Conhecidos como uma ferramenta de uso restrito por serem considerados importunos, os SMS Classe 0 (aqueles utilizados em casos de emergência e alertas de autoridades) estão sendo enviados por criminosos na tentativa de aplicar golpes no Brasil. Segundo a Kaspersky, o recurso normalmente usado por operadoras de telefonia está sendo aplicado para avisar sobre bloqueios falsos de contas bancárias.

O que torna as mensagens intrusivas é o fato de elas ocuparem a tela inteira do celular, tal qual acontece com os velhos pop-ups de internet. Os textos acompanham a opção de serem descartados automaticamente ao serem fechadas; e normalmente estão associados a alertas de tempestades e catástrofes naturais.

Segundo Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, apesar de as mensagens enviadas pelos criminosos poderem ser visualizadas, pessoas não conseguem clicar no link malicioso enviado. “Por isso, estamos investigando qual o objetivo dos cibercriminosos com este tipo de ação”, afirmou, reiterando que as soluções de segurança da companhia bloqueiam automaticamente links do tipo.

Como se proteger do golpe?

A Kasperky oferece algumas dicas para se proteger da ação dos criminosos:

  • Antes de clicar em qualquer link ou fazer alguma atividade, entre em contato com os canais de atendimento oficiais de seu banco;
  • Não clique em links que levam a endereços suspeitos;
  • Confira sempre o endereço de e-mail do remetente para verificar se ele é legítimo;
  • Não coloque informações pessoais ou realize pagamentos em páginas que parecem inseguras;
  • Use soluções de segurança de qualidade comprovada e certifique-se de mantê-las atualizadas.

Esta não é a primeira vez que golpes de phishing envolvendo SMS são registrados no Brasil: no início de 2021, mensagens com grafias alteradas foram usadas para burlar filtros de operadoras e praticar golpes. No caso das ações envolvendo o SMS 0, quem possui aparelhos com o iOS 15 instalado possuem uma vantagem de segurança, visto que a Apple desligou por padrão o recebimento de mensagens do tipo para melhorar a experiência de uso de seus consumidores.

Gostou dessa matéria?
Inscreva-se em nosso mailing de noticiais no grupo do WhatsApp do jornal do Ônibus de Marília para receber atualizações diárias com as últimas notícias de Marília e do mundo . Adicione (14 ) 99600-6375

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.