Enquanto os usuários do transporte coletivo de Marília sofrem com a falta de ônibus e as aglomerações, outras cidades procuram proporcionar uma melhor qualidade de vida para quem depende dos ônibus para se deslocar até o trabalho.

Foi o que ocorreu na Prefeitura de Jundiaí, que por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), apresentou 20 ônibus equipados com ar-condicionado na manhã do último sábado (13), no estacionamento do Paço Municipal.

Os veículos seminovos foram adquiridos pelas concessionárias e entraram em operação gradualmente, desde de ontem, feriadão de segunda-feira (15). O investimento faz parte das ações do Programa Mobilidade Total para a melhoria do transporte público na cidade, com o objetivo de dar um serviço de mais qualidade e conforto para o usuário.

Além dos 20 veículos incorporados à frota, retornam à circulação mais quatro ônibus articulados que estavam fora de operação desde o início da pandemia. Eles vão operar na nova linha 943, que fará a ligação expressa entre o Terminal Eloy Chaves e o Terminal Central.

Os 20 ônibus são seminovos e foram fabricados em 2019, de modelo 2020. Segundo a prefeitura, em nota, todos receberam revitalização e contam com acessibilidade para pessoas com deficiência. A frota de ônibus de Jundiaí tem, em média, cinco anos e dois meses.

Os coletivos começam a operar a partir de segunda-feira, 15 de novembro de 2021, e já têm preparação pagamento de tarifa com cartão de crédito e débito.

“Os veículos que chegam para compor a frota trazem mais qualidade para o usuário, que já conta com tecnologia embarcada para o pagamento de suas passagens com cartão de crédito ou débito e quatro câmeras de segurança instaladas em cada veículo”, declarou em nota, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

“Jundiaí tem lutado para incluir o transporte público na agenda do governo federal, pois é preciso olhar para essa política pública de maneira coordenada – governos federal, estaduais e municipais, pois são milhares de pessoas, todos os dias que se utilizam desses serviços para se deslocar no dia a dia. A Prefeitura de Jundiaí  banca um volume significativo de recursos para pagar o subsídio para o transporte público funcionar e o passageiro pagar uma passagem mais barata. Mas se o governo federal isentar de impostos federais, que são os mais pesados, o óleo diesel, pneus e outros insumos, o preço da passagem pode ser reduzido para o usuário, por exemplo. Estamos trabalhando para melhorar esses serviços em Jundiaí, com maior previsibilidade de tempo para o passageiro fazer sua viagem, conforto e segurança.”

O gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, recorda que a nova linha 943 integra um teste já alinhado às propostas do Plano de Mobilidade Urbana.

“Com o plano, poderemos pensar em alternativas para fluxo de veículos e em investimentos para a abertura de mais ciclovias e na abertura de mais espaços e estímulos à caminhabilidade, além de outros benefícios”, explicou.

“A longo deste ano, a UGMT também fez a revitalização da cobertura de todos os terminais urbanos de Jundiaí.”

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