo eleitoral. Fato é que, a eleição de 2020 na capital nacional do alimento, pode se tornar indigesta e, terminar em disputa nos tribunais. Resta aguardar as cenas dos próximos capítulos.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.