Para dar agilidade ao Plano Nacional de Imunização, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse à Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que, a partir de próxima remessa de 4,7 milhões de doses de vacina contra Covid-19, em 23 de fevereiro, “a imunização será de 4,7 milhões de brasileiros”, e não mais da metade, como acontecia até agora, por causa do medo da não produção das doses de retorno.

De acordo com a FNP, a pasta, agora, tem garantia da produção de doses. Os prefeitos também pediram a Pazuello a inclusão de profissionais de ensino no PNI. O ministro afirmou, segundo a Frente de Prefeitos, que fará uma adaptação ao plano “o mais rápido possível, muito, provavelmente, até março”.

As alterações não devem ser apenas na estratégia de vacinação, já que as mudanças também serão sentidas nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), disseram os prefeitos.

Pazuello também teria dito aos dirigentes que “todos os leitos necessários, habilitados e usados serão pagos” e que “ninguém vai ficar com leito sem poder usar e sem receber pelo uso”.

O ministro da Saúde está reunido com a FNP desde as 10h desta sexta-feira (19), por videoconferência. O encontro foi solicitado na terça-feira (16), quando os prefeitos reclamaram da postura do ministro e pediram reuniões mais frequentes, além de informações mais claras.

Procurado, o Ministério da Saúde informou que se manifestará após a reunião.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.