Pesquisadores e Cientistas da Universidade de Stanford e da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos Estados Unidos, criaram uma vacina em formato de adesivo, impressa em 3D, que demonstrou oferecer maior proteção que a vacina aplicada por meio de injeção. Eles desenvolveram a forma autoaplicável e mais eficaz do que as vacinas convencionais (intramusculares).

O Imunizante, criado a partir de impressão 3D, promete tornar a vacinação em massa mais acessível. A inovação é composta por microagulhas impressas em 3D alinhadas em um adesivo de polímero e apenas o tempo suficiente para alcançar a pele para aplicar a vacina.

A pesquisa foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences e mostra resultados que atestam uma resposta imune da “vacina adesiva” 50 vezes maior do que a vacina administrada sob a pele, e 10 vezes maior do que a vacina aplicada com seringas, no braço.

Como a vacina em adesivo funciona

O adesivo é um polímero  composto por microagulhas alinhadas e de tamanho suficiente para alcançar a pele e introduzir o imunizante.

TECNOLOGIA - Cientistas desenvolvem injeção que possui adesivo no lugar da  agulha | Jornal Agora


O adesivo é quadrado e possui 1 cm de lado. Para realizar a aplicação, deve ser pressionado na pele por dois segundos. Depois disso, ele fica colado por 24h.

Dentre os benefícios, estão a diminuição do sofrimento de quem tem medo de agulha, menor quantidade de lixo infectante após a aplicação de vacinas e facilidade logística de armazenamento de imunizantes.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA GLOBO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.